Início » Google
Razão Social Google LLC
Fundação 4 setembro, 1998
Menlo Park, Califórnia
Fundadores
Website Oficial google.com

Google

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia e serviços do mundo, com o buscador mais popular da web, e provavelmente por ele que você chegou até esta página. A empresa foi criada em 1996 por Larry Page e Sergey Brin.

Inicialmente, o Google era um projeto de pesquisa de Page e Brin como estudantes de doutorado na Universidade de Stanford. Antes ele se chamava BackRub, porque olhava as referências (backlinks) entre os sites da web.

Na época, os mecanismos de busca mostravam os resultados de pesquisa pelo número de vezes que palavras-chave apareciam na página, e não pelo número de referências, metodologia introduzida pelo Google com o algoritmo PageRank.

Antes de registrar o domínio em 1997, eles decidiram mudar o nome para Google. O nome vem da palavra "googol", que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para simbolizar que o motor de busca agrega uma enorme quantidade de informação.

Para financiar a iniciativa, o Google começou a vender anúncios nas buscas a partir de 2000, e começou a se consolidar como uma gigante da propaganda.

Em 2004, surgiu o Gmail (abreviação de Google Mail) com a vantagem de ter 1 GB de armazenamento contra concorrentes que limitavam a caixa de entrada a 4 MB.

Dois anos depois, o Google comprou o YouTube, que hoje é um dos seus maiores produtos. Em 2005, a empresa também comprou o Android, sistema operacional móvel que hoje é o mais usado no mundo.

Com o tempo, o Google também passou a se consolidar como uma empresa de serviços, como o de armazenamento na nuvem Google Drive e seus derivados Docs, Sheets e Slides. Para empresas, a companhia também oferece o pacote G Suite.

Tanto no Android quanto na web, a empresa tem outros produtos muito populares, como o Google Tradutor, Mapas e Fotos, além de dispositivos físicos como o Google Home e a linha Pixel (derivada dos dispositivos Nexus).

Continue lendo »

Google Meet agora permite mutar todos os microfones pelo iPhone

às 11h54 por

Os usuários do Google Meet para iOS (iPhone e iPad) poderão silenciar todos os participantes de uma chamadas de voz e vídeo com um único botão. Segundo o Google nesta quarta-feira (22), a opção está sendo liberada gradualmente ao aplicativo para o sistema da Apple. O recurso chegará ao app para Android em breve. Como mudar a câmera e o microfone do Google Meet

Google e Twitter são contra decisão do STF de bloquear perfis bolsonaristas

às 09h15 por

Na noite de terça-feira (21), Twitter e Google afirmaram que a decisão judicial despachada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para suspender contas de bolsonaristas envolvidos nas manifestações do 7 de setembro configuram como "censura prévia" e são desproporcionais. Vazamento expõe mais de 400 milhões de dados pessoais, CNPJs e placas

Ausência de recurso no Gmail pode facilitar crimes após vazamentos de dados

às 18h20 por

A ausência de um recurso de segurança em contas corporativas do Gmail pode facilitar a ação de criminosos. O cenário foi notado por um caçador de bugs brasileiro: o encaminhamento automático de e-mails não gera avisos em contas com domínio próprio, diferentemente do que acontece em contas com o @gmail.com. Essa forma de "clonar" a conta do Gmail é potencialmente perigosa quando somada a vazamentos de dados, cada vez mais comuns no Brasil.

Chrome 94 traz recurso polêmico criticado por Mozilla e Apple

às 12h21 por

Novas versões do navegador do Google geralmente trazem novidades bem sutis: uma ferramenta aqui, uma mudança de configuração ali. O Chrome 94, porém, promete dar um pouco mais o que falar. O navegador vem agora com uma API que serve para detectar quando o usuário está ocioso. O recurso gerou críticas: a Mozilla, por exemplo, entende que isso pode pôr em risco a privacidade do usuário e facilitar a vigilância.

Apps do Google ganham suporte ao modo Foco do iOS 15

às 11h10 por

Os apps do Google foram atualizados para torná-los compatíveis com o iOS 15, lançado pela Apple nesta segunda-feira (20). Entre as novidades, está o suporte ao modo Foco do iPhone e iPad, para que o Gmail, Maps e outros aplicativos entreguem apenas notificações urgentes. As mudanças serão liberadas ao longo das próximas semanas.

Google Meet vai clarear a imagem da sua câmera em lugares escuros

às 09h08 por

O Google Meet ganhou um novo recurso que promete melhorar a visibilidade em chamadas de vídeo caso o usuário esteja em um lugar com pouca luz. Anunciada pelo Google nesta segunda-feira (20), a nova ferramenta para a versão web da plataforma ajusta o brilho das imagens capturadas pela câmera automaticamente. A função começou a ser liberada junto aos filtros de busca do Gmail para Android.

Mozilla testa troca de Google por Bing como buscador padrão no Firefox

às 19h08 por

A Mozilla começou a testar silenciosamente a troca do Google pelo Microsoft Bing como buscador padrão do Firefox. O experimento, implementado no início de setembro, está em curso para 1% dos usuários de desktop, e a empresa não entrou em detalhes sobre os motivos do estudo. Atualmente, a Mozilla tem um contrato com o Google para manter seu mecanismo de buscas como padrão, com prazo para até 2023.

Como funciona o YouTube Kids [Guia para iniciantes]

às 11h00 por

O YouTube Kids é a versão “filtrada” do YouTube — criada para entregar uma experiência adequada às crianças. Ou seja, é um aplicativo à parte que oferece interface simplificada e divertida, conteúdo de acordo com a faixa etária e recursos de segurança e controle parental. Dessa forma, os pais podem monitorar o que os filhos estão assistindo. Veja, neste guia para iniciantes, alguns destaques sobre o aplicativo.

Google leva visual Material You à calculadora e relógio do Android

às 10h17 por

O Android 12 possui uma nova interface, conhecida como Material You. Para manter a padronização, o Google atualizou os seus aplicativos de calculadora e relógio para Android com o novo visual do sistema, que agrega elementos arredondados e mais cores. As novidades dos apps foram reveladas ao público nesta quarta-feira (8). Como atualizar aplicativos [Android e iPhone]

Google Drive libera acesso offline a documentos do Office e PDF pela web

às 11h54 por

Os usuários do Google Drive poderão abrir seus arquivos guardados na nuvem sem depender de conexão com a internet através do navegador. O Google anunciou, na semana passada, o lançamento do recurso para disponibilizar documentos do Office, imagens, PDFs e afins offline pela web. A novidade já está sendo liberada a todos. Como compartilhar uma pasta no Google Drive

Google impõe novas regras para melhorar qualidade de apps do Wear OS

às 21h50 por

O Wear OS 3 já é realidade. A nova versão do sistema operacional é uma grande aposta do Google para tentar, enfim, emplacar nos smartwatches. Mas, como nenhum dispositivo faz sucesso sem ter bons apps, a empresa liberou uma atualização em suas diretrizes para desenvolvedores. Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic com Wear OS são revelados pela Samsung

Chrome 93 traz acesso rápido a Google Docs e melhoria em grupos de abas

às 12h19 por

O Google começou a liberar, nesta terça-feira (31), o Google Chrome 93. A atualização chega aos usuários com uma ferramenta que garante acesso rápido a documentos do Google Drive e um botão para reabrir grupos de abas. Além disso, a nova versão possui melhorias de desempenho e segurança. O update está disponível para dispositivos móveis com Android e iOS e computadores com Linux, macOS e Windows.

Google Agenda mostrará quanto tempo você passa em reunião a cada dia

às 14h27 por

O Google Agenda terá um novo painel para ajudar a controlar o tempo. O Google apresentou, nesta segunda-feira (30), um recurso para que o usuário saiba a frequência e quanto tempo ele passa em reuniões com colegas de trabalho. A ferramenta estará disponível a partir de setembro às contas que façam parte do Google Workspace. Como compartilhar uma agenda do Google

Como criar um formulário no Google Forms pelo celular

às 20h32 por

É possível criar um formulário, no Google Forms, pelo smartphone. O aplicativo do Google pode ser usado para fins profissionais ou de estudo. Ou seja, de forma rápida, você pode elaborar uma pesquisa de opinião, gerenciar inscrições em eventos ou coletar dados para um trabalho de conclusão de curso, por exemplo. Como colocar um recuo de parágrafo no Google Docs

Como usar o Google Trends [Guia para iniciantes]

às 16h29 por

O Google Trends é uma ótima ferramenta para quem deseja saber quais os assuntos mais buscados no Google. Há diversos recursos que podem ajudar a descobrir se um tema específico está em alta, algo importante para sites e produtores de conteúdo, por exemplo. Abaixo, vou te mostrar como usar o Google Trends. Como usar a lista de leitura do Google Chrome

Google Sheets vai ganhar sugestões para fórmulas em planilhas

às 07h55 por

O Google Sheet (Planilhas) recebeu uma nova função que sugere fórmulas aos usuários com base nos dados do documento. Anunciado pelo Google nesta quarta-feira (25), o recurso visa facilitar a construção de planilhas ao indicar funções para somar, subtrair, entre outras operações, depois de digitar "=" em uma célula. A novidade está sendo liberada gradualmente a todos os usuários da plataforma. Como usar o

Google e Microsoft vão investir US$ 30 bilhões na cibersegurança dos EUA

às 13h29 por

A Microsoft, Google e outras gigantes da tecnologia se encontraram com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, nesta última quarta-feira (25) para discutir sobre a segurança cibernética no país. A iniciativa resultou em propostas bilionárias por parte das duas companhias, somando um total de US$ 30 bilhões prometidos para investimentos no setor durante os próximos cinco anos. Exclusi

Como usar coordenadas no Google Earth

às 15h27 por

O Google Earth oferece algumas ferramentas de pesquisa para ajudar a encontrar locais espalhados pela Terra. O método mais simples consiste em digitar o nome do local desejado, mas também é possível usar coordenadas geográficas para localizar um ponto específico. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso em poucos minutos. Como acessar o modo subaquático do Google Earth

Google vai ajustar notas da Play Store usando seu local e tipo de dispositivo

às 19h34 por

A partir de novembro de 2021, as notas de aplicativos na Google Play Store vão variar de acordo com a região do usuário. Com a atualização ao sistema de avaliações do marketplace de apps virtual, cada um vai ver pontuações diferentes que mudam conforme a localização pessoal. Em 2022, o Google vai estender essa mudança ao hardware: donos de celular, tablet, Chromebook, ou smartwatches vão ter apps com notas diferentes entre aparelhos.

Google Meet vai avisar se você estiver causando eco na chamada de vídeo

às 10h00 por

Manter a qualidade do áudio em chamadas de voz e vídeo no Google Meet nem sempre é uma tarefa simples. Em alguns casos, as ligações podem ser afetadas por ecos, que é quando o sistema realimenta o som da conferência. Mas o Google quer evitar estes episódios com uma nova função que vai avisar quando o ruído acontecer. Como testar a webcam e microfone no Google Meet

Integração do Gmail com Google Chat chega a mais pessoas na web e nos apps

às 10h32 por

O Gmail possui opções que permitem utilizar as ferramentas do Google Chat pelo serviço de e-mail desde o ano passado. Agora, a integração entre ambos começou a ser liberada para mais usuários nesta semana. A novidade está disponível tanto nos aplicativos para Android e iOS quanto na versão web do serviço de e-mail do Google. Como usar duas ou mais assinaturas no m

Google Agenda permite avisar quando você está no escritório ou home office

às 14h08 por

O Google apresentou, nesta quarta-feira (18), um novo recurso do Google Agenda para melhorar o planejamento de empresas em home office. A plataforma vai receber uma opção para que os funcionários possam avisar à equipe se vão trabalhar no escritório ou remotamente. A novidade chegará aos usuários elegíveis a partir deste mês. Como compartilhar uma agenda do Google

Google Pixel 6 será vendido sem carregador na caixa

às 09h11 por

O Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro serão os próximos celulares a não trazer o carregador na caixa. Seguindo os passos do iPhone e alguns smartphones da Samsung, os novos telefones do Google deixarão de ser acompanhados pelo adaptador de tomada. As informações foram reveladas pelo The Verge nesta terça-feira (17). Por que a Apple não vende mais o iP

Google terá relatório de transparência para anunciantes nas Eleições 2022

às 17h59 por

O Google Brasil deve lançar um relatório de transparência de anunciantes até as eleições presidenciais de 2022. A informação foi revelada nesta terça-feira (17) por Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais da empresa, em audiência pública do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o chamado Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/20).

Como usar a lista de leitura do Google Chrome

às 16h11 por

O Chrome tem uma ferramenta interessante para quem gosta de ler. O navegador do Google entrega uma função chamada "lista de leitura", que permite salvar artigos que você considera importantes para lê-los quando tiver tempo e com tranquilidade. Abaixo, vou te mostrar como usar a lista de leitura do Google Chrome. Como usar o grupo de abas do Google Chrome

Android 12: os novos recursos e os celulares com atualização garantida

às 20h41 por

O Android 12 está em fase beta, mas já atingiu um status mais próximo da estabilidade com o Android 12 Beta 4, no dia 11 de agosto. O lançamento de sua versão final deve acontecer entre setembro e outubro de 2021. O sucessor do Android 11 traz novidades em design, com a adoção do Material You, e também foca em recursos de privacidade. A atualização deve chegar para smartphones recentes da Samsung, Motorola, Xiaomi e outras fabricantes, com maior frequência esperada para a partir de

YouTube suspende senador americano que criticou máscaras contra COVID-19

às 15h57 por

O senador republicano Rand Paul, de Nova York, foi suspenso do YouTube por um vídeo em que criticava máscaras usadas para prevenir a infecção pela COVID-19. Paul afirmou na gravação que a maioria das máscaras “não funciona” contra o Sars-CoV-2. Segundo diretrizes da plataforma do Google, a fala viola a política de “Política de informações médicas incorretas relacionadas à COVID-19”. Facebook remove russos que pagaram YouTuber do Brasil por víde

Google Meet vai perder suporte a Internet Explorer 11 ainda este mês

às 14h54 por

O Google Meet não funcionará mais no Internet Explorer 11. O Google anunciou, nesta segunda-feira (9), que a ferramenta não terá mais suporte ao navegador da Microsoft a partir da semana que vem. A alteração na plataforma de videoconferências acontece meses depois que o Workspace perdeu a compatibilidade com o browser. Como mudar a câmera e o microfone do Google Meet

Elon Musk minimizou COVID-19; agora, fábrica da Tesla exige uso de máscara

às 16h43 por

Na contramão de medidas sanitárias para conter o avanço da COVID-19, em maio de 2020, quando não havia vacina contra o novo coronavírus, o CEO da Tesla, Elon Musk, reativou o funcionamento de sua fábrica em Fremont, na Califórnia. Agora, um ano e três meses depois, a fábrica de baterias da montadora, em Reno, no estado vizinho de Nevada, passou a exigir o uso obrigatório de máscaras para o trabalho presencial, inclusive entre funcionários vacinados. WhatsApp

Como colocar bordas em um documento no Google Docs

às 15h19 por

O Google Docs entrega diversas ferramentas de texto bem interessantes. No entanto, o editor ainda não tem um recurso nativo que permita adicionar bordas em um documento. Felizmente, há maneiras alternativas de fazer isso. Abaixo, vou te mostrar como colocar bordas em um documento no Google Docs para destacá-lo na página. Como colocar um recuo de parágrafo no Google Docs

Como colocar um recuo de parágrafo no Google Docs

às 17h17 por

O trabalho de conclusão de curso (TCC), normalmente, deve seguir as regras de formatação da ABNT. No decorrer do seu texto, os parágrafos devem seguir algumas especificações de alinhamento, espaçamento e recuo. Saiba como colocar o recuo de parágrafos no Google Docs. Veja, também, como formatar o alinhamento e o espaçamento da forma correta. Como colocar uma página em modo paisagem no Google Docs

Como colocar uma página em modo paisagem no Google Docs

às 14h48 por

É possível colocar a página em modo paisagem no Google Docs. A seção de configurações da ferramenta online também permite que o usuário mude a orientação de apenas uma parte selecionada do arquivo. Com isso, as apresentações que contêm tabelas, imagens e gráficos não são prejudicadas. Veja, no passo a passo, como mudar a orientação da página inteira ou de apenas partes específicas do arquivo. Como fazer um fluxograma no Google Docs

Carregar mais posts