TikTok está adicionando cartões da Wikipedia aos resultados das buscas

Rede social confirmou que assinou parceria com a Wikipedia; recurso está aparecendo apenas em alguns resultados e irá preocupar o Google

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok está incluindo cartão da Wikipedia no resultado das buscas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok e a Wikipedia firmaram uma parceria para “aprimorar” os resultados de buscas na rede social. Ao pesquisar alguns termos no TikTok, o usuário pode visualizar um “cartão” clicável da Wikipedia. No início do ano, a rede social anunciou uma parceria idêntica com o portal de cinema IMDB.

A confirmação do recurso veio do porta-voz do TikTok nos Estados Unidos, Zachary Kizer, em comunicado para o The Verge. Kizer explicou ainda que a funcionalidade foi lançada há alguns meses. No momento, parece que os cartões só aparecem no TikTok para iOS.

A parceria entre as duas companhias não foi divulgada em nenhum momento por nenhuma das partes — os cartões apenas foram surgindo até alguém notar que havia algo novo. Os snippets aparecem após rolar um pouco nas buscas e somente alguns termos (Taylor Swift, The New York Times e Thanksgiving, por exemplo) mostram o cartão da Wikipedia.

Parceria não deve ter relação com “fonte confiável”

O porta-voz do TikTok não chegou a informar qual o objetivo da parceria. A primeira ideia que vem à mente de todos é levar uma fonte “mais confiável” (Wikipedia tem seus defeitos, mas pode dar uma base através das referências dos artigos).

Afinal, o TikTok tem um “belo ciclo” de criadores que publicam informações falsas sobre algum assunto e são refutados por outros criadores especialistas em alguma área — é o ciclo sem fim da monetização. No entanto, o motivo pode ser incomodar o Google e ganhar mais com os seus resultados pagos.

Cartão com artigo da Wikipedia aparece no resultado das buscas do TikTok (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Cartão com artigo da Wikipedia aparece no resultado das buscas do TikTok (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O TikTok é usado por uma parte da Gen Z para buscas — mas em situações específicas. A rede social chinesa vem ganhando espaço com os jovens nas pesquisas de restaurantes, livros, filmes e tutoriais rápidos. Há um ano atrás, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, revelou que 40% do público jovem nos Estados Unidos pesquisa em apps de vídeos curtos.

Ao incluir um cartão que leva o usuário para a Wikipedia, o TikTok corta aquela que deve ser a etapa mais tradicional para acessar o site: pesquisar no Google. A tática da rede social é inteligente. O público dela já está usando a plataforma de um jeito inesperado, agora é pegar essa atenção e entregar mais resultados para os usuários.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados