Para colocar o iPhone em modo DFU é preciso realizar uma combinação de botões físicos do próprio dispositivo. Importante destacar que os comandos e as sequências podem variar, dependendo do modelo de iPhone.

Além da necessidade de estar com o iPhone em mãos, o usuário precisa de um computador (Windows ou Mac) com Finder, Dispositivos Apple ou iTunes instalados, e de um cabo de iPhone do tipo USB.

Será preciso ligar o dispositivo a um computador via cabo, e abrir um dos apps de PC mencionados. Depois de fazer um backup do iPhone (processo recomendável), basta ativar o modo DFU no iPhone e fazer a atualização de firmware pelo computador.

Para tirar o iPhone do modo DFU é necessário realizar os mesmos comandos de ativação do modo até que o dispositivo reinicie. Importante mencionar que o processo não deve ser feito antes do término do download do firmware.

A seguir, veja como colocar o iPhone em modo DFU para a atualização de firmware do aparelho.

Como ativar o modo DFU no iPhone 8, iPhone X e posteriores

O processo a seguir é válido para os seguintes modelos: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone SE (2ª geração), iPhone SE (3ª geração), iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 mini, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max, iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

1. Conecte o iPhone ao PC e inicie um app de reconhecimento

Plugue seu iPhone ao computador (Windows ou Mac) por meio de um cabo USB. Em seguida, abra o Finder ou o app Dispositivos Apple no PC. Para Macs com macOS Mojave ou anterior, será preciso iniciar o iTunes.

2. Faça os comandos para ativar o modo DFU no iPhone

Com o iPhone conectado ao PC via cabo, aperte e solte o botão de aumentar volume, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume e mantenha pressionado o botão lateral até ver a tela “Conectar ao computador” em seu PC. A tela do iPhone deve ficar preta, e deve-se repetir todo o processo caso o logo da Apple apareça.

3. Localize o iPhone no computador e atualize o firmware

Depois de colocar o iPhone em modo DFU, localize o dispositivo pelo app aberto anteriormente no PC. Em seguida, escolha “Atualizar” quando a opção for exibida. Caso o dispositivo saia da tela “Conectar ao computador” depois de 15 minutos, aguarde o término do download e repita a etapa desde o começo.

Como ativar o modo DFU no iPhone 7 e iPhone 7 Plus

O passo a passo a seguir é válido para os modelos iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

1. Conecte o iPhone ao PC e execute um app de reconhecimento

Conecte o iPhone ao PC (Windows ou Mac) por meio de um cabo USB. Depois, abra o Finder ou o app Dispositivos Apple pelo computador. Para Macs com macOS Mojave ou anterior, será preciso iniciar o iTunes.

2. Execute os comandos para ativar o modo DFU no iPhone

Com o iPhone conectado ao PC via cabo, mantenha pressionados os botões de diminuir volume e o botão de bloqueio (superior ou lateral) ao mesmo tempo até ver a notificação “Conectar ao computador” na tela de seu PC. A tela do iPhone deve ficar preta, e será preciso repetir todo o processo se o logo da Apple aparecer.

3. Encontre o iPhone no PC e faça o upgrade do firmware

Com o modo DFU no iPhone ativado, localize o aparelho pelo app aberto anteriormente no computador. Depois, clique em “Atualizar” quando a opção for exibida. Se o dispositivo sair da tela “Conectar ao computador” depois de 15 minutos, aguarde o término do download e repita a etapa desde o começo.

Como ativar o modo DFU no iPhone 6s, iPhone SE e inferiores

O tutorial a seguir pode ser feito nos seguintes modelos: iPhone SE (1ª geração), iPhone 6s Plus, iPhone 6s, iPhone 6, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPhone 4s, iPhone 4, iPhone 3GS, iPhone 3G e iPhone.

1. Conecte o iPhone ao PC e abra um app de reconhecimento

Conecte o iPhone ao computador (Windows ou Mac) por meio de um cabo USB. Em seguida, abra o Finder ou o app Dispositivos Apple pelo PC. Para Macs com macOS Mojave ou anterior, será preciso iniciar o iTunes.

2. Realize os comandos para ativar o modo DFU no iPhone

Com o iPhone conectado ao PC via cabo, mantenha pressionados os botões home (inferior) e o botão de bloqueio (lateral ou superior) ao mesmo tempo até que a notificação “Conectar ao computador” apareça na tela de seu PC. A tela do iPhone deve ficar preta, e deve-se repetir todo o processo caso o logo da Apple apareça.

3. Localize o iPhone no PC e execute a atualização do firmware

Localize o iPhone no computador pelo app aberto anteriormente no primeiro passo. Depois, clique em “Atualizar” quando a opção for exibida. Se o dispositivo sair da tela “Conectar ao computador” depois de 15 minutos, aguarde o término do download e repita a etapa desde o começo.

Como tirar o iPhone do modo DFU

Para tirar o iPhone do modo DFU é preciso reiniciar o dispositivo com os mesmos comandos feitos (que variam de modelo para modelo) para ativar o modo DFU.

Como tirar o iPhone 8, iPhone X ou posteriores do modo DFU

Pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume, pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume, e mantenha pressionado o botão lateral até que o logo da Apple seja exibido na tela.

Como tirar o iPhone 7 ou iPhone 7 Plus do modo DFU

Mantenha pressionados os botões de diminuir volume e de bloqueio (lateral ou superior) até que o logo da Apple seja exibido no display.

Como tirar o iPhone 6s, iPhone SE ou inferiores do modo DFU

Mantenha pressionados os botões de início (inferior) e de bloqueio (lateral ou superior) até que o logo da Apple apareça na tela.

Consigo colocar o iPhone sem botão no modo DFU?

Não há como colocar modelos iPhone 6s ou inferiores no modo DFU sem o botão home. A alternativa consiste em consertar o botão antes de iniciar os comandos para o modo DFU ou acionar o suporte da Apple.

Vale destacar que o uso do botão home para iniciar o modo DFU não é necessário em modelos iPhone 7 ou superiores.

O que significa DFU no iPhone?

A sigla DFU vem do termo “Device Firmware Upgrade” e refere-se à atualização de firmware de dispositivos Apple. A ação é o tipo mais profundo de restauração para o iPhone, sendo usado a partir do “modo de tela preta” do dispositivo e com a ajuda de um computador/Mac.

A atualização de firmware também é oferecida para celulares com outros sistemas operacionais, mas com nomes de processo diferentes. Por isso, o modo DFU é automaticamente associado ao método específico para aparelhos da Apple.

Para que serve o modo DFU da Apple?

O processo DFU serve para atualizar o firmware de dispositivos Apple que apresentam problemas mais complexos, como sistema operacional corrompido ou falhas de inicialização. Trata-se de uma ação mais profunda do que o modo de recuperação padrão (recovery mode) da empresa da maçã.

No processo, o firmware (software integrado que controla o hardware do dispositivo) é totalmente atualizado, sendo substituído por uma nova versão por completo.

Quando usar o modo DFU no iPhone?

Em geral, o modo DFU é útil quando a recuperação padrão (recovery mode) não solucionar problemas no iPhone. E de acordo com a Apple, as seguintes situações podem exigir o modo DFU:

  • quando o computador não reconhece o dispositivo ou informa que ele está no modo de recuperação;
  • quando a tela fica travada no logotipo da Apple durante vários minutos e não exibe a barra de progresso;
  • quando você vê a tela “Conectar ao computador”.

Quando não usar o modo DFU no iPhone?

O processo de recuperação do iPhone com o modo DFU é voltado para solucionar casos mais complexos e não é recomendado diante de algumas situações:

  • Danificação por água: um iPhone danificado por água (quando não resistente) e em processo de restauração com o modo DFU pode estragar algum componente;
  • Constantes quedas de energia: quedas constantes de energia podem desligar abruptamente o computador, o que interromperá o processo e poderá causar problemas mais graves ao firmware;
  • Cabo USB com mau contato: cabos USB com mau contato também podem desconectar o iPhone no meio da atualização de firmware, podendo resultar em problemas mais graves;
  • Problemas simples: travamentos do dispositivo e outros problemas não relacionados ao firmware não necessitam de restauração via modo DFU para serem solucionados.

Quais os riscos de usar o modo DFU no iPhone?

A recuperação com o iPhone no modo DFU atualiza o firmware responsável por controlar o hardware do dispositivo. Logo, interromper o processo de modo não apropriado pode resultar em problemas mais complexos, cujas soluções podem exigir suporte de especialistas ou da própria Apple.

A atualização de firmware com modo DFU também vai resultar na exclusão de todos os dados do dispositivo. Por isso, é essencial fazer backup do iPhone para recuperar os dados após o processo de update.

Qual a diferença entre os modos DFU e recuperação?

O modo DFU é o processo de restauração mais complexo de um iPhone, e está atrelado a resoluções de problemas mais graves de software ou hardware. Esse modo possui comandos específicos para ser ativado e deixa a tela do iPhone preta durante todo o processo de atualização de firmware.

Já o modo padrão de recuperação (recovery mode) é mais semelhante à reinstalação de fábrica do dispositivo. O método é usado para corrigir problemas mais simples, utiliza comandos diferentes de ativação em relação ao DFU, e exibe a ilustração de um cabo USB na tela do dispositivo durante o procedimento.

Com informações: Payette Forward e iFixit

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.