Para que serve a lente macro do celular? Entenda aplicações e limitações

Lentes macro para celular podem ser integradas ao aparelho ou compradas separadamente; saiba como utilizá-las para obter o melhor resultado em suas fotografias

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
• Atualizado há 9 meses
Galaxy A54 tem traseira de vidro (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Galaxy A54 tem câmera macro dedicada de 5 MP, é a terceira, de cima para baixo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A lente macro da câmera serve para tirar fotos em close-up, permitindo dar foco em assuntos muito próximos. Celulares com uma lente macro dedicada podem ser usados para capturar fotos de insetos, flores, plantas, alimentos e pequenos objetos, ou mesmo enxergar detalhes em um contexto maior, contribuindo para registros criativos.

Como funciona uma lente macro?

Uma lente macro permite que o assunto da foto seja reproduzido em tamanho real ou ampliado no sensor da câmera. Assim, o objeto ocupará a maior parte do campo de visão, fazendo a foto ser exibida com alto nível de detalhamento em uma tela ou papel impresso.

Uma lente macro é considerada “verdadeira” se tiver uma taxa de ampliação de 1:1, ou seja, quando consegue reproduzir o assunto no sensor na mesma proporção de seu tamanho real.

Lentes com taxa de ampliação entre 2:1 e 10:1 (de duas a dez vezes o tamanho real) também são consideradas macro. Contudo, a lente não é caracterizada como tal se tiver valores como 1:2 e 1:3. Essas taxas indicam uma proporção de metade e um terço do tamanho real, respectivamente.

Não é microfotografia

A macrofotografia consiste em fotos de assuntos em tamanho real ou ampliado em até dez vezes. Já a microfotografia corresponde a imagens cuja ampliação é superior a dez vezes sobre o tamanho real, sendo muito usada para assuntos minúsculos, muitas vezes não visíveis a olho nu.

Independentemente da proporção, a lente macro trabalha com uma distância focal que permite à câmera ou ao celular se aproximar bastante do assunto. Normalmente, essa medida varia entre 35 e 200 mm.

Macro com diferentes distâncias focais (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Macro com diferentes distâncias focais (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Distâncias focais variadas atendem a propósitos distintos. No contexto de câmeras DSLR, uma lente Canon EF-S 35 mm Macro IS STM permite uma aproximação de quase 15 cm do assunto. Uma Canon EF 180 mm Macro USM fica a cerca 50 cm do assunto, o que a torna ideal para fotos de pequenos animais que se assustam com muita proximidade.

Já lentes macro com distância focal mais longa têm uma profundidade de campo (área focada pela câmera) menor, gerando um efeito de desfoque que pode destacar o assunto.

Lente macro da Canon (imagem: Alexei_other/Pixabay)
Lente macro da Canon (imagem: Alexei_other/Pixabay)

Quais as limitações de câmeras macro em smartphones?

É relativamente comum encontrar celulares de entrada e intermediários com câmera macro. No entanto, muitos trazem sensores baratos e de baixa qualidade, com resolução entre 2 megapixels e 5 MP.

Nesses casos, apesar de permitir o foco em um assunto muito próximo, a nitidez da foto pode ser comprometida, bem como a saturação de cores. As fotos em baixa resolução também não são boas para edição ou impressão, o que acaba limitando o uso desse tipo de câmera.

A seguir, veja uma imagem feita durante nossos testes com a lente macro do Samsung Galaxy A54:

Foto macro com o Galaxy A54 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Foto macro com o Galaxy A54, que tem sensor de 5 MP (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso fazer macrofotografia sem lente macro?

Fotos macro podem ser registradas sem uma lente macro dedicada. Em celulares, essa acaba sendo uma forma de contornar as limitações físicas e os problemas com sensores de baixa resolução citados anteriormente.

Algumas fabricantes exploram as diferentes câmeras de smartphones e as combinam com técnicas de fotografia computacional para registrar detalhes de uma cena com alta precisão.

É o caso do iPhone 14 Pro, que faz fotos macro com a lente ultrawide. Outro exemplo é o Moto G60: a câmera de 8 megapixels do aparelho concentra as funções de ultrawide e macro. Já o Galaxy S23 Ultra usa uma lente telefoto para fazer imagens macro.

Independentemente da lente, a câmera consegue fazer uma foto macro se o assunto for registrado com close-up (visão próxima e detalhada) e tiver ampliação 1:1, isto é, mantiver seu tamanho real no sensor.

Foto macro com outro celular da Motorola, o Moto G200 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Foto macro com outro celular da Motorola, o Moto G200 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Macro feita com uma lenta EF-S 35 mm Macro IS STM (imagem: reprodução/Canon)
Macro feita com uma lenta EF-S 35 mm Macro IS STM (imagem: reprodução/Canon)

Como tirar boas fotos com a câmera macro?

Para fazer boas fotos com uma câmera macro, é importante ficar atento também às condições de luz, entre outras características do ambiente. Os seguintes detalhes fazem a diferença hora da captura:

  • Iluminação: níveis adequados de luz permitem que mais detalhes sejam capturados e facilitam o foco. Em cenas de baixa luminosidade, uma luz flash embutida ou externa pode ser usada para isso;
  • Plano de fundo: estudar o fundo da imagem pode ajudar a destacar o assunto ou compensar uma iluminação deficiente. É o caso de um fundo claro para um assunto escuro;
  • Estabilização: um tripé ou uma superfície de apoio previnem os movimentos que fazem a câmera perder o foco ou “borrar” a imagem;
  • Velocidade do obturador: usar uma velocidade do obturador de 1/250 segundo ou mais pode prevenir borrões ou desfoque em fotos macro. Porém, a velocidade adequada depende das condições da cena e da distância focal;
  • Foco manual: usar ajustes manuais pode permitir macros mais rápidas ou precisas. A focagem automática tem bons resultados, mas costuma exigir que o usuário testes várias aproximações até alcançar o foco;
  • Abertura de lente: quanto maior a abertura de lente, mais luz é capturada, favorecendo a nitidez. Porém, a área de foco e a profundidade de campo diminuem, o que exige cuidado no ajuste desse parâmetro;
  • Limpeza da lente: manter a lente sempre limpa facilita a focagem (principalmente automática) e evita que detalhes do assunto acabem não sendo devidamente capturados. Saiba como limpar a lente da câmera;
  • Modo macro: o modo de macro de algumas câmeras e celulares facilita o registro de macrofotografias. Mas é importante fazer testes para descobrir as limitações do recurso, como a distância mínima em relação ao assunto.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados