Como limpar a lente de uma câmera ou celular corretamente

Conheça os materiais recomendados por fabricantes para limpar as lentes da sua câmera, seja uma DSLR, compacta ou celular

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
Limpando uma lente Canon (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Limpando uma lente Canon (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A limpeza da lente de uma câmera é recomendada para remover marcas de impressões digitais e excesso de poeira ou umidade, que podem causar fotos embaçadas, arranhões e até fungos. Entenda quais são os materiais indicados para o procedimento e como limpar a lente corretamente.

Como saber se a lente da câmera está suja?

  • Observe a lente sob a luz: faça uma inspeção visual cuidadosa para procurar marcas de impressão digital, manchas causadas por líquidos ou sinais de poeira na lente. Para isso, pode ser necessário iluminar o componente com uma luminária ou lanterna.
  • Ajuste a abertura do diafragma: em lentes removíveis, a mancha ou poeira pode aparecer na parte inferior da lente (a que se conecta com a câmera). Nessas circunstâncias, colocar o f-stop no menor número possível pode ajudar a localizar o problema por permitir que mais luz atravesse o componente.
  • Utilize uma lupa: também pode acontecer de o detrito sobre ou no interior da lente ser muito pequeno para ser localizado com uma inspeção visual. Neste caso, inspecionar a lente com uma lupa pode ser útil.
  • Faça um teste: tente tirar uma sequência de fotos de uma parede clara ou de um céu azul. Se as imagens tiverem uma mancha no mesmo ponto, provavelmente há sujeira na área correspondente da lente.

Além de permitir que manchas, poeiras e resíduos sejam localizadas, a inspeção visual ajuda a identificar arranhões, pequenos danos causados por impactos e até a presença de fungos na lente.

Lentes de um iPhone 14 Pro visivelmente sujas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Lentes de um iPhone 14 Pro visivelmente sujas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como remover impressões digitais da lente?

Utilize um pano de microfibra ou um tecido próprio para remover manchas de impressões digitais da lente fotográfica. O pano deve ser passado seco sobre a lente com movimentos circulares e suaves até a marca ou mancha desaparecer.

Evite o uso de lenços de papel, papel higiênico, lenço umedecido ou tecidos sujos, pois esses materiais podem conter detritos que riscam a lente.

Caso o procedimento não seja suficiente para remover totalmente a mancha ou marca, o pano pode ser levemente umedecido com produtos químicos próprios para lentes, vendidos em lojas de departamento. É recomendável aplicar o líquido no tecido, não diretamente sobre a lente.

Ao final da limpeza, faça outra inspeção visual. Certifique-se de que a lente está totalmente seca. Se algum detrito do tecido estiver sobre a lente, use um pincel ou escova com cerdas macias para removê-lo.

As lentes do iPhone 14 Pro foram limpas com um pano de microfibra (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
As lentes do iPhone 14 Pro foram limpas com um pano de microfibra (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como remover poeira da lente fotográfica?

Utilize um pincel ou escova com cerdas macias para remover poeira da lente da câmera com movimentos suaves. O acessório deve estar limpo, seco e conservado. Não use pincéis ou escovas com cerdas tortas ou se soltando, pois elas podem riscar a lente ou cair no interior dela.

Um soprador (acessório de borracha que libera ar quando pressionado) pode ser usado para remover poeiras que não saem com pincel/escova ou não são facilmente alcançadas.

Tome cuidado para evitar que o bico do soprador encoste na lente ou em seus componentes. Também evite sopros fortes. Não assopre a lente com a boca para evitar que saliva caia nela ou que ela fique úmida.

Sopradores podem ser úteis, inclusive para a parte inferior da lente (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Sopradores podem ser úteis, inclusive para a parte inferior da lente (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Aspiradores compactos e próprios para dispositivos eletrônicos até podem ser usados para remover poeira de lentes, principalmente se os detritos estiverem no interior do componente. Mas é importante fazer o procedimento com bastante cuidado, pois danos podem ser causados pela ponta do aspirador ou pela sucção.

Não é recomendável remover poeira com auxílio de um pano, mesmo que de microfibra. O tecido pode arrastar os detritos de modo a arranhar a lente.

Como limpar lente arranhada?

Ao encontrar um arranhão na lente, convém passar um pincel ou uma escova levemente sobre a área atingida para remover eventuais detritos que possam causar mais danos.

Passar um pano de microfibra na mesma área também é indicado, pois o arranhão pode ser falso, isto é, corresponder a uma mancha em forma de risco.

Se o dano realmente consiste em um arranhão, há chances de o problema ser resolvido ou atenuado com técnicas de polimento ou que, de alguma forma, desgastam a lente em um nível suficiente para o risco desaparecer.

Como essas técnicas exigem prática, é recomendável levar o dispositivo arranhado a uma assistência técnica ou profissional especializado em recuperação de lentes. Mesmo assim, o problema pode não ser resolvido se o arranhão for profundo.

Passar um pincel e um pano de microfibra cuidosamente pode ajudar a identificar arranhões (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Passar um pincel e um pano de microfibra cuidosamente pode ajudar a identificar arranhões (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso usar pasta de dente em lente arranhada?

Creme dental e caneta permanente não foram desenvolvidos para remover arranhões de lentes e, na verdade, podem causar danos ainda maiores. Evite o uso deste tipo de material e procure uma assistência especializada para a avaliação correta da sua lente fotográfica.

Posso limpar a lente da câmera com álcool?

Álcool comum (etílico) não é indicado para limpar lentes por ser corrosivo. Em situações excepcionais, um pouco de álcool isopropílico até pode ser usado, mas a riscos de que a evaporação do líquido demore, causando manchas na lente. Convém verificar se o fabricante recomenda esse tipo de líquido. A Canon é uma empresa que não indica o uso de nenhum tipo de álcool para limpar lentes.

Posso lavar a lente da câmera com detergente?

Detergentes convencionais e sabão não são indicados para limpar lentes, pois podem conter elementos químicos que danificam o acessório. Há detergentes específicos para lentes, mas é importante checar se o fabricante do equipamento recomenda o seu uso.

Na dúvida, prefira a combinação de pincel/escova com cerdas macias e pano de microfibra limpo.

Posso usar ar comprimido para limpar a lente da câmera?

Algumas empresas, a exemplo da Apple, não recomendam o uso de ar comprimido para limpar lentes. Isso porque o jato de ar disparado por dispositivos do tipo pode ser forte a ponto de danificar componentes sensíveis ou, eventualmente, expelir materiais danosos para a lente ou a câmera como um todo.

Como proteger a lente de riscos e arranhões?

Acomodar as lentes da câmera em bolsas ou recipientes específicos para ela é uma boa forma de proteção. Também é importante fixar à lente as proteções traseira e frontal. Durante o uso, tome todos os cuidados para evitar que a câmera caia e danifique a lente, como fixá-la firmemente em um tripé.

Protetores de uma objetiva Canon (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Protetores de uma objetiva Canon (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para proteger a câmera do celular, use capinhas que evitam que a lente fique em contato direto com uma superfície. Também é recomendável não guardar ou transportar o aparelho junto com objetos que podem danificar as lentes, a exemplo de chaves, canetas e ferramentas.

Como evitar fungos em lentes?

A melhor maneira de evitar o surgimento de fungos em uma lente é armazenando-a em um local livre de umidade. Para quem mora em uma área úmida, convém guardar a lente e a própria câmera em recipientes secos e bem fechados, mas somente depois de ter certeza de que o equipamento não tem umidade.

Colocar sachês de sílica-gel dentro do recipiente pode ajudar a prevenir a umidade.

Fabricantes como a Sony recomendam que a limpeza da lente seja avaliada por um profissional qualificado se fungos forem encontrados na lente.

Minha câmera continua embaçada. O que fazer?

Se a câmera não foca após a limpeza da lente, a causa pode ser uma sujeira no sensor da câmera. O componente pode ser acessado para limpeza facilmente em modelos mirrorless. Já câmeras DSLR costumam ter um configuração que trava o espelho para isso.

Se o problema é na câmera do smartphone, a causa das fotos embaçadas pode ser uma configuração de software ou bug. Nosso artigo explica como corrigir problemas de foco na câmera do celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados