Agora vai: Dell deve anunciar notebook XPS com chip Snapdragon X Elite

Se confirmado, notebook Dell XPS 13 com Snapdragon X Elite pode ajudar chips com tecnologia Arm a finalmente emplacarem em PCs

Emerson Alecrim
Por
Dell XPS 13 Plus (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Notebook Dell XPS 13 Plus (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Processadores com arquitetura Arm nunca conseguiram diminuir o domínio da Intel e da AMD em PCs. Mas eles podem se tornar mais atraentes em breve. Há fortes indícios de que a Dell lançará um notebook da linha XPS 13 com chip Snapdragon X Elite. Asus e Microsoft também devem revelar laptops com chips da Qualcomm.

Na comparação com processadores x86, que são os que a Intel e a AMD produzem, chips com arquitetura Arm tendem a consumir menos energia. Mas, até agora, eles não mostraram a mesma desenvoltura que as unidades x86 na execução de aplicações direcionadas à plataforma Windows.

Entretanto, os notebooks XPS são modelos avançados. Para a Dell levar chips Snapdragon para a linha, é porque a companhia entende que eles conseguem corresponder ao desempenho que os usuários esperam desses laptops.

XPS 13 com Snapdragon X Elite

Um documento obtido pelo VideoCardz reforça os rumores recentes de que a Dell vai lançar um XPS 13 com chip Qualcomm. O documento foi elaborado em agosto de 2023, mas menciona que o lançamento do equipamento está previsto para junho de 2024, o que significa que as informações se encaixam.

O documento revela que o notebook terá características como:

  • Até 64 GB de memória LPDDR5X
  • Webcam de 1080p com infravermelho
  • Wi-Fi 7
  • SSD M.2 de até 4 TB
  • Porta USB4 com Thunderbolt 4
  • Opção de tela de 13,4 polegadas LG pOLED, sensível a toques e com 2,8K
  • Opção de tela de 13,4 polegadas LCD com full HD+ e VRR
  • Opção de tela de 13,4 polegadas LCD QHD+
  • Bateria com duração de até 29 horas na reprodução local de vídeo

Quanto ao processador, o atributo mais importante, o documento menciona um chip de codinome Qualcomm Nuvia. É bastante provável que se trate do Snapdragon X Elite, pois essa é a aposta atual da Qualcomm para PCs de alto desempenho.

A Qualcomm também oferece o chip Snapdragon X Plus, mas ele é direcionado a laptops mais acessíveis, razão pela qual não deve aparecer na linha Dell XPS.

Imagem do suposto novo Dell XPS (imagem: reprodução/VideoCardz)
Imagem do suposto novo Dell XPS (imagem: reprodução/VideoCardz)

Lançamento do XPS com Snapdragon X Elite

O anúncio da nova linha XPS 13 está previsto para a próxima segunda-feira (20). A expectativa é a de que o notebook tenha preço próximo a US$ 1.200 nos Estados Unidos.

A Dell não estará sozinha nessa empreitada. Marcas como Asus, Lenovo, Samsung e Microsoft também devem anunciar laptops com chip Snapdragon X Elite nos próximos dias.

Parece que a arquitetura Arm vai finalmente ocupar um espaço importante no segmento de PCs. Parece.

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados