Início /
Razão Social Google LLC
Fundação 4 setembro, 1998
Menlo Park, Califórnia
Fundadores
Website Oficial google.com

Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia e serviços do mundo, com o buscador mais popular da web, e provavelmente por ele que você chegou até esta página. A empresa foi criada em 1996 por Larry Page e Sergey Brin.

Inicialmente, o Google era um projeto de pesquisa de Page e Brin como estudantes de doutorado na Universidade de Stanford. Antes ele se chamava BackRub, porque olhava as referências (backlinks) entre os sites da web.

Na época, os mecanismos de busca mostravam os resultados de pesquisa pelo número de vezes que palavras-chave apareciam na página, e não pelo número de referências, metodologia introduzida pelo Google com o algoritmo PageRank.

Antes de registrar o domínio em 1997, eles decidiram mudar o nome para Google. O nome vem da palavra "googol", que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para simbolizar que o motor de busca agrega uma enorme quantidade de informação.

Para financiar a iniciativa, o Google começou a vender anúncios nas buscas a partir de 2000, e começou a se consolidar como uma gigante da propaganda.

Em 2004, surgiu o Gmail (abreviação de Google Mail) com a vantagem de ter 1 GB de armazenamento contra concorrentes que limitavam a caixa de entrada a 4 MB.

Dois anos depois, o Google comprou o YouTube, que hoje é um dos seus maiores produtos. Em 2005, a empresa também comprou o Android, sistema operacional móvel que hoje é o mais usado no mundo.

Com o tempo, o Google também passou a se consolidar como uma empresa de serviços, como o de armazenamento na nuvem Google Drive e seus derivados Docs, Sheets e Slides. Para empresas, a companhia também oferece o pacote G Suite.

Tanto no Android quanto na web, a empresa tem outros produtos muito populares, como o Google Tradutor, Mapas e Fotos, além de dispositivos físicos como o Google Home e a linha Pixel (derivada dos dispositivos Nexus).

Continue lendo »
Carregar mais posts