Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como instalar o Firefox [Windows e Mac]

Saiba como instalar o Firefox para conhecer as funções do software da Mozilla caso esteja insatisfeito com seu navegador atual

Wagner Pedro

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Firefox é um dos navegadores mais utilizados do mercado. A cada atualização, a desenvolvedora Mozilla melhora a interface e implementa novos recursos para atrair uma parcela maior de usuários. Se você tem interesse nesse software, o processo para instalá-lo é simples, tanto no Windows quanto no Mac. Veja abaixo como fazer isso.

Mozilla Firefox (Imagem: Reprodução/Firefox)

Mozilla Firefox (Imagem: Reprodução/Firefox)

Requisitos para instalar o Firefox

Por mais que o Firefox seja apenas um navegador, a Mozilla alerta que existem alguns requisitos que precisam ser atendidos para que o browser rode com tranquilidade.

Sistema operacional

  • Windows: versão 7, 8 ou 10 (32 ou 64 bits);
  • Mac: macOS 10.12, 10.13, 10.14, 10.15 e 11.

Hardware recomendado

  • Windows: processador Pentium 4 ou mais recente compatível com SSE2; 512 MB ou 2 GB de RAM (64 bits); 200 MB de espaço no disco rígido;
  • Mac: processador Intel x86 ou Apple Silicon; 512 MB de RAM; 200 MB de espaço no disco rígido.

Como instalar o Firefox

O processo para instalar o Firefox é simples. Seguindo as instruções abaixo, em poucos minutos você poderá utilizar suas funções e, claro, navegar pela internet.

Windows

  1. Acesse mozilla.org/pt-BR/firefox/windows;
  2. Clique no botão “Baixar agora” — o site vai fazer o download de um instalador que escolhe a melhor versão do Firefox disponível para seu computador;
  3. Clique no arquivo “Firefox Installer” para executá-lo;
  4. Aguarde alguns segundos para que a instalação seja concluída;
  5. Quando o processo acabar, o navegador será aberto automaticamente.

É importante ressaltar que, em algumas versões do Windows 10, pode aparecer uma notificação assim que o instalador for executado, mostrando um aviso sobre aplicativos verificados pela Microsoft. Isso acontece porque o Firefox não está na loja de apps da empresa, mas é totalmente seguro instalar qualquer versão baixada no site oficial.

Caso apareça um pop-up na tela, basta clicar em “Instalar assim mesmo”. Se essa opção não for exibida, você terá que mudar uma configuração do sistema. Veja abaixo como fazer isso:

  1. Clique no ícone do Windows no canto inferior esquerdo;
  2. Clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações;
  3. Clique em “Aplicativos”;
  4. Na seção “Escolher de onde baixar aplicativos”, clique no menu suspenso abaixo e selecione a opção “De qualquer lugar”.

Mac

  1. Acesse mozilla.org/pt-BR/firefox/mac;
  2. Clique no botão “Baixar agora”;
  3. Assim que o download for concluído, o arquivo “Firefox.dmg” deve abrir automaticamente uma janela do Finder. Arraste o ícone do navegador para a pasta “Aplicativos”;
  4. Em seguida, clique na janela do Firefox mantendo a tecla “Control” pressionada e selecione a opção “Ejetar Firefox”.

A Mozilla alerta que não é recomendado executar o navegador diretamente do arquivo “Firefox.dmg”, pois isso pode gerar problemas, como perda de dados e configurações.

Pronto, agora você já sabe como instalar o Firefox.