Apple deve lançar iPad Pro com tela OLED e nova caneta

Apple não lança novos iPads desde 2022; indícios de versão beta sugerem que Apple Pencil poderá ser "apertada" para interagir com sistema

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
Shapr3D usa scanner LiDAR do iPad Pro para gerar modelo 3D de um cômodo
iPad Pro: última versão foi lançada pela Apple em outubro de 2022 (Imagem: Divulgação / Apple)

Uma nova linha de iPads parece estar a caminho. Indícios sobre quatro novos modelos foram encontrados na versão beta do iOS 17.5, e a Apple deve trazer um display com tecnologia OLED para o próximo iPad Pro. A Apple Pencil também deve ganhar novos sensores com um novo jeito de interagir com o sistema.

O 9to5Mac identificou os seguintes identificadores de display: iPad16,3, iPad16,4, iPad16,5 e iPad16,6. São quatro modelos do iPad Pro, e contemplam dois tamanhos de tela e versões Wi-Fi e com conectividade 5G.

A expectativa é que o novo iPad Pro tenha tela de OLED, algo que ainda não existe nos tablets da maçã. A tecnologia, que apresenta cores vibrantes e pretos profundos, já está presente nos displays dos iPhones e também no Apple Watch.

A chegada de novos iPads é aguardada pelo mercado e por entusiastas e deve acontecer no mês de maio. A Apple, que costuma ter janela de lançamentos anuais dos seus principais produtos, apresentou o último iPad em outubro de 2022.

Um relatório da DSCC, companhia que faz pesquisas sobre o mercado de displays, sugere que o lançamento de novos iPads foi adiado devido a restrições de produção das telas. Os painéis de OLED da nova versão devem ser fornecidos pela LG e Samsung.

Apple Pencil também pode ganhar nova versão

Além dos novos iPads, a Apple também deve introduzir uma nova geração da Apple Pencil. Os indícios também foram encontrados no iOS 17.5 beta.

Nova Apple Pencil com USB-C
Apple Pencil com USB-C foi lançado pela Apple em 2023 (Imagem: Divulgação/Apple)

A nova geração da Apple Pencil poderá identificar quando o usuário a aperta, o que proporciona uma nova forma de interação com o tablet. Os códigos indicam gestos de apertar, apertar duas vezes e apertar por longo tempo.

As gerações existentes da Apple Pencil não possuem sensores de pressão que permitam esse tipo de interação. Atualmente, é possível dar dois toques na ponta para alternar entre lápis e borracha.

O código do iOS também sugere que a nova Apple Pencil terá suporte ao Find My, que permite localizar dispositivos da maçã como se fosse uma AirTag. Essa funcionalidade já está presente nos AirPods mais recentes.

O lançamento da nova Apple Pencil deve acontecer em conjunto com o dos novos iPads. Uma nova geração do Magic Keyboard também é aguardada.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados