Apple deve lançar iPad Pro com tela OLED e nova caneta

Apple não lança novos iPads desde 2022; indícios de versão beta sugerem que Apple Pencil poderá ser "apertada" para interagir com sistema

Lucas Braga
Por
Shapr3D usa scanner LiDAR do iPad Pro para gerar modelo 3D de um cômodo
iPad Pro: última versão foi lançada pela Apple em outubro de 2022 (Imagem: Divulgação / Apple)

Uma nova linha de iPads parece estar a caminho. Indícios sobre quatro novos modelos foram encontrados na versão beta do iOS 17.5, e a Apple deve trazer um display com tecnologia OLED para o próximo iPad Pro. A Apple Pencil também deve ganhar novos sensores com um novo jeito de interagir com o sistema.

O 9to5Mac identificou os seguintes identificadores de display: iPad16,3, iPad16,4, iPad16,5 e iPad16,6. São quatro modelos do iPad Pro, e contemplam dois tamanhos de tela e versões Wi-Fi e com conectividade 5G.

A expectativa é que o novo iPad Pro tenha tela de OLED, algo que ainda não existe nos tablets da maçã. A tecnologia, que apresenta cores vibrantes e pretos profundos, já está presente nos displays dos iPhones e também no Apple Watch.

A chegada de novos iPads é aguardada pelo mercado e por entusiastas e deve acontecer no mês de maio. A Apple, que costuma ter janela de lançamentos anuais dos seus principais produtos, apresentou o último iPad em outubro de 2022.

Um relatório da DSCC, companhia que faz pesquisas sobre o mercado de displays, sugere que o lançamento de novos iPads foi adiado devido a restrições de produção das telas. Os painéis de OLED da nova versão devem ser fornecidos pela LG e Samsung.

Apple Pencil também pode ganhar nova versão

Além dos novos iPads, a Apple também deve introduzir uma nova geração da Apple Pencil. Os indícios também foram encontrados no iOS 17.5 beta.

Nova Apple Pencil com USB-C
Apple Pencil com USB-C foi lançado pela Apple em 2023 (Imagem: Divulgação/Apple)

A nova geração da Apple Pencil poderá identificar quando o usuário a aperta, o que proporciona uma nova forma de interação com o tablet. Os códigos indicam gestos de apertar, apertar duas vezes e apertar por longo tempo.

As gerações existentes da Apple Pencil não possuem sensores de pressão que permitam esse tipo de interação. Atualmente, é possível dar dois toques na ponta para alternar entre lápis e borracha.

O código do iOS também sugere que a nova Apple Pencil terá suporte ao Find My, que permite localizar dispositivos da maçã como se fosse uma AirTag. Essa funcionalidade já está presente nos AirPods mais recentes.

O lançamento da nova Apple Pencil deve acontecer em conjunto com o dos novos iPads. Uma nova geração do Magic Keyboard também é aguardada.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Temas populares