O que é uma câmera DSLR?
Controle criativo total sobre o resultado final. Descubra o que a câmera DSLR tem de tão especial e se ela é perfeita pra você

As câmeras analógicas de filme são as conhecidas SLRs “Single Lens Reflex” (Reflexo de Lente Única), o acréscimo do D é a marca da passagem para o digital. Ok, essa foi simples. Mas afinal, o que é uma câmera DSLR?
As câmeras DSLR são especiais simplesmente porque capturam a cena de ação em movimento de forma mais rápida, ao mesmo tempo em que oferecem controle criativo total sobre o resultado final.
Uma câmera DSLR é um corpo de câmera digital que permite que a luz entre em uma única lente onde atinge um espelho que reflete a luz para cima ou para baixo no visor da câmera.
Quando você pressiona o obturador para tirar a foto, o espelho se move para fora do caminho. O obturador é aberto e a luz que sai da lente dispara diretamente para o sensor de imagem onde uma fotografia é registrada. Isso explica a parte “SLR” da sigla. Digital refere-se ao sensor digital, em vez de usar filme de 35 mm.
Entender SLR vs. DSLR é reconhecer que a mecânica é a mesma, mas as SLRs usam filme real e as DSLRs são digitais. Isso fornece algumas vantagens. O material fotossensível, que nas câmeras analógicas era o negativo, nas câmeras digitais é transformado em um sensor digital composto por pixels. Normalmente, esses sensores são do tipo CCD (dispositivo acoplado à carga) ou CMOS (semicondutor complementar de óxido de metal), e são os responsáveis pela retenção da imagem.
Quando você olha através do visor (viewfinder), que é aquela peça da parte de trás da câmera que a gente olha para fazer a foto em uma DSLR, o que você está vendo, veio através da lente que está acoplada na câmera. Isso significa que você está vendo através do visor exatamente o que você vai capturar, ou seja, fotografar.
A luz do objeto que você vai capturar entra através da LENTE (1) até o ESPELHO (2) que está posicionado a um ângulo de 45 graus dentro da câmera que reflete a luz de forma vertical para um elemento óptico chamado PENTAPRISMA (7). O pentaprisma então converte a luz vertical vinda do espelho para uma linha horizontal redirecionando essa luz direto para o VISOR (8).
Quando você clica para fazer a foto, o ESPELHO (2) sobe deixando a luz passar. Então o OBTURADOR (3) abre e a luz entra no SENSOR (4). O obturador fica aberto o tempo (velocidade) que você determinou para capturar a imagem através do SENSOR (4). Depois o OBTURADOR (3) fecha e o ESPELHO (2) abaixa, voltando ao ângulo de 45 graus, que continua direcionando a luz para o VISOR (8).
Depois disso tudo, o processador da câmera pega todas as informações do sensor, convertendo em um formato apropriado, para que possa gravar as informações dentro do cartão de memória. Todo esse processo acontece no simples momento de um clique.
Com informações: Expert Photography.