Google Agenda ganha app para smartwatches com Wear OS

Com o aplicativo, dá para visualizar próximos compromissos, responder convites e checar o Google Tarefas. Gmail chegou na semana passada.

Giovanni Santa Rosa
Por
Google (Imagem: Vitor Páduo/Tecnoblog
Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Se você tem um Galaxy Watch recente ou qualquer outro relógio com o Wear OS, poderá acompanhar seus compromissos por ele. O Google Agenda ganhou um app para o sistema operacional, com direito a integração com o Google Tarefas. Liberado na segunda-feira (9), o aplicativo chega pouco depois do Gmail, que também ganhou uma versão para smartwatches.

O Google Agenda para Wear OS mostra os eventos em uma lista com imagens de fundo, sem exibir horários vagos, de um jeito parecido com a opção “Programação” (ou “Schedule”) dos smartphones.

Tela do app Google Agenda para Wear OS como uma lista de dois eventos, a data e o horário atual
Google Agenda tem visualização parecida com o Programação/Schedule do smartphone (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Além de ver os próximos compromissos, o Google Agenda para Wear OS traz detalhes, como localização, anotações, notificações e convidados. Também dá para responder se você vai participar ou não, além de abrir no smartphone ou deletar o evento diretamente do relógio.

O aplicativo também exibe tarefas com prazo de vencimento no Google Tarefas, com a opção de marcá-las como concluídas. Por fim, o Google Agenda conta com dois Blocos (ou Tiles, como a empresa chama em inglês), um para próximos compromissos e outro para próximas tarefas.

Tela do app do Google Agenda para Wear OS com detalhes de um evento e a resposta do convidado
App para smartwatches permite responder convites (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Por outro lado, não é possível criar eventos ou tarefas diretamente do app para smartwatches. Um jeito de contornar isso é pedir para o Google Assistente cadastrar um novo compromisso, como já era possível antes mesmo do aplicativo.

Wear OS vem ganhando apps importantes

Além do Google Agenda, o Wear OS ganhou um app para o Gmail. Anunciado em maio, na Google I/O, ele foi disponibilizado na semana passada, no mesmo dia do lançamento do Pixel Watch 2.

O Gmail para Wear OS traz funções simples, como ver a caixa de entrada e ler mensagens completas. Além disso, conta com um mostrador de novos e-mails (calma, não são e-mails não lidos no total, apenas quantos chegaram recentemente). Um ponto interessante é o suporte a múltiplas contas.

A chegada de apps famosos é um diferencial do Wear OS em relação ao watchOS, do Apple Watch.

Além do Gmail e do Google Agenda, quem também chegou recentemente foi o WhatsApp. Disponibilizado em julho, ele dá acesso a mensagens recentes, incluindo imagens, e permite respostas rápidas em texto e em áudio. O WhatsApp não tem uma versão para watchOS.

Com informações: Engadget, 9to5Google

Receba mais sobre Google Agenda na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados