Início /
Razão Social Intel Corporation
Fundação 18 julho, 1968
Mountain View, Califórnia, EUA
Website Oficial www.intel.com

Intel

A Intel é uma empresa de tecnologia fundada em 1968, nos Estados Unidos. Inicialmente, seu nome era N.M. Electronics e fazia referência aos sobrenomes de seus fundadores, que já eram conhecidos.

Robert Noyce e Gordan Moore eram ex-integrantes da equipe da Fairchild, também da área de semicondutores. Além disso, Noyce havia participado da invenção do circuito integrado, e Moore, criado uma previsão de evolução do mercado, conhecida até hoje como Lei de Moore.

Logo, Noyce e Moore decidiram mudar o nome da N.M. Electronics para Intel, união das palavras integrated (integrado) e electronic (eletronico). Na época, pagaram 15 mil dólares pelos seus direitos de uso, que antes pertenciam a uma rede de hotéis.

O primeiro lançamento da empresa foi o SRAM 3101, mas o grande marco de seu início foi outro: o lançamento do primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004. E três anos depois, participou de mais uma revolução quando o Intel 8080 foi utilizado no Altair 8800, um dentre os primeiros computadores pessoais da história.

Até 1883, a Intel já conquistara seu primeiro bilhão de dólares, além de ter lançado diversos produtos pioneiros no mercado de semicondutores e estar presente em diversos computadores, sendo a fornecedora oficial de chips para a IBM. Entretanto, a empresa ainda era pouco conhecida pelos usuários.

Assim, em 1991, lançou a campanha Intel Inside, com estratégias que incentivavam o público a dar atenção aos microprocessadores dos seus computadores. No ano seguinte, a Intel se tornou a maior fornecedora de semicondutores do mundo. E em 1993, lançou a famosa linha Pentium, que só foi substituída em 2006, pelo Core 2 Duo, que marcou uma nova era para os produtos da Intel.

Desde então, a empresa já expandiu o portfólio para diversos mercados de produtos e soluções tecnológicas, mas os processadores seguem sendo seu carro-chefe. E em 2020, a Intel foi avaliada 246 bilhões de dólares, e considerada uma das 20 marcas mais valiosas do mundo pela Forbes.

Continue lendo »
Carregar mais posts