WhatsApp ganha envio de fotos de visualização única na web e no desktop

Recurso volta a ser disponibilizado no WhatsApp para computadores; todavia, Meta não permite que você visualize fotos no PC

Felipe Freitas
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp libera envio de fotos e vídeos de visualização única para desktop e web (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp começou a liberar o envio de imagens de visualização única nos seus aplicativos para desktop e web — tanto para Windows quanto para MacOS. O recurso, presente há tempos no WhatsApp mobile, permite que o usuário envie uma foto ou vídeo para ser visualizado uma única vez. O retorno da ferramenta para o desktop e web acontece 1 ano depois da Meta removê-lo nessas mesmas versões.

Porém, repare que a primeira oração do texto fala em “liberar o envio”. Mesmo com essa atualização, você continua impedindo de visualizar esse tipo de mensagem no WhatsApp desktop e web. Nem mesmo o usuário que enviou a imagem pode ver o que foi enviado — o que é bem ruim do ponto de vista de usabilidade, já que você não pode conferir o conteúdo.

Já o motivo do WhatsApp seguir impedido que você veja as fotos e vídeos de visualização única segue o mesmo: privacidade. No aplicativo mobile, você não consegue fazer uma captura de tela da imagem enviada ( pelo menos não pelo método tradicional).

Para que o recurso seja liberado nos computadores, a Meta teria que criar alguma maneira de bloquear as capturas de tela via PC, de um modo parecido com o que os serviços de streaming fazem nas exibições dos vídeos.

Enviar fotos de visualização única pelo WhatsApp no desktop

Para enviar uma foto ou vídeo de visualização única, o usuário precisa seguir os passos normais de enviar esses conteúdos na conversa. Ao abrir o ícone de câmera, você deve clicar no ícone do número 1.

Na imagem, seta aponta para ícone de envio de mensagem de visualização única (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Na imagem, seta aponta para ícone de envio de mensagem de visualização única (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Após clicar no ícone, o botão ficará verde, indicando que a visualização única foi ativada. O usuário que receber a imagem ou vídeo terá que abrir o WhatsApp no celular para ver o conteúdo.

Com informações: WABetaInfo e Gizmochina

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados