WhatsApp Web: como escanear o código QR no celular [Android e iPhone]

Usa o WhatsApp Web? Saiba como escanear o código QR no celular e converse com seus contatos usando o seu computador

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Moran/Unsplash)
Aplicativo do WhatsApp (Imagem: Moran/Unsplash)

O WhatsApp Web é um jeito de usar o aplicativo no navegador do seu computador — também funciona no celular e no tablet — mas há algumas limitações: é preciso escanear um código QR no site web.whatsapp.com ou no aplicativo para desktop.

Tempo necessário: 2 minutos

Esse processo acontece para validar a sua conta; é preciso estar com o celular conectado o tempo todo para o mensageiro funcionar. Não é como o Telegram, que suas mensagens estão salvas na nuvem; no WhatsApp, as conversas são armazenadas localmente e a versão web apenas espelha-as para o computador. Veja como usá-la:

  1. Acesse o menu do WhatsApp

    No Android, abra o app e toque no botão de menu, localizado no canto superior direito, e depois em Aparelhos Conectados; No iPhone, abra o app, vá em Configurações e depois em Aparelhos Conectados;

  2. Abra a câmera do celular

    Clique em Conectar um aparelho, se ainda não concedeu, dê permissão para acessar a câmera;

  3. Escaneie o Código QR

    Com o site aberto, aponte o celular para o código da tela do computador;

Se não der certo, tente aumentar o brilho do computador. Outra possibilidade é afastar ou aproximar o celular da tela para a câmera focar no código QR. É importante que a câmera do seu smarphone esteja funcionando perfeitamente para usar no navegador.

Como permitir o acesso à câmera do meu celular?

Para conseguir ler o Código QR, o WhatsApp precisa ter permissão para acessar a sua câmera. Quem tem Android pode alterar essas permissões indo em Configurações > Apps e notificações > WhatsApp > Permissões e marque a opção Câmera. Se você tem iPhone, vá em Ajustes > WhatsApp e marque a opção Câmera. Pronto! Agora volte para o WhatsApp e tente escanear o código QR novamente.

Posso logar em várias contas ao mesmo tempo?

O WhatsApp Web permite que você abra apenas uma conta por vez no navegador. Caso seja necessário acessar outro perfil ao mesmo tempo, é possível fazer isso em uma aba anônima.

O celular precisa ficar do meu lado para manter a conexão?

Não. Para continuar ativo no WhatsApp Web seu celular precisa apenas estar conectado, seja por rede móvel ou Wi-Fi, independente da distância.

Como funciona a função “Múltiplos aparelhos”?

Com a versão beta do “Múltiplos aparelhos, é possível conectar em até quatro dispositivos diferentes simultaneamente. Além disso, mesmo sem bateria ou sem internet no celular você consegue receber ou enviar mensagens no WhatsApp Web.

Leia também:

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados