WhatsApp Web lento? Estas dicas ajudam a usar o mensageiro no PC

Trocar de navegador, limpar dados do mensageiro, usar o aplicativo para desktop; veja algumas dicas para amenizar a lentidão do WhatsApp no computador

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usar o WhatsApp Web passou a ser uma tarefa irritante por conta da lentidão em sincronizar mensagens da rede social. Porém, enquanto a empresa trabalha em uma solução, os usuários usam a criatividade. A seguir, veja algumas dicas para tentar amenizar o problema, mesmo que elas não resolvam por completo em todos os casos.

Como deixar o WhatsApp Web mais rápido

Limpe os dados do WhatsApp

Um procedimento que pode te ajudar é fazer a limpeza dos dados do WhatsApp. A fórmula é simples: quanto menos conversas, vídeos e áudios a ferramenta tiver que carregar, mais rápida será a conexão, seja via navegador ou app para PC.

Seria ideal que o WhatsApp conseguisse processar esses dados de uma forma mais rápida, porém, enquanto a atualização não chega, excluir arquivos de mídia antigos e que não tem mais utilidade pode funcionar.

Para isso, é preciso acessar o menu de configurações do aplicativo no smartphone:

  1. Gerencie o armazenamento
    Com o menu de configurações aberto, toque em “Armazenamento e dados” e, na sequência, vá até “Gerenciar armazenamento“;
  2. Escolha o que deseja apagar
    Uma nova tela com informações sobre os arquivos deve aparecer. Escolha o que deseja acessar, selecione, e clique no ícone de lixeira, posicionado no canto inferior direito;

Pronto! Pode ser necessário também excluir algumas conversas para que o carregamento fique mais rápido. O processo é o mesmo do tutorial acima.

Tente usar outro navegador

Caso o WhatsApp Web permaneça lento, trocar de navegador pode ser a solução. Em meus testes, o Firefox foi ligeiramente mais rápido que o Google Chrome na hora de baixar e sincronizar as mensagens do meu celular.

Além disso, há relatos no Reddit que o navegador da Mozilla realmente tem desempenho superior ao seu rival.

Cabe experimentar para saber como a ferramenta se comporta no seu computador, inclusive, com outros navegadores, como o próprio Edge, da Microsoft.

Mais alternativas para usar o WhatsApp no PC

Uma dica que pode ser útil para alguns usuários é usar o aplicativo dedicado ao seu sistema operacional. Claro que o método não é 100% efetivo, mas é possível ter uma experiência um pouco mais agradável — e menos irritante. Leia nosso tutorial sobre como usar o WhatsApp no PC.

WhatsApp Web Lento? App para desktop pode te ajudar (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)
WhatsApp Desktop pode ser baixado para Windows e Mac (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

Vale ressaltar: a primeira conexão feita pelo usuário, independente da plataforma, tende a ser mais lenta do que o convencional, principalmente se você tem muitas mensagens não lidas e mídias para carregar.

A ferramenta precisa fazer o download de todas as suas conversas do smartphone, para assim, conseguir exibi-las no computador.

Entretanto, foi possível notar que muitas vezes a versão Web exibe mensagens já lidas como não lidas, o que não acontece no app para desktop. Em todo caso, vale o teste.

WhatsApp Beta pode ter melhor desempenho

Por fim, relatos de usuários no Twitter mostram que pode ser mais efetivo recorrer ao WhatsApp Beta que usa a Plataforma Universal do Windows (UWP) para entregar uma experiência mais integrada ao sistema da Microsoft.

Também testamos essa versão do aplicativo, e o tempo de carregamento de mensagens foi menor que no WhatsApp Web.

Vale ressaltar, porém, que essa é uma versão de natureza mais instável, já que está em fase de testes. Isso quer dizer que a plataforma pode apresentar bugs ou algum comportamento inesperado eventualmente.

Por que o WhatsApp Web está lento?

Toda essa lentidão envolvendo o WhatsApp Web teve início em novembro de 2021, quando a empresa passou a liberar uma atualização que permite usar o mensageiro em outros dispositivos.

Com a função, é possível acessar conversas no PC mesmo que o smartphone esteja desligado ou sem sinal de internet. Entretanto, não é possível saber se há algum problema de compatibilidade que esteja causando esse problema.

Em resposta ao Tecnoblog, o WhatsApp informou que “está ciente que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens” e que “já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.

Entretanto, a empresa não quis comentar quais são os reais desafios enfrentados pela plataforma, quais ações vêm sendo feitas para que essa lentidão deixe de acontecer ou se existe um prazo para a normalização do serviço.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados