Firefox testa sistema para pegar reviews falsos de produtos

Mozilla pretende integrar no navegador recurso que busca identificar resenhas falsas em sites de compras; reviews mentirosas geram dor de cabeça para lojas

Felipe Freitas
Por
Mozilla Firefox
Mozilla Firefox (Imagem: Divulgação/Mozilla)

A Mozilla confirmou que está testando uma ferramenta para identificar falsas resenhas de produtos no Firefox. A ferramenta Review Checker será nativa no navegador da empresa. Criada pela Fakespot, companhia que foi adquirida pela Mozilla, a tecnologia está disponível como extensão em outros browsers e aplicativos.

Os testes com o Review Checker foram encontrados pelo site MSPowerUser e depois confirmados por Byron Jourdan, diretor sênior de produto da Mozilla, em comunicado enviado ao The Verge. Por mais que falsas resenhas sejam um grande problema para clientes, os marketplaces não saem ilesos dessas práticas organizadas por lojistas mal-intencionados.

Review Checker do Firefox usa IA e machine learning

Review Checker classifica análises de A à F, sendo A a melhor nota de confiabilidade (Imagem: Reprodução/MSPowerUser)

Para identificar os reviews falsos, o Review Checker utiliza as tecnologias de inteligência artificial e machine learning para identificar padrões e similaridades entre as avaliações de produtos publicadas pelos usuários.

Em outras palavras, a ferramenta busca vícios de linguagem — algo que pode entregar a autoria de um texto. Por exemplo, de tanto ler matérias de amigos da faculdade, por vezes eu reconheço que o autor é um amigo quando estou no meio do texto. A diferença é que um humano leva muito tempo para guardar os padrões, então imagine ler vários reviews em um site e reconhecer semelhanças. Somente uma máquina é capaz de cumprir a tarefa.

Amazon e Meta são contra reviews falsos

Ilustração com várias caixas
Amazon possui milhares de funcionários que derrubam reviews falsas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nos últimos anos, a Amazon e a Meta (que possui um marketplace dentro do Facebook) ampliaram o investimento contra comentários falsos. A primeira tem (ou tinha, até as demissões em massa) 12 mil funcionários em todo o mundo dedicados a caçar reviews mentirosos.

No caso da Meta, o Facebook é usado também para que vendedores paguem para que pessoas escrevam resenhas falsas sobre o produto, o lojista ou os dois. Cerca de mil vendedores foram processados pela Amazon por usar a rede social para contratar “reviewers”.

Essas análises falsas na loja online podem induzir o cliente a comprar um produto de má qualidade. Porém, na maioria dos casos e na teoria, a dor de cabeça vai para o marketplace. O cliente pode pedir o estorno e até acionar o Procon. A experiência ruim do comprador vai para a conta da Amazon, que abre espaço para aquele lojista — e muitos clientes nem sabem que a venda pode não ser feita pela empresa.

Review Checker continuará disponível para navegadores concorrentes

Jourdan, diretor sênior da Mozilla, afirmou que os planos de tornar o Review Checker nativo para o Firefox não significa que o recurso será encerrado em navegadores rivais. O executivo explicou ao The Verge que o Review Checker continuará disponível como uma extensão. Jourdan disse ainda que não há uma data para o lançamento oficial do recurso.

Com informações: The Verge e MSPowerUser

Receba mais sobre Firefox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados