Stories do Instagram: o que é e como funciona esse tipo de post temporário na rede social

Saiba tudo sobre o funcionamento do Instagram Stories; recurso permite fazer publicações que somem automaticamente após 24 horas

Ana Marques
Por
Logotipo do Instagram
Instagram (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram Stories permite fazer publicações que somem automaticamente após 24 horas. Por ser um tipo post temporário, o story costuma conter vídeos e fotos do momento, e dão maior liberdade estética aos usuários da rede social.

O grande objetivo do Stories é permitir maior interação entre os usuários da plataforma. Para isso, a ferramenta conta com diversas opções de configuração e edição de imagens.

É possível compartilhar um story publicamente ou escolher pessoas selecionadas para visualizar seus posts temporários. Além disso, stories importantes podem ser destacados no seu perfil.

A seguir, entenda mais sobre o Instagram Stories e saiba como funciona essa função do Instagram.

O que é story no Instagram?

Um story do Instagram é um tipo de publicação temporária que dura apenas 24 horas. O Instagram Stories virou uma das principais formas de compartilhar fotos e vídeos na rede social, mas só chegou à rede social em 2016, para competir com os posts efêmeros do Snapchat, que estavam ganhando popularidade entre usuários mais jovens.

Como funciona o Instagram Stories?

O Instagram Stories permite publicar fotos e vídeos curtos para consumo rápido. É possível usar ferramentas de criação para incluir música, vídeo, texto e outros elementos interativos. Os posts são exibidos na parte superior da tela inicial do app, e somem automaticamente após 24 horas.

Você pode marcar amigos nos stories do Instagram para permitir que eles repostem a publicação de forma nativa em seus próprios perfis.

Quais são os principais recursos do Instagram Stories?

Os principais recursos do Instagram Stories incluem os efeitos (ou filtros), que popularizaram o conceito de Realidade Aumentada. Além disso, vale destacar as seguintes ferramentas de criação:

  • Música: permite escolher uma canção disponível no Instagram para inserir no story.
  • Texto: adicione e personalize textos nos stories do Instagram; você pode escolher a fonte, a cor e o tamanho ideal para sua publicação.
  • GIF: use a busca de GIFs nativa do Instagram para encontrar um GIF para os seus stories. O Instagram utiliza a biblioteca de GIFs do Giphy.
  • Enquetes: tome uma decisão em conjunto com outros usuários por meio das enquetes do Instagram Stories.
  • Links: mostre sites externos para seus seguidores no Instagram utilizando as figurinhas de link nos stories do Instagram.

Quantos stories por dia posso fazer no Instagram?

Não existe um limite diário para postar stories no Instagram. A rede social permite que o usuário publique quantos stories quiser em seu perfil. No entanto, uma boa estratégia para conseguir mais engajamento no Instagram é evitar floodar a área de Stories para evitar que os usuários pulem a visualização.

Quanto tempo tem um story do Instagram?

Um story pode ter no máximo 60 segundos. Você pode fazer stories no Instagram com um vídeo pronto da galeria ou gravar um story do zero com a câmera do celular.

Por que o Instagram tira qualidade dos stories?

A perda de qualidade nos stories do Instagram pode estar associada a diversos fatores, como a conexão com a internet, configurações de qualidade próprio Instagram, problemas com a resolução e tamanho do arquivo compartilhado nos Stories e o sistema operacional utilizado.

Historicamente, o Instagram funciona melhor no iPhone devido à menor variação de versões do sistema em relação ao Android, o que permite maior controle e otimização de APIs.

No entanto, o próprio Adam Mosseri, CEO do Instagram, já declarou publicamente que acha o Android melhor que o iOS atualmente, o que gera esperança para melhorias na integração da rede social com a plataforma do Google.

Publicado por @mosseri
Ver no Threads

Posso editar um story depois de postado?

Não. O Instagram não permite editar uma foto, vídeo ou texto publicado no Instagram Stories. No entanto, ainda é possível adicionar menções em um story após a publicação.

adicionando meção no story do Instagram depois de postado
Adicionando menção no story do Instagram depois de postado (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Posso fazer um story e deixar para publicar depois?

Sim. O Instagram permite salvar um story como rascunho para editar e publicar depois. Se você já tiver terminado a edição, é possível agendar a publicação do story para o melhor horário, de acordo com a sua estratégia de conteúdo.

Onde ficam os stories do Instagram?

Os stories compartilhados aparecem para os seus seguidores no topo da tela inicial do Instagram. As publicações são agrupadas por usuário em sequência, e exibidas em uma fileira, ordenada de acordo com as interações que você faz na rede social.

Instagram Stories tem espaço dedicado fixo no topo do app do Instagram
Instagram Stories ficam em espaço dedicado fixo no topo do app do Instagram (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Instagram costuma exibir primeiro os stories de usuários com os quais você mais interage ou perfis que você começou a seguir recentemente.

Para visualizar os stories de uma pessoa no Instagram, basta tocar sobre a foto de perfil dela na área de Stories do app ou diretamente no perfil do usuário.

Também é possível compartilhar stories via DM e destacar stories no seu perfil da rede social. Você consegue encontrar seus stories antigos do Instagram no arquivo.

Os stories ficam visíveis para todos no Instagram?

Em contas públicas, os stories são visíveis para todos por padrão. Ao bloquear uma pessoa no Instagram, ela não poderá ver seu story se estiver logada na conta bloqueada. Porém, é importante entender que existem métodos alternativos para ver stories anonimamente, o que pode deixar sua publicação exposta a pessoas indesejadas.

Uma alternativa é ajustar as configurações de privacidade do Instagram para compartilhar stories com amigos próximos ou ocultar seus stories de determinadas pessoas sem precisar bloqueá-la.

Outras pessoas podem compartilhar meus stories?

Sim. Por padrão, é possível compartilhar um story do Instagram via DM ou por outros aplicativos tocando no ícone de aviãozinho, na parte inferior direita da tela. No entanto, se a conta for privada, apenas seguidores aprovados poderão ter acesso ao conteúdo.

screenshot compartilhar stories de outra pessoa
Compartilhando um story no Instagram (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ao marcar alguém nos stories do Instagram, você permite que a outra pessoa reposte o conteúdo em forma de collab.

Vale ressaltar que é possível desativar o compartilhamento de stories nas configurações do app para evitar que os vídeos sejam enviados para outras pessoas.

O que significa quando o story não está disponível?

Quando o Instagram exibe a mensagem “Este story não está disponível” significa que você não pode acessar aquele conteúdo no momento. Geralmente isso ocorre quando o usuário apagou o story recentemente.

Mas a mensagem de story indisponível também pode aparecer devido a algum bug temporário do Instagram ou configurações de privacidade da conta.

Essa situação é diferente de quando o story do Instagram não carrega, o que geralmente indica problemas de conexão ou alguma falha técnica do próprio aplicativo.

Onde ficam os comentários dos stories no Instagram?

Os comentários dos stories são recebidos em forma de mensagem direta na sua caixa de entrada do Instagram. Para acessar, basta ir até a tela inicial do Instagram e tocar sobre o ícone do Messenger na parte superior direita.

Comentários do Instagram Stories são enviados para a área de DM do app
Comentários do Instagram Stories são enviados para a área de DM do app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Quando o comentário vem de pessoas que você não segue na rede social, ele é encaminhado para a aba de solicitações, dentro da DM do Instagram.

O Instagram também deixa desativar os comentários nos stories ou limitá-los para que apenas pessoas que você segue possam responder às suas postagens.

Como ver quem curtiu meu story no Instagram?

Para saber quem curtiu seu story, basta abrir o post e arrastar para cima. Você terá acesso à lista de visualizações do story ordenada de acordo com as suas interações, priorizando os usuários que curtiram a publicação.

Como ver quem curtiu um story no Instagram
Lista de visualizações e curtidas no story do Instagram (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A curtida no story é simbolizada por um pequeno coração vermelho ao lado da foto de perfil do usuário. Apenas o dono da conta pode ver a lista de curtidas e visualizadores de um story que postou no Instagram.

Um story do Instagram pode durar mais que 24 horas?

Não. Até o momento, o Instagram apaga stories automaticamente após 24 horas. Mas você pode transformar um story em Destaque para deixá-lo fixado por tempo indeterminado no seu perfil.

Vale ressaltar que as publicações permanentes sempre fizeram parte da história do Instagram. Se você deseja manter um post por mais tempo no seu perfil, ainda pode fazer uma publicação no Reels e no feed

Qual é a diferença entre stories e reels do Instagram?

Stories do Instagram são publicações temporárias que somem após 24 horas e têm duração máxima de 60 segundos, enquanto um reel é um tipo de vídeo pensado para consumo rápido no Instagram que pode ter até 90 segundos e não tem tempo para expirar automaticamente. Você pode usar ambos os recursos de forma integrada ao compartilhar um reel no story ou transformar story em reel.

Qual é a diferença entre stories e feed do Instagram?

Um story do Instagram se diferencia das publicações do feed em formato, tempo de expiração e propósito. Stories têm formato 9:16, expiram automaticamente após 24 horas e são focados em conteúdo efêmero, geralmente registrados no momento. Já posts do feed são permanentes e costumam exigir maior cuidado com o tipo de conteúdo, de acordo com as regras não ditas de estética do Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados