Para entrar no WhatsApp Web com o QR Code é preciso acessar os dispositivos conectados do WhatsApp no celular principal, e fazer a leitura do código QR exibido durante o acesso ao site web.whatsapp.com por um navegador em outro dispositivo.

A seguir, veja o passo a passo para escanear o QR Code do WhatsApp Web com seu dispositivo Android ou iPhone.

Como escanear o código QR do WhatsApp Web com um Android

O escaneamento do QR Code do WhatsApp Web exige o aparelho principal e um dispositivo adicional em mãos (ambos conectados à internet). O passo a passo a seguir mostra o processo a partir de um celular primário com Android.

1. Entre no site do WhatsApp Web pelo PC ou outro aparelho secundário

Acesse web.whatsapp.com pelo navegador em seu computador ou no dispositivo adicional. O usuário que utilizar um celular secundário ou tablet pode ter que ativar a função “Para computador” do navegador para a visualização do código QR.

2. Acesse o WhatsApp pelo celular principal e conecte um dispositivo adicional

Entre no WhatsApp em seu celular principal, toque no menu de três pontos (localizado no canto superior direito) e vá em “Dispositivos conectados”. Aperte na opção “Conectar dispositivo” na tela seguinte.

3. Use o celular principal para escanear o QR Code do WhatsApp Web

Aponte a câmera do seu smartphone com Android para o QR Code do WhatsApp Web aberto no computador ou no aparelho secundário. Em seguida, aguarde a comunicação entre os dispositivos para conectar-se à versão Web do mensageiro.

Como escanear o código QR do WhatsApp Web com um iPhone

O escaneamento do QR Code do WhatsApp Web exige o dispositivo principal e outro secundário (ambos com internet). O tutorial a seguir ilustra o processo a partir de um iPhone como aparelho primário.

1. Acesse o site WhatsApp Web a partir de um dispositivo secundário

Entre no site web.whatsapp.com a partir de um dispositivo adicional. Talvez seja preciso usar o modo “Para computador” do navegador, caso o aparelho seja um smartphone ou tablet.

2. Inicie o WhatsApp no celular principal e conecte um aparelho adicional

Inicie o WhatsApp pelo dispositivo iOS primário, toque na aba “Configurações” (localizado no canto inferior direito), entre na seção “Dispositivos conectados” e escolha a opção “Conectar dispositivos” na tela seguinte.

3. Escaneie o código QR do WhatsApp Web com seu dispositivo principal

Aponte a câmera de seu iPhone ou dispositivo iOS para o QR Code do WhatsApp Web aberto no outro aparelho. Aguarde a comunicação para fazer login na versão Web do mensageiro da Meta.

Posso entrar no WhatsApp Web pelo celular usando um QR Code?

Sim, mas o processo exigirá outro smartphone. Basta acessar o web.whatsapp.com pelo browser de seu celular principal e escanear o QR Code com o WhatsApp do celular secundário (ou vice-versa). Dessa forma, há como gerenciar dois WhatsApp em um mesmo aparelho ou espelhar sua conta em outro dispositivo.

Por que não consigo escanear o QR Code do WhatsApp?

Há casos em que o WhatsApp não reconhece QR Code ou em que o usuário não é capaz de realizar o escaneamento. Os problemas podem envolver:

  • WhatsApp sem permissão para usar a câmera, já que o mensageiro precisará utilizar a lente para escanear o QR Code;
  • código expirado, o que exige a atualização da página do WhatsApp Web para a geração de um novo QR Code;
  • tentativa de acessar o WhatsApp Web em um navegador antigo (Internet Explorer) não compatível;
  • falta de brilho da tela para facilitar a leitura do QR Code;
  • uso do WhatsApp Web no celular principal com a opção QR Code, mas sem um segundo smartphone para fazer a leitura do código;
  • problemas com lentidão no WhatsApp, que impedem o bom funcionamento de recursos do mensageiro;
  • problemas na conexão com a internet no celular ou no dispositivo em que o WhatsApp Web for aberto, impedindo a vinculação em aparelhos adicionais.

Posso entrar no WhatsApp Web sem QR Code?

Sim. O usuário pode entrar no WhatsApp Web só com o número de telefone e com a inserção do código de oito caracteres (gerado na versão Web) no mensageiro do aparelho principal. O acesso ao WhatsApp Web sem QR Code pode ser feito pelo celular ou pelo PC.

Tem outra forma de entrar no WhatsApp pelo PC?

Sim, ao usar o WhatsApp Desktop no Windows ou Mac. A versão do mensageiro para desktop inclui recursos como ligações de voz e vídeo que não estão presentes no WhatsApp Web. Em contrapartida, a vantagem do WhatsApp Web é a utilização da plataforma sem a necessidade de instalações.

É possível clonar o WhatsApp pelo QR Code?

Não é possível clonar o WhatsApp a partir do QR Code gerado no WhatsApp Web, visto que a clonagem envolve o token de confirmação do número de telefone. Mas criminosos podem se aproveitar do processo via QR Code para outros golpes.

Uma das ameaças é o roubo QRLjacking, em que uma página falsa se passa pelo site do WhatsApp Web, gera um QR Code fake e dá acesso à conta da vítima assim que ela escaneia a imagem. Em outros casos, um criminoso com acesso a um dispositivo alheio pode escanear o WhatsApp de outra pessoa e logar no WhatsApp Web.

Por conta disso, é importante tomar medidas de segurança para proteger sua conta do WhatsApp, como ativar a biometria e a verificação em duas etapas. E, em caso de suspeitas, finalize a sessão em todos os dispositivos conectados à sua conta.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.