Ainda em beta, WhatsApp finalmente chega para o WearOS

App de mensagens foi liberado para smartwatches e outros vestíveis com Wear OS; mesmo na versão beta, WhatsApp traz praticidade para os dispositivos compatíveis

Felipe Freitas
Por
Galaxy Watch 5 roda Wear OS com interface One UI Wear
Galaxy Watch 5 já pode rodar uma versão nativa do WhatsApp para Wear OS(Imagem: Divulgação/Samsung)

O WhatsApp foi finalmente disponibilizado como aplicativo nativo para smartwatches com Wear OS, como é o caso do Pixel Watch e Galaxy Watch. Ainda que em versão beta, a chegada do app para os vestíveis traz mais praticidade para o usuário — desde que ele esteja registrado para participar dos testes do WhatsApp. Essa versão do app de mensagens é compatível com o Wear OS 3.

Com o WhatsApp liberado para os dispositivos com Wear OS (sistema operacional para vestíveis baseado em Android), é possível enviar áudios e textos através dos seus relógios. Além de praticidade, os vestíveis ganham mais utilidade com esse novo recurso, deixando de ser só um gadget para monitorar atividades físicas, parâmetros de saúde e SMS, por exemplo.

WhatsApp beta é liberado para o Wear OS “com tudo que precisa”

O WhatsApp para Wear OS funciona com tudo que você precisa para usá-lo. Dá para gravar áudio, escrever mensagens, ver as conversas mais recentes e as imagens recebidas nas conversas. O lado ruim é só estar disponível para quem tem acesso à versão beta do WhatsApp.

O aplicativo de mensagens não recebe mais inscrições para o seu programa de testes há um bom tempo, o que limitará o uso do WhatsApp para Wear OS a um público “relativamente” restrito: usuários que integram o beta e que possuem um smartwatch com o sistema operacional.

Google Pixel Watch (imagem: divulgação/Google)
Google Pixel Watch, lançado em 2022, também é compatível com WhatsApp para Wear OS (Imagem: Divulgação/Google)

Mas essa “limitação de acesso” pode durar pouco tempo. Amanhã o Google realizará o evento I/O 2023, onde há chances de anunciar outras novidades para o Wear OS. A empresa está interessada em expandir os recursos e usabilidade dos dispositivos com o sistema operacional.

Assim, o Google tem pressa em ver a versão estável do WhatsApp rodando no Wear OS. Só falta combinar com a Meta. Até o momento, o app em testes não pode realizar chamadas e executar vídeos.

Parear o WhatsApp beta em dispositivo com Wear OS

Tela de pareamento do WhatsApp com smartwatch (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Tela de pareamento do WhatsApp com smartwatch (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Para parear o WhatsApp beta com seu smartwatch você precisa abrir o app no vestível. Após isso, o aplicativo abrirá a mensagem “continuar no telefone” e verá um código de oito dígitos.

Ao acessar o WhatsApp no smartphone, você verá um pop-up com uma mensagem perguntando se você quer conectar um novo dispositivo. Agora você escreverá o código de oito dígitos. Confirmando o código, basta aguardar alguns segundos para o pareamento ser concluído.

Com informações: WABetaInfo, Android Authorithy e Engadget

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados