Firefox

Sobre

Mozilla Firefox é um navegador de Internet gratuito e de código aberto. A primeira versão com o nome Firefox foi liberada no dia 9 de novembro de 2004. Anteriormente o browser foi chamado de Phoenix e Firebird, mas conflitos com nomes de empresas e softwares já existentes fizeram a Mozilla mudar de ideia. Foi o segundo navegador mais popular durante anos, atrás apenas do Internet Explorer, mas vem perdendo espaço desde a chegada do Google Chrome.

Firefox finalmente ganha suporte a multiprocessos

14/06 às 15h40 por

Boa parte das atualizações de navegadores traz promessas de melhorias no desempenho que, na prática, não fazem diferença. Mas o recém-lançado Firefox 54 deve cumprir essa promessa: com o update, o browser finalmente passa a trabalhar com múltiplos processos por padrão, coisa que o Chrome e o Safari, por exemplo, fazem há algum tempo.

Firefox vai ganhar recurso para consumir menos RAM

17/04 às 10h39 por

O Chrome tem a má fama de consumir RAM demais, e o Firefox também passará a usar mais memória à medida que separa abas e complementos em processos diferentes. Felizmente, a Mozilla está preparando seu navegador para PCs mais limitados com um novo recurso chamado "performance".

Firefox recebe reclamação por avisar que página de login insegura é insegura

21/03 às 09h49 por

A Mozilla recebeu uma reclamação inesperada sobre um recurso do Firefox: o navegador estava informando que uma página de login insegura era… insegura. A queixa partiu do administrador de um portal de notícias especializado em gás e petróleo, que afirmava que o aviso de segurança foi colocado “sem permissão” no sistema de gerenciamento de conteúdo do site. Tem tanta coisa errada que eu nem sei por onde começar. Sempre que alguém entrava no formulário de login do Oil and Gas International, o Firefox mostrava um aviso embaixo do campo de senha: “Esta conexão não é seg

Mozilla compra Pocket

27/02 às 16h48 por

O Pocket, serviço de leitura que nasceu como uma extensão para o Firefox em 2007, inicialmente conhecido como Read It Later, agora é da Mozilla. A companhia por trás do Firefox anunciou nesta segunda-feira (27) que adquiriu o serviço que salva artigos para ler depois. O valor da transação não foi divulgado. É um namoro que terminou em casamento: desde 2015, o Pocket está presente nativamente no Firefox, com um botão para salvar artigos. O serviço de leitura tem mais de 10 milhões de usuários

Firefox ainda suporta Windows XP e Vista (mas isso acaba em 2017)

27/12/2016 às 16h06 por

Nem parece, mas o Windows XP é um sistema operacional com 15 anos de idade. Quase todos os principais softwares já deixaram de suportar uma plataforma tão antiga. E uma das poucas exceções é o Firefox — mas isso muda em setembro de 2017, quando o navegador da Mozilla vai parar de receber atualizações de segurança também no Windows Vista. Em comunicado, a Mozilla informa que o Firefox 52, que chega em março de 2017, será o último a suportar os Windows XP e Vista.

Mozilla vai restringir ainda mais o Flash no Firefox

20/07/2016 às 16h02 por

Chega de travamentos: a Mozilla anunciou nesta quarta-feira (20) que vai adotar novas restrições para a execução de plugins no Firefox, especialmente o Flash. A partir de agosto, conteúdos em Flash que não forem essenciais para o usuário serão bloqueados. Em 2017, o navegador passará a exigir que o usuário dê permissão explicitamente antes que um plugin possa rodar no Firefox.

Como deixar vídeos do YouTube rodando em segundo plano no Android

04/07/2016 às 13h10 por

O YouTube é um serviço de vídeos, mas às vezes a gente só quer ouvir o áudio do conteúdo disponível ali. Pode ser uma playlist de músicas ao vivo do seu artista preferido ou uma palestra, por exemplo. O problema é que, pelo menos no Android, o aplicativo oficial do YouTube para a reprodução quando a tela é desligada ou outro app fica em primeiro plano. E agora? Não se preocupe. Nas próximas linhas v

Chrome chupa a bateria do seu notebook de canudinho

20/06/2016 às 11h34 por

Não é novidade que o Chrome consome mais energia que os concorrentes: a Apple afirma que você ganha até duas horas de navegação no seu MacBook se trocar o navegador do Google pelo Safari, por exemplo. Agora, a Microsoft mediu exatamente quão ruim é o Chrome: nesta segunda-feira (20), a empresa divulgou um estudo mostrando que ele corta a autonomia do seu notebook em até 40%.

Firefox chega ao iPhone e iPad como alternativa para navegar na web

12/11/2015 às 17h15 por

Diferente do Android, o iOS é uma plataforma na qual os usuários possuem dificuldade para encontrar navegadores web de terceiros. Há algum tempo, o Google lançou o Chrome, a Opera disponibilizou Opera Mini e, juntamente com o Safari, esses eram os principais navegadores disponíveis na App Store. Agora é a vez do Firefox, que finalmente ganhou uma versão para iOS. Disponível para iPhone e iPad, o Firefox

Carregar mais posts