Qual ar-condicionado é mais econômico?
Avanço tecnológico; saiba qual ar condicionado é mais econômico, novos sistemas de refrigeração para o calor antigo
Avanço tecnológico; saiba qual ar condicionado é mais econômico, novos sistemas de refrigeração para o calor antigo
A velha história de arrancar os cabelos para pagar a conta de luz no verão é passado. Uma pequena organização no orçamento já é o suficiente, veja em meu artigo qual ar-condicionado é mais econômico. Quais são as novas tecnologias que tornaram os aparelhos mais populares e quanto de economia é possível fazer.
De uma forma geral, os aparelhos mais antigos consomem mais energia por terem peças de tecnologia ultrapassada. Um modo simples de observar a economia dos aparelhos modernos é verificar o selo PROCEL de eficiência energética.
Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v. Pois bem, isso é mito! Ambos os aparelhos precisam da mesma potência para trabalhar, o que difere é a corrente que passa pelos fios para a potência ser alcançada.
A potência consumida é igual (Watts), e isso que te cobram na conta de luz, kWh (KiloWatts/hora). É melhor focar nas novas tecnologias para conseguir economizar, deixe esse mito de lado.
Este tipo de aparelho é feito com uma única peça, concentrando todo seu equipamento no mesmo ponto, embutido na parede. O sistema de escape é voltado para fora, e a refrigeração para dentro do ambiente.
São mais acessíveis, com preços populares. Seu manuseio e instalação são simples, até o próprio usuário faz a instalação. O problema é que foi feito com peças e tecnologia mais antiga, o que torna o aparelho barulhento e com um alto consumo de energia.
Reconhecidamente como um modelo mais silencioso e econômico. O modelo Split tem esse nome por ser dividido em duas partes, na mecânica. A condensadora fica dentro do ambiente e a evaporadora separada em um ambiente externo, um tubo liga os dois por onde passa o gás.
A manutenção e instalação são mais complexas e caras, necessitando de mão-de-obra especializada. O modelo Split é fabricado em duas versões, a convencional e o inverter.
O modelo conta com as vantagens de ser mais econômico que um aparelho de janela, pode ser encontrado com a função ligar e desligar automática. A função faz o compressor desligar ao alcançar a temperatura escolhida, religando somente quando existe um aumento significativo.
É uma função econômica, mas em dias quentes com a alta temperatura externa, irá ligar o condensador muitas vezes. O religar do equipamento aumenta consideravelmente o consumo de energia. Tudo pra sair da inércia precisa de uma energia elevada.
Atualmente, é o mais econômico encontrado no mercado. A tecnologia inverter mantém o condensador ligado direto, em ciclos menores, evitando os picos de energia para religar o aparelho.
Por manterem a temperatura e o funcionamento da máquina constantes, também são os modelos mais silenciosos. A economia em relação a um Split convencional chega até em 40%. O investimento inicial em um aparelho desses é maior, mas a economia virá nos meses de utilização.
O aparelho de ar-condicionado mais econômico do mercado são os com a tecnologia Inverter. Por ser o mais avançado, foi projetado para não elevar muito os custos com energia, buscando popularizar a utilização dos aparelhos.
Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas quanto qual ar-condicionado é mais econômico. Boas compras!
Com informação: consul, elgin, webarcondicionado.com.br