Nova geração do Intel Core traz i9 batendo 6 GHz de frequência

Novo Intel Core i9 atinge recorde de frequência para chips de fabricação em massa; atualização no modelo i7 aumenta número de núcleos no processador

Felipe Freitas
Por
Intel
Intel Core 14ª Geração foi anunciada nesta segunda-feira e suas vendas iniciam na terça-feira (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Intel anunciou nesta segunda-feira (16) os processadores Intel Core de 14ª geração. O chip Intel i9-14900K é, ao mesmo tempo, o primeiro e o segundo processador da empresa a bater 6 GHz de frequência (já explico) no modo Max Turbo. O modelo i7-14900K ganhou mais quatros núcleos e quatro threads, chegando a 20 núcleos e 28 threads.

O i9-14900K é a primeira CPU de produção em massa a ter frequência máxima de 6 GHz. No entanto, em janeiro deste ano, a Intel lançou uma versão especial do Intel Core i9 de 13ª geração (o i9-13900KS) que atingia o mesmo valor — por isso a dualidade nos recordes. Dada a diferença na produção, o i9-14900K deverá chegar para mais consumidores.

Intel Core i7 ganha mais núcleos e mais threads

(Imagem: Reprodução/Intel)
Novos processadores Intel Core trazem frequência recorde de 6 GHz e mais núcleos para o i7 (Imagem: Reprodução/Intel)

O novo Intel Core i7 – processador que é a escolha de quem quer alto desempenho mas não precisa de um i9 – agora possui 20 núcleos e 28 threads. Para atingir esse novo número, a CPU ganhou mais quatro núcleos de eficiência (12 E-cores + 8 P-cores). A frequência máxima é de 5,6 GHz.

O Intel Core i5-14900K possui seis núcleos de performance, oito de eficiência e 20 threads. Sua frequência máxima é de 5,3 GHz.

Além dos processadores da série K, a Intel apresentou as CPUs da série KF. O F no final do nome do modelo indica que ele não possui núcleo gráfico integrado. As demais especificações do Intel i9-14900KF, i714900KF e i5-14900KF permanecem as mesmas.

Soquete LGA 1700

O soquete da 14ª geração dos processadores Intel Core é o LGA 1700, presente na linha desde a adoção da configuração de núcleos híbridos. Assim, são três gerações com o mesmo soquete — o que é ótimo, já que aumenta o tempo de uso de uma placa-mãe. Falando em gerações passadas, este lançamento é uma atualização da linha Raptor Lake, lançada no ano passado. Não por menos a 14th Gen foi batizada de Raptor Lake Refresh.

Os novos processadores chegam nesta terça-feira (17). A Intel não divulgou os preços dos produtos para o mercado brasileiro. As outras séries devem ser anunciada em janeiro de 2024, durante a próxima edição da CES, a feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas.

Receba mais sobre Intel Core na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados