Como ativar ou desativar o Modo Silencioso do Instagram? Entenda como funciona o recurso

Modo Silencioso do Instagram é uma ferramenta de foco que permite silenciar notificações por até 12 horas; qualquer pessoa pode ver que você está no "Não Perturbe"

Lucas Lima
Por
Modo Silencioso do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Modo Silencioso do Instagram pode ser ativado ou desativado nas configurações de notificações do aplicativo. Quando ativado, o recurso envia uma mensagem automática e mostra um status de foco para as pessoas que te enviam mensagens. Entenda como funciona abaixo.

Como ativar ou desativar Modo Silencioso do Instagram

Tempo necessário: 2 minutos

O controle do Modo Silencioso do Instagram só pode ser feito pelo aplicativo para iPhone ou Android. Veja no passo a passo:

  1. Vá para as configurações do Instagram

    Na sua aba de perfil, toque no menu no canto superior direito e escolha “Configurações e privacidade”.Captura de tela do processo para ativar o modo silencioso do instagram

  2. Selecione o Modo Silencioso

    Em “Notificações”, selecione o “Modo Silencioso”.Captura de tela do processo para ativar o modo silencioso do instagram

  3. Ative ou desative o Modo Silencioso

    Escolha se deseja ativar ou desativar o Modo Silencioso pela chave seletora. Nessa tela você também pode definir a janela de tempo em que o recurso ficará ativado (por no máximo de 12 horas).Captura de tela do processo para ativar o modo silencioso do instagram

Como funciona o Modo Silencioso do Instagram

O Modo Silencioso do Instagram pausa o envio de notificações pelo período escolhido nos ajustes do recurso e define um status de atividade para avisar as pessoas. Funciona como um “Não Perturbe” para o Instagram, ajudando a evitar distrações e promover foco.

A rede social também envia uma mensagem automática para quem tentar falar com você. Quando o Modo Silencioso acaba, você recebe uma notificação com o resumo das interações que ocorreram enquanto você esteve no período de foco.

Meus amigos conseguem ver que estou em Modo Silencioso no Instagram?

Sim. Quando o Modo Silencioso está ativado, qualquer pessoa consegue ver um ícone de lua como status de atividade, em vez da bolinha verde que sinaliza o “online”. Ao acessarem o seu perfil, o ícone de lua também aparece acima da biografia.

A mensagem automática “[@usuário] não recebeu uma notificação sobre essa mensagem porque está no Modo Silencioso” também aparecerá no chat para aqueles que enviarem uma mensagem para você.

Vale ressaltar que você receberá a mensagem, mas não será notificado enquanto estiver no Modo Silencioso.

Posso ativar o modo silencioso para um contato específico?

Não. A configuração do Modo Silencioso do Instagram afeta todas as pessoas, independentemente de estarem entre as contas que você segue ou não.

Por quanto tempo posso ficar em modo silencioso no Instagram?

O Modo Silencioso do Instagram pode ser ajustado para durar até 12 horas, com um mínimo de uma hora. Após isso as notificações são reestabelecidas. Você pode desativar todas as notificações do Instagram nas configurações da conta, caso queira uma solução permanente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados