O que é velocidade do obturador? Descubra o ajuste ideal para sua câmera

Velocidade do obturador determina o tempo de exposição de um sensor à luz; entenda quais ajustes são ideais para cada tipo de fotografia

Felipe Ventura Paulo Higa
Por e

A velocidade do obturador é o tempo que o obturador da câmera leva para abrir e fechar. Em fotografia digital, seu ajuste determina a exposição do sensor à luz e controla a forma como o movimento é retratado em uma foto.

A velocidade do obturador é um dos três pilares da fotografia, assim como a abertura do diafragma e a sensibilidade ISO. O ajuste desse triângulo de exposição é fundamental no modo manual de qualquer câmera DSLR, mirrorless ou celular.

Como funciona a velocidade do obturador de uma câmera

Quanto mais alta a velocidade de obturador, menor a exposição – isto é, menor será a quantidade de luz que a câmera capta. Se a velocidade for baixa, a exposição será maior.

A velocidade do obturador é expressa em frações de segundos e corresponde ao tempo de exposição. Por exemplo, 1/2 segundo é uma velocidade baixa que deixaria um borrão na imagem; enquanto isso, 1/1.000 segundo é bem rápido e congelaria um objeto em movimento. Quanto maior o denominador, mais rápido será o obturador.

Duas fotos da mesma avenida, lado a lado, com velocidade de obturador diferentes (1/800 segundo e 1/30 segundo)
Veja como a velocidade do obturador afeta as fotos (Imagem: Felipe Ventura e Vitor Pádua / Tecnoblog)

Uma velocidade de 1/1.000 segundo é considerada alta, enquanto 1 segundo ou mais é uma velocidade de obturador baixa. Um valor entre 1/250 e 1/60 segundo é recomendado para condições com boa iluminação e sem movimentos rápidos. Com o modo Shutter Priority (S), você pode fixar uma velocidade do obturador, e a câmera vai ajustar a abertura e a exposição.

O tempo de exposição vale da mesma forma para os dois tipos existentes de obturador. O obturador físico é um componente de câmeras profissionais que abre e fecha; o obturador eletrônico, comum em celulares, emite uma carga elétrica indicando ao sensor quando capturar a luz.

Quando usar um obturador mais rápido ou mais lento

Velocidades de obturador mais rápidas são usadas para “congelar” objetos em movimento, como atletas em um evento esportivo ou um carro de Fórmula 1. A cena precisa estar bem-iluminada, porque o obturador ficará aberto por pouco tempo, abrindo e fechando em uma rapidez que o olho humano mal consegue detectar.

Uma velocidade rápida do obturador ajuda a evitar o motion blur, efeito causado pelo movimento de um objeto ou da própria câmera.

Por sua vez, uma velocidade de obturador mais lenta ajuda a iluminar cenas mais escuras, pois deixa entrar mais luz pela lente. A longa exposição pode ser útil para fotografar a Via Láctea ou o céu noturno. Além disso, você pode usar uma velocidade mais lenta ao capturar uma cachoeira ou fogos de artifício, para dar a sensação de movimento.

Quando o obturador fica aberto por mais tempo, qualquer objeto que esteja no enquadramento pode ficar desfocado. Por isso, para fotos com mais exposição, é importante usar um tripé (para evitar movimentos da câmera e da sua mão).

A velocidade do obturador não afeta diretamente a profundidade de campo; a nitidez da imagem depende da abertura.

Que velocidade de obturador congela o movimento?

A velocidade de 1/2.000 segundo congela objetos em movimento rápido, como carros ou animais, de acordo com a Canon. Para congelar pessoas caminhando, você pode usar uma velocidade de 1/250 ou 1/500 segundo.

Qual a velocidade de obturador mais alta que posso usar?

O iPhone 14 Pro Max tem velocidade de obturador máxima de 1/8.000 segundo, enquanto celulares Android como o Samsung Galaxy Fold 4 chegam a 1/12.000. A maioria das câmeras DSLR tem velocidade de 1/4.000 ou 1/8.000 segundo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados