Como a Wikipédia foi atualizada segundos após a morte da rainha Elizabeth II

Atualização sobre Elizabeth II ocorreu quinze minutos após o anúncio de seu falecimento; imagens e dados foram discutidos durante o processo

Ricardo Syozi
Por

Poucos minutos depois do anúncio do falecimento da rainha Elizabeth II, já era possível conferir as informações diretamente pela página da Wikipédia da monarca. A velocidade na atualização foi feita pelas mãos de inúmeros voluntários, interessados em garantir a veracidade de cada dado. Isso representa muitas curiosidades e bastidores de algo que está presente na internet há muito tempo, mas que às vezes deixamos passar batido.

Com o objetivo de ser os primeiros nomes a realizar a atualização na Wikipédia e repassar as informações da forma mais correta possível, usuários e editores do site não perderam tempo na página de Elizabeth II. Os bastidores da operação foram comentados pelo perfil Depths of Wikipedia no Twitter.

Por exemplo, às 17:31 UTC (tempo universal coordenado), as primeiras fontes explodiram com o anúncio do óbito de Elizabeth II. Logo depois, diversos conflitos de edição surgiram na Wikipédia, como é possível ver na imagem:

Tuíte sobre os conflitos de edição (Imagem: Reprodução / Twitter)
Tuíte sobre os conflitos de edição (Imagem: Reprodução / Twitter)

Antes mesmo da confirmação da morte da rainha, voluntários já discutiam sobre qual foto histórica seria a melhor opção para deixar na postagem. Quando o anúncio oficial pelo governo britânico ocorreu, a enciclopédia digital recebeu sua primeira edição em questão de minutos.

O editor conhecido como Sydwhunte fez o update em menos de sessenta segundos após o tuíte da família real. Nos 15 minutos seguintes, mais de 55 edições ocorreram no post, corrigindo tempos verbais e atualizando pontos como categorias e tags.

the FIRST editor to update her death was Sydwhunte, whose edit came in at 17:32 — seconds after the first sources broke the news. Sydwhunte now has bragging rights and a talk page full of fans https://en.wikipedia.org/wiki/User_talk:Sydwhunte…

@depthofwiki no Twitter

Em seguida, uma força-tarefa chamada de WikiProject London Bridge fez toda a divisão de artigos, os separando em tópicos para ajudar na leitura dos textos.

Além disso, um texto com o título de “Reações sobre a morte da rainha Elizabeth II” foi adicionado por outras pessoas. Por fim, a página da Wikipédia sobre Charles III foi editada cinco vezes enquanto os usuários aguardavam por seu título oficial.

Charles’ article changed titles five times while people waited for his official regnal name (it’s — surprise —Charles III). Charles, Prince of Wales –> Charles III –> Charles, King of the United Kingdom –> Charles III –> Charles, King of the United Kingdom –> Charles III

@depthofwiki no Twitter

Ressaltando: tudo isso em apenas 15 minutos após a confirmação do falecimento.

Voluntários movimentam toda a Wikipédia

Todo o trabalho de atualizações frequentes na enciclopédia digital é feito por voluntários. Pessoas que buscam entregar as informações sobre pessoas, empresas e produtos com grande velocidade e veracidade.

Outro ponto é que duas horas antes da confirmação da morte da rainha, um usuário chamado Thrilley havia criado um rascunho. Três minutos depois do tuíte da família real britânica, o editor correu para atualizar e mover o texto para o espaço de artigo publicado, que já é um dos principais da enciclopédia digital sobre o assunto.

A atualização é algo que deve ser feito com velocidade na Wikipédia (Imagem: Reprodução / Twitter)
A atualização é algo que deve ser feito com velocidade na Wikipédia (Imagem: Reprodução / Twitter)

Contudo, a disputa por entregar as notícias em primeira mão exige o bom e velho “sangue nos olhos”, pois além de ser ágil, o usuário não pode cometer muitos erros. Isso poderia fazê-lo ficar “mal visto” dentro da comunidade. Segundo as palavras do perfil depths of wikipedia, “tópicos de notícias não são amigáveis com iniciantes, eles são um banho de sangue”.

Com informações: Metro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados