Intel acidentalmente confirma Core de 13ª geração com até 24 núcleos
Intel vai lançar processador com 24 núcleos ainda em 2022; Intel Core i9 de 13ª geração deve alcançar frequências de até 5,4 GHz
Intel vai lançar processador com 24 núcleos ainda em 2022; Intel Core i9 de 13ª geração deve alcançar frequências de até 5,4 GHz
A Intel ainda não revelou a 13ª geração de seus processadores (Raptor Lake). Mas a companhia disponibilizou, por alguns instantes, alguns detalhes dos futuros chips no seu próprio site. Entre os detalhes confirmados, está o Intel Core i9 com 24 núcleos.
Os detalhes deram as caras em uma página destinada ao público do Canadá. Com o título “Como escolher uma CPU para jogos”, a fabricante listou os chips da próxima geração no tópico “Encontre o processador Intel Core certo para você”. Mas, após a descoberta do erro, retirou as informações do ar.
O tópico cita nominalmente os chips de 13ª geração. Mais adiante, a empresa lista alguns modelos, como o próximo Intel Core i9-13900K, que terá 24 núcleos e 32 threads. Outro destaque fica para o pico de velocidade, pois o chip alcança uma frequência máxima de 5,4 GHz.
Outros modelos foram antecipados pela fabricante. É o caso do Intel Core i7-13700K, dessa vez com 16 núcleos, 24 threads e até 5,3 GHz. O mais simples do trio antecipado é o Intel Core i5-13600K, com 14 núcleos, 20 thread e até 5,1 GHz.
Esta não é a primeira vez que os novos chips são revelados ao público antes da hora. Em fevereiro, alguns detalhes da nova geração foram antecipados pela marca, como as quantidades máximas de 24 núcleos e de 32 threads. Os componentes também serão baseados na tecnologia Intel 7 (ou seja, 10 nanômetros).
A Intel ainda pretende utilizar uma abordagem híbrida nos chips. Seguindo os passos de processadores para celulares e tablets, o Intel Core i9 de 13ª geração terá 16 cores voltados para a eficiência energética. Já os demais núcleos vão fornecer desempenho às tarefas mais pesadas do dia a dia.
Os futuros chips serão revelados ainda neste ano.
Com informações: The Verge