Você pode apagar a Conta do Google ao acessar a área “Dados e Privacidade” nas configurações da sua conta. Depois, é necessário escolher a opção “Excluir sua Conta do Google” para iniciar o processo de exclusão.

É recomendado fazer backup dos seus dados antes de deletar a conta Google. Assim, você consegue guardar informações importantes, como e-mails, documentos e fotos salvas em serviços do Google vinculados a conta que será excluída.

Vale dizer que excluir sua conta Google não é a mesma coisa que removê-la de um dispositivo. Além disso, uma alternativa mais branda do que a exclusão é apagar contas de serviços do Google, como o Gmail, Drive e o YouTube.

A seguir, confira o passo a passo para excluir a sua conta Google de forma definitiva e tire suas dúvidas sobre esse processo.

1. Acesse “Dados e Privacidade” da sua Conta do Google

Abra o navegador do seu celular ou PC e acesse myaccount.google.com/data-and-privacy. Se necessário, faça login na Conta do Google que você excluirá definitivamente.

Captura de tela do site Google Conta mostra a página "Dados e privacidade"
Tela “Dados e privacidade” do site Google Conta (Imagem: Reprodução/Google)

2. Toque em “Excluir sua Conta do Google”

Após o login, desça a página do menu “Dados e Privacidade” até encontrar a seção “Mais Opções”. Em seguida, toque em “Excluir sua Conta do Google” para avançar.

Capturas de tela do site Google Conta mostram como acessar a opção "Excluir sua conta do Google"
Acessando a opção “Excluir sua Conta do Google” (Imagem: Reprodução/Google)

3. Leia as instruções da exclusão da Conta Google

Veja atentamente as informações sobre a exclusão da conta e a lista com os dados que serão excluídos.

Depois, marque as caixas para confirmar que você está ciente sobre as cobranças de transações financeiras pendentes vinculadas a Conta Google e de que deseja excluir a conta e os dados contidos nela.

Capturas de tela do site Google Conta mostram como marcar as caixas confirmando a exclusão da conta Google
Marcando as caixas confirmando que está ciente da exclusão da conta Google (Imagem: Reprodução/Google)

4. Toque no botão “Excluir conta” do Google

Após marcar as caixas solicitadas, clique no botão azul “Excluir conta”. Na sequência, uma tela do Google informará que a conta e todos os dados foram excluídos.

Capturas de tela do site Google Conta mostram como excluir a conta google
Tocando no botão “Excluir conta” do Google (Imagem: Reprodução/Google)

O que acontece ao excluir minha conta Google?

Ao excluir sua conta Google, você perderá todos os dados associados a ela. Isso inclui:

  • E-mails, contatos e agendas: tudo que está salvo no Gmail será apagado;
  • Arquivos: documentos, fotos, vídeos e outros arquivos armazenados no Google Drive e no Google Fotos serão deletados;
  • Histórico de pesquisa e atividades: suas buscas e atividades no Google serão apagadas;
  • Apps e jogos: você perderá o acesso a todos os aplicativos e jogos comprados na Google Play Store;
  • Assinaturas: serviços como YouTube Premium e Google One serão cancelados;
  • Acesso aos serviços do Google: você perderá o acesso ao Gmail, Google Drive, Fotos, Maps, YouTube e outros serviços do Google vinculados a conta. Todos os dados salvos nesses serviços também serão excluídos;
  • Contas em outros sites: se você usou sua conta Google para se cadastrar em outras plataformas, como redes sociais, sites e bancos, você poderá perder o acesso a essas contas e/ou a oportunidade de usar um e-mail para recuperação do acesso e a senha.

Por esses motivos, é recomendado fazer backup da sua conta Google antes da exclusão e salvar dados importantes. Bem como, caso use o Gmail como e-mail principal, você deve alterar o e-mail de contato nas plataformas para manter os acessos e receber atualizações.

Posso excluir serviços sem apagar minha conta Google?

Sim. Você pode remover outros serviços do Google sem precisar apagar toda a conta, algo que oferece mais controle dos dados compartilhados com a big tech. Isso significa que você pode, por exemplo, excluir uma conta do Gmail e manter o Google Drive e o YouTube.

Preciso apagar minha conta Google para removê-la de um dispositivo?

Não, você pode remover uma conta Google do celular sem excluir o cadastro na plataforma. Essa é uma opção para quando você está trocando de dispositivos, emprestando o telefone para outra pessoa ou teve o aparelho roubado/perdido.

Posso recuperar minha conta Google excluída?

Sim, é possível recuperar sua conta Google em alguns casos ao acessar myaccount.google.com/accountdeleted. É necessário responder algumas perguntas para provar que você é realmente dono da conta excluída.

No entanto, o Google não informa o prazo exato para a recuperação. Assim, as chances são maiores quanto mais rápido você agir para recuperar o acesso. Caso o contrário, será preciso criar uma conta Google do zero.

Posso excluir uma conta Google sem ter acesso a ela?

Não, pois o Google exige o login para realizar a exclusão e garantir a segurança dos seus dados. Se você estiver com problemas para fazer o login, você pode recuperar a senha de uma conta Google.

Também é possível recuperar a conta Google sem lembrar o e-mail cadastrado. Nesses casos, é necessário saber e ter acesso ao número de telefone ou e-mail de recuperação cadastrados nas configurações da conta.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Temas populares