Como mudar o navegador padrão no iPhone ou iPad [iOS 14]

Tutorial mostra como para alterar o navegador padrão no iOS ou iPadOS; recurso permite utilizar alternativas como Chrome e Firefox

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano
navegador padrão iOS / Ana Marques / Tecnoblog

Usuários de iPhone 6s ou modelo posterior já podem mudar o navegador padrão para acessar a web. O recurso chegou com o iOS 14 e dá maior flexibilidade na escolha de aplicativos alternativos ao Safari no sistema da Apple. Você também pode utilizar a dica para alterar o navegador padrão em iPads com iPadOS 14.

Antes, a solução para usuários do ecossistema da Apple para facilitar o uso de seus navegadores preferidos era colocá-los na Dock. Com a mudança, você pode usar apps como o Google Chrome para abrir diretamente os links enviados por mensageiros, e-mails e outros softwares.

Como mudar o navegador padrão no iPhone ou iPad

  1. Acesse “Ajustes” no seu iPhone ou iPad;
  2. Busque pelo nome do navegador que deseja definir como padrão;navegador padrão iOS
  3. Toque sobre ele e, em seguida, vá em “App de Navegador Padrão”;
  4. Por fim, basta tocar sobre o nome do navegador que deseja utilizar para que a seta se mova, confirmando a troca.navegador padrão iOS

Nem todos os navegadores disponíveis na App Store podem ser definidos como padrão. Os mais populares, Chrome, Firefox e Microsoft Edge, já contam com a permissão – certifique-se de ter a versão mais recente instalada em seu celular.

Apesar da flexibilização, a Apple ainda recomenda o uso do Safari no iPhone e no iPad. De acordo com a fabricante, seu browser “define a experiência do usuário” no iOS e no iPadOS.

Além do navegador, a Apple também passou a permitir o uso de outros clientes de e-mail como padrão – há especulações de que a ação seja uma resposta da empresa às acusações de práticas anticompetitivas. Demais aplicativos, como reprodutor de música, relógio, calculadora e galeria, ainda são atrelados aos serviços da fabricante.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados