O que é ISO na fotografia? Entenda como funciona a sensibilidade do sensor

ISO determina a sensibilidade à luz de um sensor de imagem; saiba como configurar e como ele influencia suas fotos e vídeos

Felipe Ventura Paulo Higa
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

O ISO é um número que descreve a sensibilidade à luz de um sensor de câmera digital ou de um filme fotográfico. Em fotografia digital, ela controla se a imagem ficará mais clara ou mais escura; e afeta o nível de ruído nas fotos.

A sensibilidade ISO é um dos três pilares da fotografia, assim como a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. O ajuste desse triângulo de exposição é fundamental no modo manual de qualquer câmera DSLR, mirrorless ou celular.

Como funciona a sensibilidade ISO de uma câmera

O valor ISO é uma configuração da câmera que ilumina ou escurece uma foto. Quanto mais alto o ISO, mais clara será a imagem; quanto menor o ISO, mais escura ela ficará.

O ISO normalmente segue esta sequência de números: 100, 200, 400, 800, 1.600, 3.200, 6.400, e assim por diante. No geral, valores ISO 200 ou inferiores são considerados baixos; se estiverem em 1.600 ou mais, são altos.

Um ISO mais alto pode gerar mais ruído (granulação) e reduzir a qualidade da imagem. Porém, com um ISO menor, você não poderá capturar muitos detalhes em ambientes escuros.

Duas fotos da mesma avenida, lado a lado, com valores ISO diferentes (40 e 1600)
ISO alto pode gerar ruído em fotos de ambientes iluminados (Imagem: Felipe Ventura e Vitor Pádua / Tecnoblog)

Vale lembrar que, tecnicamente, o sensor de câmeras digitais tem somente um ISO fixo, mas consegue amplificar o sinal digital da imagem para atingir várias sensibilidades ISO diferentes.

ISO é a sigla em inglês para Organização Internacional de Padronização. Os padrões ASA e DIN, antes usados para medir a sensibilidade do filme fotográfico, foram unificados em padrões ISO em 1974. O padrão para câmeras digitais é o ISO 12232, criado em 1998 e atualizado em 2019.

Quando usar um ISO alto ou baixo

Use um ISO abaixo de 400 nestas situações:

  • Fotos em ambientes com bastante luz têm qualidade superior com ISO baixo, conforme explica a Adobe. Isso vale para fotografar pessoas em local ensolarado, ou um evento com boa iluminação artificial;
  • Paisagens estáticas em geral se beneficiam de um ISO baixo: isso evita que as fotos fiquem muito expostas ou desbotadas, além de reduzir o ruído;
  • Algumas cenas noturnas ficam melhores com um ISO menor (aliado a uma velocidade do obturador baixa), segundo a fabricante Ricoh. Isso vale, por exemplo, para registrar os rastros de luz em um show de fogos de artifício. É importante estabilizar a câmera com um tripé, no entanto.

Prefira o ISO 1.600 ou mais alto nestes casos:

  • Para retratos de pessoas em ambientes pouco iluminados, ou à noite;
  • Para capturar ambientes fechados, com pouca iluminação artificial;
  • Para astrofotografia à noite, por exemplo criando o efeito de “congelar” o movimento das estrelas (aliado a um tripé e uma velocidade de obturador rápida);
  • Para fotografar pessoas ou objetos que estejam se movendo rapidamente.

Como explica a Nikon, cada vez que você dobra o ISO, a câmera precisa de apenas metade da luz para atingir a mesma exposição. Por exemplo, se você ajustar o ISO para 400 e a velocidade do obturador for de 1/250 segundo, você poderia obter a mesma exposição com ISO 800 em 1/500 segundo.

Perguntas frequentes

É melhor usar flash ou aumentar o ISO?

É melhor aumentar o ISO sempre que possível para capturar mais detalhes da cena. O flash só ilumina pessoas e objetos próximos à câmera, e pode deixar o plano de fundo muito escuro. Além disso, várias câmeras modernas tiram fotos com ruído insignificante em ISO 3.200 ou 6.400.

Por que não posso usar um ISO mais alto sempre?

O ISO mais alto deixa o ruído mais visível na imagem, especialmente em áreas mais escuras; e afeta a faixa dinâmica, porque efetivamente reduz o intervalo de brilho em que a câmera pode tirar fotos nítidas.

Qual o ISO mais alto que posso usar?

As câmeras de celular geralmente têm ISO máximo de 6.400, enquanto modelos mirrorless ou DSLR podem chegar a ISO de 1.640.000, como explica a Nikon. Algumas câmeras para ambientes extremamente escuros vão além: a Canon ML-100 tem ISO máximo de 4.500.000.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados