Como limpar a lente de uma câmera ou celular corretamente
Conheça os materiais recomendados por fabricantes para limpar as lentes da sua câmera, seja uma DSLR, compacta ou celular
Conheça os materiais recomendados por fabricantes para limpar as lentes da sua câmera, seja uma DSLR, compacta ou celular
A limpeza da lente de uma câmera é recomendada para remover marcas de impressões digitais e excesso de poeira ou umidade, que podem causar fotos embaçadas, arranhões e até fungos. Entenda quais são os materiais indicados para o procedimento e como limpar a lente corretamente.
Além de permitir que manchas, poeiras e resíduos sejam localizadas, a inspeção visual ajuda a identificar arranhões, pequenos danos causados por impactos e até a presença de fungos na lente.
Utilize um pano de microfibra ou um tecido próprio para remover manchas de impressões digitais da lente fotográfica. O pano deve ser passado seco sobre a lente com movimentos circulares e suaves até a marca ou mancha desaparecer.
Evite o uso de lenços de papel, papel higiênico, lenço umedecido ou tecidos sujos, pois esses materiais podem conter detritos que riscam a lente.
Caso o procedimento não seja suficiente para remover totalmente a mancha ou marca, o pano pode ser levemente umedecido com produtos químicos próprios para lentes, vendidos em lojas de departamento. É recomendável aplicar o líquido no tecido, não diretamente sobre a lente.
Ao final da limpeza, faça outra inspeção visual. Certifique-se de que a lente está totalmente seca. Se algum detrito do tecido estiver sobre a lente, use um pincel ou escova com cerdas macias para removê-lo.
Utilize um pincel ou escova com cerdas macias para remover poeira da lente da câmera com movimentos suaves. O acessório deve estar limpo, seco e conservado. Não use pincéis ou escovas com cerdas tortas ou se soltando, pois elas podem riscar a lente ou cair no interior dela.
Um soprador (acessório de borracha que libera ar quando pressionado) pode ser usado para remover poeiras que não saem com pincel/escova ou não são facilmente alcançadas.
Tome cuidado para evitar que o bico do soprador encoste na lente ou em seus componentes. Também evite sopros fortes. Não assopre a lente com a boca para evitar que saliva caia nela ou que ela fique úmida.
Aspiradores compactos e próprios para dispositivos eletrônicos até podem ser usados para remover poeira de lentes, principalmente se os detritos estiverem no interior do componente. Mas é importante fazer o procedimento com bastante cuidado, pois danos podem ser causados pela ponta do aspirador ou pela sucção.
Não é recomendável remover poeira com auxílio de um pano, mesmo que de microfibra. O tecido pode arrastar os detritos de modo a arranhar a lente.
Ao encontrar um arranhão na lente, convém passar um pincel ou uma escova levemente sobre a área atingida para remover eventuais detritos que possam causar mais danos.
Passar um pano de microfibra na mesma área também é indicado, pois o arranhão pode ser falso, isto é, corresponder a uma mancha em forma de risco.
Se o dano realmente consiste em um arranhão, há chances de o problema ser resolvido ou atenuado com técnicas de polimento ou que, de alguma forma, desgastam a lente em um nível suficiente para o risco desaparecer.
Como essas técnicas exigem prática, é recomendável levar o dispositivo arranhado a uma assistência técnica ou profissional especializado em recuperação de lentes. Mesmo assim, o problema pode não ser resolvido se o arranhão for profundo.
Creme dental e caneta permanente não foram desenvolvidos para remover arranhões de lentes e, na verdade, podem causar danos ainda maiores. Evite o uso deste tipo de material e procure uma assistência especializada para a avaliação correta da sua lente fotográfica.
Álcool comum (etílico) não é indicado para limpar lentes por ser corrosivo. Em situações excepcionais, um pouco de álcool isopropílico até pode ser usado, mas a riscos de que a evaporação do líquido demore, causando manchas na lente. Convém verificar se o fabricante recomenda esse tipo de líquido. A Canon é uma empresa que não indica o uso de nenhum tipo de álcool para limpar lentes.
Detergentes convencionais e sabão não são indicados para limpar lentes, pois podem conter elementos químicos que danificam o acessório. Há detergentes específicos para lentes, mas é importante checar se o fabricante do equipamento recomenda o seu uso.
Na dúvida, prefira a combinação de pincel/escova com cerdas macias e pano de microfibra limpo.
Algumas empresas, a exemplo da Apple, não recomendam o uso de ar comprimido para limpar lentes. Isso porque o jato de ar disparado por dispositivos do tipo pode ser forte a ponto de danificar componentes sensíveis ou, eventualmente, expelir materiais danosos para a lente ou a câmera como um todo.
Acomodar as lentes da câmera em bolsas ou recipientes específicos para ela é uma boa forma de proteção. Também é importante fixar à lente as proteções traseira e frontal. Durante o uso, tome todos os cuidados para evitar que a câmera caia e danifique a lente, como fixá-la firmemente em um tripé.
Para proteger a câmera do celular, use capinhas que evitam que a lente fique em contato direto com uma superfície. Também é recomendável não guardar ou transportar o aparelho junto com objetos que podem danificar as lentes, a exemplo de chaves, canetas e ferramentas.
A melhor maneira de evitar o surgimento de fungos em uma lente é armazenando-a em um local livre de umidade. Para quem mora em uma área úmida, convém guardar a lente e a própria câmera em recipientes secos e bem fechados, mas somente depois de ter certeza de que o equipamento não tem umidade.
Colocar sachês de sílica-gel dentro do recipiente pode ajudar a prevenir a umidade.
Fabricantes como a Sony recomendam que a limpeza da lente seja avaliada por um profissional qualificado se fungos forem encontrados na lente.
Se a câmera não foca após a limpeza da lente, a causa pode ser uma sujeira no sensor da câmera. O componente pode ser acessado para limpeza facilmente em modelos mirrorless. Já câmeras DSLR costumam ter um configuração que trava o espelho para isso.
Se o problema é na câmera do smartphone, a causa das fotos embaçadas pode ser uma configuração de software ou bug. Nosso artigo explica como corrigir problemas de foco na câmera do celular.