Está ocorrendo uma silenciosa revolução no Instagram

Ferramenta oculta as notificações entre 23h e 07h. Usuários da rede social podem modificar os horários diretamente nas configurações do app.

Thássius Veloso
Por
O modo silencioso está mundialmente disponível desde junho no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Me diga se aconteceu contigo: de repente, na calada da noite, algum amigo parece se calar no Instagram. Não responde mais nada e só retoma o papo no dia seguinte. Já? Em caso positivo, saiba que você pode ser mais uma vítima de uma silenciosa revolução que está ocorrendo no aplicativo controlado por Mark Zuckerberg.

Pouca gente percebeu que a plataforma adotou um novo modo de controlar as notificações de conversas. O chamado modo silencioso é conhecido desde janeiro e ganhou uma expansão global em junho, conforme me contaram pessoas do próprio Instagram. São meses de ferramenta à disposição de todos, mas ainda há quem estranhe a sua presença.

Muita treta entre os contatos

Comigo foram vários episódios em que os contatos de Insta me perguntaram o famoso “o que rolou?” depois de verem um instigante aviso no meio da conversa. Diz assim: “[fulano] não recebeu uma notificação sobre essa mensagem porque está no modo silencioso.”

Normalmente ficamos em maus lençóis até explicar que se trata de uma ferramenta nativa. Dá uma olhada nas reações das pessoas…

E o mais importante: alguns contatos ficaram com a impressão de que é possível escolher para quem irá aparecer o aviso de modo silencioso. Como se fosse um não perturbe para contatos específicos dentro do Insta. Muito pelo contrário! Note que o modo silencioso não faz distinção entre os seus amigos na rede de Mark Zuckerberg.

Como funciona o tal modo silencioso?

Print do modo silencioso
No meu smartphone, modo silencioso vai das 21h às 08h (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A equipe do Instagram me explicou que o ajuste padrão faz o aplicativo entrar no modo silencioso das 23h às 7h do dia seguinte. Basta entrar nas configurações do aplicativo para modificar os horários. Além disso, um resumo é exibido com as notificações ou mensagens recebidas enquanto o recurso estava ativado.

Acredite se quiser, mas o aviso de que a pessoa não receberá notificações divide opiniões. Há quem pense que o ideal seria não falar nada disso, e deixar o outro sem saber que o amigo pode estar a mimir naquele exato momento.

Fato é que recursos similares são bem-vindos em nossos smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos. A enxurrada de apitos, notificações, alertas e recados ao longo do dia se tornou insustentável – ao menos para parte de nós. Receber uma mãozinha de uma plataforma que carrega o discurso de pensar na saúde mental conta muito nessa hora.

Não gostou? É só desativar.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados