O que é e como usar o Wi-Fi Direct

Saiba o que é e como usar o Wi-Fi Direct; veja também em quais áreas essa tecnologia pode ser útil e as diferenças para o Bluetooth

Wagner Pedro
Por

O Wi-Fi Direct pode ser uma ferramenta interessante na hora de parear dois ou mais dispositivos. Essa tecnologia dispensa qualquer conexão com a internet e permite o compartilhamento de arquivos em poucos minutos. Mas, afinal, o que é e como usar o Wi-Fi Direct? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

Wi-Fi Direct é um padrão de conexão sem fio que permite a comunicação direta entre dispositivos, eliminando a necessidade de um roteador ou acesso à internet.
O que é Wi-Fi Direct? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Wi-Fi Direct é um padrão de conexão sem fio que permite a comunicação direta entre dispositivos, eliminando a necessidade de um roteador ou acesso à internet. Essa tecnologia usa os mesmos protocolos de segurança de redes Wi-Fi normais (WPS e WPA/WPA2) para garantir a proteção dos dados.

Com esse padrão, é possível construir uma rede sem fio entre vários dispositivos para compartilhar arquivos rapidamente. Por exemplo, caso queira enviar um conteúdo do seu celular para uma TV, não é preciso ter um roteador instalado no local, basta ativar a tecnologia para iniciar o compartilhamento.

Atualmente, o Wi-Fi Direct já é amplamente suportado por uma série de dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks e mais, sendo uma opção viável na hora de transferir informações entre modelos de diferentes marcas.

Como funciona

Wi-Fi Direct (Imagem: Franck/Unsplash)
Wi-Fi Direct (Imagem: Franck/Unsplash)

O Wi-Fi Direct se baseia em dois recursos: o Device Discovery e o Service Discovery. O primeiro trabalha rastreando a área para encontrar dispositivos compatíveis que possam estabelecer uma conexão, enquanto o segundo lista serviços na mesma área, como impressoras e TVs.

O padrão foi criado pela Wi-Fi Alliance para ser retrocompatível. Isso significa que, mesmo em dispositivos antigos, a tecnologia vai funcionar normalmente quando for necessário realizar um pareamento com aparelhos modernos.

Usos do Wi-Fi Direct

Além de compartilhar arquivos, o Wi-Fi Direct pode ser usado para outras tarefas:

  • Impressão sem fio: a maioria das impressoras atuais suportam Wi-Fi Direct. Com isso, é possível estabelecer uma comunicação sem fio com computadores e smartphones, agilizando o processo de impressão de fotos e documentos;
  • Compartilhamento de tela: aliado ao padrão Miracast, essa tecnologia permite a transmissão sem fio da tela de um aparelho em outro;
  • Jogos multiplayer off-line: alguns jogos para celular conseguem conectar vários jogadores na mesma rede usando Wi-Fi Direct, eliminando qualquer necessidade de conexão com a internet.

Diferenças para o Bluetooth

Há algumas diferenças entre Wi-Fi Direct e Bluetooth (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)
Há algumas diferenças entre Wi-Fi Direct e Bluetooth (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

A ideia é basicamente a mesma do Bluetooth. O que acaba diferenciando as duas tecnologias é que o Wi-Fi Direct entrega mais segurança e uma velocidade de transferência maior na hora de compartilhar informações entre dispositivos.

Esse padrão de conexão também pode enviar arquivos maiores que os suportados pelo Bluetooth, além de ter uma área de alcance mais ampla. Ou seja, apesar de o funcionamento ser semelhante, há mais vantagens.

Pronto, agora você já sabe o que é e como usar o Wi-Fi Direct.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados