Novos chips Intel Core de 14ª geração são anunciados na CES 2024

Fabricante lança processadores desktop não overclockados, CPUs de alto desempenho para notebooks e nova geração para ultrafinos

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/Intel)
Intel fecha portfólio da 14ª geração e traz novos processadores para laptops (Imagem: Divulgação/Intel)

A Intel divulgou nesta terça-feira (9) os novos processadores Intel Core de 14ª geração. Durante a CES 2024, a fabricante anunciou a chegada dos CPUs HX e U para notebooks e completou a linha para desktops. Neste último caso, a fabricante apresentou os processadores Intel Core que não integram a série K de CPUs — com overclock de fábrica.

Os novos processadores para desktop que foram anunciados pela Intel são Processor 300, i3, i5, i7 e i9 das linhas F, T e “base” — sem letra no nome. Os processadores Intel Core com a letra F indicam que são processadores sem gráficos integrados, enquanto os modelos com a letra T possuem menor consumo energético. Em outubro, a Intel já apresentara os Intel Core 14ª geração das linhas K e KF.

Processadores desktop são atualização da 13th Gen

Os novos processadores Intel Core são uma atualização da 13ª geração. Eles trazem o mesmo soquete LGA 1700 e melhorias pontuais em relação ao seu antecessor. Como sempre, os processadores i9-14900 são o topo de linha do anúncio. O modelo base e F tem clock máximo de 5,8 GHz no modo Intel Thermal Velocity Boost — o i9-14900T não tem esse recurso. Ele traz a configuração híbrida de 8 núcleos de performance (núcleos P) com 16 núcleos de eficiência (núcleos E).

Os processadores Intel Core i7 14th Gen trazem configuração de 20 núcleos híbridos, sendo 8 núcleos P e 12 núcleos E. As versões base e F tˆm clock máximo de 5,3 GHz no modo Turbo, enquanto o i7 da linha T chega até 5,0 GHz de frequência. Apenas os processadores i9 da linha F e base contam com o recurso Intel Thermal Velocity Boost.

Os processadores Intel Core i5 contam com versões de 14 ou 10 núcleos. O modelo i5-14500, com 14 núcleos, possui a configuração 6P + 8E, enquanto o i5-14400 traz 6P + 4E. Os Intel Core i3 e Processor 300 não contam com núcleos de eficiência.

(Imagem: Divulgação/Intel)
Especificações dos processadores Intel Core 14ª geração da linha base (Imagem: Divulgação/Intel)

CPUs HX e U 14th Gen chegam para notebooks e ultrafinos

Obviamente, não é só de processadores para desktops que vive a Intel. A fabricante trouxe para a CES 2024 novos CPUs para laptops e ultrafinos. Para os primeiros, a Intel apresentou a linha HX, dos processadores high-end para notebooks. A estrela do anúncio é o i9-14900HX de 24 núcleos (8P + 16E), clock máximo de 5,8 GHz no modo Turbo e 55 W de média de consumo.

(Imagem: Divulgação/Intel)
Processadores Intel Core HX de 14ª geração trazem consumo médio de 55 W(Imagem: Divulgação/Intel)

Para a linha U, a Intel já está usando a sua nova nomenclatura. A fabricante apresentou os processadores Intel Core 7, Intel Core 5 e Intel Core 3. Esta linha da Intel é voltada para os laptops ultrafinos, que exigem um baixo consumo de energia para dar mais tempo de uso do dispositivo.

Com exceção do Core 3, que possui seis núcleos (2P + 4E), os outros processadores trazem 10 núcleos na configuração 2P + 8E. O consumo médio desses chips é de 15 W. Os processadores trazem suporte para Wi-Fi 7 e equiparão laptops ultrafinos ainda neste primeiro trimestre.

Receba mais sobre Intel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados