Vai trocar de iPad? Talvez também precise trocar a sua Apple Pencil

Novos iPads contam com entrada USB-C, enquanto Apple Pencil de 1ª geração usa Lighthing; Apple já está vendendo adaptador

Felipe Freitas
Por
Aluna desenha com Apple Pencil no iPad rodando Adobe Photoshop Sketch (Imagem: Divulgação)

Nesta terça-feira (18), a Apple anunciou os seus novos iPads de 10ª geração, marcando o início do USB-C no seu tablet básico. Contudo, a novidade deixa a Apple Pencil de 1ª geração “inutilizável”, já que esta possui entrada do tipo Lighting. Felizmente, por 99 reais, a Apple soluciona o problema com um adaptador — mas só para o iPad 10.

A adoção do USB-C é algo aprovado pelo público (e pela União Europeia), porém era esperado que alguns “probleminhas” de compatibilidade surgissem entre dispositivos da Apple. Quem tem uma Apple Pencil de 1ª geração e pretende trocar de iPad precisa ficar atento a alguns pontos.

Adaptador de USB-C para Apple Pencil

Em algum momento da minha vida, ouvi alguém falar que o abridor de latas foi inventado logo depois da lata — uma enorme mentira para falar sobre a importância do espírito inventivo. Na verdade, demoraram quase 50 anos para criar o abridor de latas. 

A Apple, ao contrário da metáfora mal feita, lançou o adaptador de USB-C para Apple Pencil junto do novo iPad com entrada USB-C. Lá fora, o acessório custa 9 dólares. Aqui ele está custando 99 reais e não funciona com o iPad Air e iPad Pro — somente com o iPad 10.

Se você possui uma Apple Pencil de primeira geração e quer mudar para o iPad Air lançando neste ano, terá que comprar uma caneta nova. Não dá para ter tudo na vida, não é mesmo?

Adaptador de USB-C para Apple Pencil (Imagem: Divulgação/Apple)
Adaptador de USB-C para Apple Pencil (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Pencil com adaptador? Mas por quê?

O emparelhamento e recarga do acessório é realizado conectando-o ao iPad. Desse modo, é necessário que um adaptador entre em cena para que alguns usuários não fiquem com a sua Apple Pencil ociosa.

O funcionamento do adaptador é bem simples (como qualquer produto do tipo bem pensado). Uma das extremidades é conectada ao cabo USB-C do novo iPad, enquanto o outro lado se conecta na Apple Pencil. Feito isso, basta conectar a outra ponta do cabo ao tablet.

Com informações: Apple

Relacionados