Ar-condicionado split ou de janela; qual é a diferença?

Comparativo detalha o que muda entre aparelhos de ar-condicionado split e de janela; saiba como o modelo impacta em economia de energia, instalação e mais

Lupa Charleaux Ana Marques
Por e

Os aparelhos de ar-condicionado split e de janela são as categorias mais comuns de sistemas de climatização em residências e comércios. Embora ambos tenham a mesma função – refrigerar o ambiente –, eles possuem características bem distintas.

A diferença entre o ar-condicionado split e de janela não está apenas no design. Enquanto o primeiro promete ser mais econômico e entregar maior eficiência energética, o segundo oferece custo mais acessível e fácil instalação.

Veja as vantagens e desvantagens dos aparelhos de ar-condicionado split e de janela.

Quais são as diferenças entre ar-condicionado split e de janela?

Tanto o ar-condicionado split quanto o de janela têm características únicas. Os principais pontos influenciam desde a instalação, funcionamento, consumo de energia e produção de ruído. Conheça os detalhes:

1. Instalação

A instalação do ar-condicionado split é mais complexa por ser dividida em duas partes. A unidade instalada no ambiente interno deve estar conectada a uma unidade externa, exigindo uma estrutura especial do lado de fora da casa, prédio ou condomínio.

Então, a perfuração para a passagem da tubulação do fluido refrigerante e de drenagem de água deve ser realizada por profissionais especializados. Tudo isso deixa o custo de instalação mais elevado dependendo da ocasião.

A instalação do ar-condicionado de janela tende a ser mais simples e de menor custo. O modelo em uma caixa única que pode ser instalado em uma janela ou em uma abertura na parede e, em geral, apenas exige a experiência de um técnico eletricista.

No entanto, certos aparelhos de janela podem ocupar espaços úteis conforme a disposição elétrica do ambiente. Enquanto isso, a instalação da unidade interna do modelo split pode ser feita em um espaço simples na parte superior de uma parede.

Lado externo de um prédio com gabinetes da parte externa de ar-condicionado split
Prédios e condomínios já possuem áreas dedicadas para a instalação de unidades externas de ar-condicionado split (Imagem: Kien Nguyen/Unsplash)

2. Funcionamento

O princípio do funcionamento de aparelhos de ar-condicionado é igual em ambos os modelos. O compressor, condensador e evaporador trabalham em um ciclo para remover o calor do ambiente interno e soprar ar refrigerado.

O sistema do ar-condicionado split é dividido em duas partes: a unidade interna com o evaporador, filtros e ventilador é conectada por tubos à unidade externa com o compressor e o condensador. As duas partes funcionam em conjunto e são controladas pelo termostato.

O ar-condicionado de janela tem um sistema único com todas as peças na mesma caixa. A parte voltada para o interior tem filtros e ventiladores para sugar o ar quente e soprar o ar refrigerado, enquanto a parte externa abriga o conjunto para o escape do ar quente.

Como o modelo split, o aparelho de janela usa um termostato para regular a temperatura. A diferença é que o primeiro necessita ter um controle remoto para os comandos, enquanto o segundo pode ser operado manualmente.

Ilustração mostra o funcionamento de um ar-condicionado de janela e de um ar-condicional Split
Ilustração mostra o funcionamento do ar-condicionado de janela (à esquerda) e do ar-condicionado split (à direita) (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

3. Consumo de energia

O ar-condicionado split costumam ser mais eficiente energeticamente devido aos modelos com maior capacidade de refrigeração (BTUs). Os aparelhos podem climatizar uniformemente ambientes amplos a partir de 10 m², evitando o resfriamento contínuo e alto consumo de energia.

Grande parte dos splits também usam a tecnologia Inverter, que ajusta a velocidade do compressor conforme a necessidade de climatização do local. Ao evitar picos de energia durante o uso, o recurso torna o modelo de ar-condicionado mais econômico.

Do outro lado, o ar-condicionado de janela é menos eficiente energeticamente devido à capacidade de refrigeração mais limitada. O aparelho trabalha mais para poder climatizar um ambiente mais amplo e, por isso, consomem mais energia.

Entretanto, é importante considerar a potência do aparelho e o tamanho do espaço que será refrigerado. Em quartos e salas pequenos, por exemplo, um ar-condicionado de janela com tecnologia mais recente pode ser mais econômico e eficiente do que um aparelho split.

Quarto de casal com um ar-condicionado de janela
Os aparelhos de ar-condicionado de janela ainda podem ser uma opção custo-benefício para ambientes menores, como salas e quartos (Imagem: Clay Banks/Unsplash)

4. Produção de ruído

Os aparelhos de ar-condicionado split são a opção mais silenciosa devido ao sistema dividido em duas partes. O ruído no ambiente é significativamente menor, pois o compressor e o condensador – componentes mais estrondosos – ficam na unidade externa.

Já o ar-condicionado de janela tende a ser mais barulhento, pois todos os componentes estão em uma única caixa. Além de ficar mais próximo do usuário, as vibrações das estruturas colaboram com o maior volume de ruído durante o uso.

Assim, os aparelhos split são indicados para quartos, salas de estar, escritórios e ambientes que exigem silêncio. Já os modelos de janela atendem as necessidades de locais em que o barulho não deve atrapalhar as pessoas, como estoques e oficinas.

Quarto de casal em tons azuis com um ar-condicionado split
Mais silenciosos, aparelhos de ar-condicionado split são recomendados para quartos (Imagem: Max Vakhtbovycn/Pexels)

Prós e contras do ar-condicionado split vs de janela

O ar-condicionado split se destaca por climatizar ambientes amplos de forma uniforme e consumindo menos energia. Além de silenciosos, os aparelhos têm designs discretos que se adaptam a decorações de salas de estar, quartos ou escritórios.

Apesar da economia na conta de luz, o modelo split tem maior custo de investimento e manutenção. Por exemplo, é necessária uma mão de obra especializada para a instalação, limpeza e eventuais consertos.

O ar-condicionado de janela é uma opção mais acessível e, em geral, de fácil instalação. Outros pontos positivos são a simples manutenção sem a necessidade de profissionais e possibilidade de levar o aparelho para outro imóvel em caso de mudanças.

Por outro lado, os aparelhos de janela são mais ruidosos e tendem a consumir mais energia. Os modelos também têm capacidade de refrigeração limitada, demorando para climatizar ambientes mais amplos.

Quais são as vantagens do ar-condicionado split?

  • Maior eficiência energética;
  • Maior conforto térmico;
  • Operação silenciosa;
  • Design moderno e discreto;
  • Maior durabilidade.

Quais são as vantagens do ar-condicionado de janela?

  • Custo-benefício;
  • Fácil instalação;
  • Aparelho compacto;
  • Manutenção barata;
  • Ideal para ambientes menores.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Temas populares