Qual Apple Pencil é compatível com as diferentes gerações do iPad Pro?

O lápis original se conecta ao iPad Pro pela porta Lightning e o novo é wireless; o resto você já pode imaginar sobre a compatibilidade

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Apple Pencil / Howard Lawrence / Unsplash

Com o lançamento do novo iPad Pro 2018, a Apple revelou também a segunda geração do Apple Pencil, o lápis que acompanha o tablet. Se você já é um usuário do iPad Pro e quer saber mais sobre a compatibilidade do Apple Pencil com os modelos mais novos, acompanhe o texto a seguir. Mas, antes, um spoiler: você está sem sorte se pretende usar a primeira geração da canetinha da Apple com a versão mais atualizada do tablet.

Com o novo iPad Pro 2018, entramos em uma nova era do aparelho. Os novos “pro” são os primeiros produtos da Apple com iOS que não vêm equipados com um conector proprietário. Em vez de usar o Lightning, que é padrão desde 2012, inclusive no iPhone, a empresa optou por usar entrada e saída USB-C nos novos modelos do iPad Pro 2018.

O problema que isso traz para usuários do Apple Pencil de primeira geração é simples: o lápis original se conecta ao iPad Pro pela porta Lightning. Como os novos iPads têm USB-C, o Apple Pencil original não pode ser emparelhado com um novo iPad Pro.

apple-pencil-charging

A nova Apple Pencil é feita para o novo iPad Pro (tudo novo)

Uma das novidades do Apple Pencil 2, é que a segunda geração do lápis se conecta ao iPad Pro sem fios. A primeira vez que você aproximá-lo do tablet usando os lados magnéticos de cada uma das partes, automaticamente, já estará emparelhado.

Conexão magnética

A conexão magnética por proximidade é também a maneira como a Apple definiu a fonte de carregamento de energia da caneta. Ou seja, o novo Apple Pencil se conecta magneticamente à lateral do iPad Pro, bem firme, emparelha na hora e já recarrega.

Apple Pencil 2 Magnética

Qual Apple Pencil é compatível com o seu iPad?

 

1. Apple Pencil (1ª geração)

Emparelhamento e recarga por conector Lightning.

  • iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª e 2ª gerações);
  • iPad Pro de 10.5 polegadas;
  • iPad Pro de 9,7 polegadas;
  • iPad (6ª geração);

2. Apple Pencil (2ª geração)

Emparelhamento automático, recarga sem fio e acoplagem magnética.

  • iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração);
  • iPad Pro de 11 polegadas.

Preço do Apple Pencil (em dólares e em reais)

  • Apple Pencil (2ª geração): R$ 979,00 ou U$ 129.
  • Apple Pencil (1ª geração): R$ 749,00 ou U$ 99.

Vale lembrar que o Apple Pencil é vendido separadamente no site da fabricante do iPad.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPad Pro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados