O que é Bluetooth?
Saiba mais sobre o que é Bluetooth, sua origem e como essa tecnologia de comunicação sem fio utilizada por tantos aparelhos funciona
É possível que você use a conexão todos os dias, mas você sabe o que é Bluetooth? O padrão de comunicação sem fio é bastante útil para conectar dispositivos a uma curta distância, com um consumo mínimo de energia, e serve para os mais diversos fins.

O Bluetooth é um protocolo de comunicação criado pela Ericsson em 1994, projetado originalmente para curto alcance e baixo consumo de energia, que permite dois dispositivos trocarem informações entre si sem cabos. O Bluetooth utiliza uma frequência de rádio específica que permite às duas pontas se identificarem e se conectarem.
O nome “Bluetooth” é uma homenagem Harold “Blatand” Gormsson, rei da Dinamarca e Noruega no fim do século X. Em tradução para o inglês o termo “Blatand”, significa “Bluetooth” ou “Dente Azul” em português. O que acredita-se que era devido ao monarca ter um dente podre.
O símbolo da marca também é uma homenagem feita a partir da união das runas escandinavas que representam as iniciais do nome do rei.
A justificativa, segundo Jim Kardach da Intel, é que Haroldo Gormsson unificou os povos escandinavos, da mesma forma que a tecnologia pretendia fazer com dispositivos.

Como o Bluetooth funciona?
O Bluetooth possibilita a comunicação entre dois dispositivos, quando estes estão próximos um do outro. Através dele é possível enviar arquivos, como músicas, vídeos, arquivos, documentos e etc., controlar dispositivos, como consoles de videogames, através dos joysticks sem fio, ou viabilizar a transmissão de dados em tempo real, como reprodução de músicas em caixas de som e fones de ouvido que dispensam fios.

Por utilizar ondas de rádio, os dispositivos não precisam estar no alcance de visão um do outro, mas precisam respeitar uma distância específica, de acordo com a classe:
- Classe 1:
potência máxima de 100 mW (20 dBm), e alcance de até 100 metros de distância; - Classe 2:
potência máxima de 2,5 mW (4 dBm), e alcance de até 10 metros de distância; - Classe 3:
potência máxima de 1 mW (0 dBm), e alcance de até 1 metro de distância.
A velocidade da taxa de transmissão também varia, dependendo da versão:
- Bluetooth 1.2: 1 Mb/s;
- Bluetooth 2.0 + EDR: 3 Mb/s;
- Bluetooth 3.0: 24 Mb/s;
- Bluetooth 4.0: 25 Mb/s;
- Bluetooth 5.0: 50 Mb/s.
Para estabelecer uma comunicação, o dispositivo precisa ser compatível com um entre vários perfis, que determina o tipo de conexão: se para transmissão de mídia, interface homem-máquina (como em controles remoto ou joysticks), comunicação entre sistemas automotivos, transmissão de áudio, e etc.
Uma das vantagens do Blueooth é que ele permite a transmissão de voz e dados de forma simultânea. Por exemplo, você pode enviar uma foto de seu celular para outro, enquanto atende uma chamada em seu fone de ouvido sem fio, ao mesmo tempo.
Onde o Bluetooth está presente?
O Bluetooth é utilizado na comunicação entre dois celulares, ou entre um e fones de ouvido, caixas de som, sistemas automotivos e computadores, seja transmitindo dados, ou som. Equipamentos médicos e dispositivos GPS também utilizam Bluetooth para funcionar, e substitui o infravermelho em diversas soluções, como controles remoto.
Quiosques em áreas públicas também podem se conectar e enviar informações a dispositivos Bluetooth, como propagandas e promoções.

O Bluetooth é seguro?
Sim, porém com alguns pontos de atenção. O usuário pode configurar seu celular para que ele não fique visível o tempo em que o recurso estiver ligado, mas nem todos sabem disso. Dessa forma, uma pessoa estranha pode solicitar uma conexão com seu dispositivo, e nesse caso, há chances de que a sua comunicação seja interceptada por gente pessoas com más intenções..
O melhor a fazer é não deixar o Bluteooth ligado o tempo todo, e caso precise fazê-lo (por exemplo, para usar fones de ouvido sem fio), mantenha a opção de visibilidade (que permite a outros encontrarem o seu aparelho) desligada. Assim, seu celular se conectará apenas a aparelhos que você permitir, impedindo a ação de engraçadinhos.
Com informações: Bluetooth