O que é abertura de lente? Saiba como ela afeta as fotos da câmera

Abertura determina a quantidade de luz que passa pelo diafragma da lente; descubra o que são os números f/stop e como eles afetam as suas fotos

Felipe Ventura Paulo Higa
Por e
Ajuste da abertura de lente no app de câmera do iPhone
Ajuste da abertura de lente na câmera (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

A abertura é o diâmetro do diafragma de uma lente e controla a entrada de luz para o sensor da câmera. Em fotografia digital, seu ajuste modifica a profundidade de campo da imagem.

A abertura do diafragma é um dos três pilares da fotografia, assim como a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO. O ajuste desse triângulo de exposição é fundamental no modo manual de qualquer câmera DSLR, mirrorless ou celular.

Como funciona a abertura da lente de uma câmera

Quanto maior a abertura, mais luz a lente deixa entrar. O funcionamento do diafragma da lente é semelhante ao olho humano, no qual a pupila fica maior e mais dilatada para enxergar melhor em um ambiente mais escuro.

O f/stop ajusta o tamanho da abertura e, portanto, quanta luz pode passar pela lente da câmera. Ele é geralmente escrito com “f” minúsculo, barra e um número, como f/3,5; e também pode ser representado com F maiúsculo (sem barra), como F3,5.

A abertura controla a profundidade de campo, ou seja, a nitidez do plano de fundo em fotos e vídeos. Quanto maior o f/stop, maior a profundidade de campo – assim, uma área maior da imagem estará em foco. Enquanto isso, quanto menor o f/stop, menor a profundidade de campo, e o fundo ficará mais borrado.

Foto de árvore com fundo desfocado em abertura f/5, e fundo focado em abertura f/16
Abertura da lente muda o foco do plano de fundo (Imagem: Felipe Ventura e Vitor Pádua / Tecnoblog)

O f/2 é considerado um f/stop baixo; o f/5,6 está na faixa intermediária, enquanto o f/11 é tido como alto. Lentes com f/stop a partir de f/1,4 ou f/1,8 são chamadas de lentes rápidas. Câmeras permitem fixar o f/stop com o modo Aperture Priority (A).

O f/stop é a proporção entre a distância focal da lente e o diâmetro da entrada de luz. Portanto, um f/stop maior significa uma abertura menor, enquanto um f/stop menor corresponde a uma abertura maior. Você pode considerar o número f como uma fração: por exemplo, 1/2 (um dividido por dois) é maior que 1/10 (um dividido por dez), então f/2 corresponde a uma abertura maior que f/10.

Quando usar uma abertura maior ou menor

Uma abertura grande – ou seja, um f/stop baixo – deixa o fundo desfocado, por isso é usada no modo retrato: isso destaca a pessoa na foto e cria um efeito bokeh, borrando quaisquer distrações na parte de trás.

Uma abertura pequena (f/stop alto) é recomendada para fotografar paisagens e edifícios, porque a câmera vai focar simultaneamente nos elementos do primeiro plano e do fundo. A abertura baixa também ajuda a capturar detalhes nítidos em fotografia macro, por aumentar ao máximo a profundidade de campo.

Qual abertura deixa a imagem totalmente focada?

A abertura f/22 deixa a foto com foco em todas as partes, de acordo com a Adobe. Como o f/stop é alto, a profundidade de campo também será.

Qual abertura é mais próxima do olho humano?

A abertura f/3,2 corresponde ao olho humano, considerando um diâmetro de 7 mm para a entrada de luz, de acordo com o especialista em fotografia Roger N. Clark. A abertura pode variar de uma pessoa para outra, e diminui com a idade.

Lente com abertura maior é mais nítida?

Não necessariamente. A nitidez aumenta com o f/stop até certo ponto – entre f/8 e f/11, segundo o fotógrafo profissional Wolf Amri. Com valores acima de f/11, a nitidez da imagem vai diminuir.

Qual a lente com maior abertura do mundo?

A lente Zeiss Planar 0,7/50 mm possui a maior abertura do mundo, de acordo com a própria Zeiss. Com f/0,7, ela foi usada pela NASA para filmar a Lua e pelo diretor Stanley Kubrick para gravar o filme Barry Lyndon à luz de velas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre DSLR na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados