Na CES 2024, inteligência artificial será o lema do evento

Maior evento de tecnologia começa na próxima semana e terá diversas marcas presente; Tecnoblog estará direto de Las Vegas cobrindo o evento

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/CES)
CES 2024 terá 81 atividades sobre inteligência artificial (Imagem: Divulgação/CES)

Mais um ano começando e com ele o mundo tech se prepara para a CES 2024, maior evento de dispositivos eletrônicos do planeta. Ela começa em Las Vegas na próxima terça-feira (9) e se encerra na sexta-feira (12). O Tecnoblog marca presença direto de lá: o editor Thássius Veloso estará nos Estados Unidos para trazer os principais destaques. Enquanto o evento não começa, confira o que esperar da CES 2024.

Apesar da data de início ser dia 9 de janeiro, algumas marcas realizarão palestras e outras atividades especiais na véspera da CES 2024, antes da abertura do espaço da feira. Por exemplo, a LG, TCL, Panasonic e Intel farão alguns anúncios na segunda-feira (8), antes da abertura dos estandes, no dia 9. E aqui já temos um gancho para o que veremos no evento.

A LG levará para a CES 2024 sua próxima geração de telas para carros. Além das telas para entretenimento, que serão usadas pelos passageiros no banco traseiro, a fabricante sul-coreana mostrará os displays que ela fornecerá para as montadoras que desejam (cometer o erro de) transformar o painel em um enorme visor — ainda que o público prefira alguns botões físicos.

Ainda no segmento de carros, a LG finalmente dará mais detalhes da sua antena 5G transparente para vidros de carros. Anunciada no fim de dezembro, a antena, que também tem suporte para Wi-Fi e GNSS, não teve muitas informações divulgadas no seu anúncio.

Durante a data oficial do evento, quem passar pela CES 2024 poderá visitar os estandes das empresas participantes para ter um primeiro contato com produtos que chegarão ao mercado em um futuro próximo ou distante.

Inteligência artificial dominará a CES 2024

Inteligência artificial
Inteligência artificial é o tema com mais palestras na CES 2024 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Enquanto seguimos no debate se IAs dominarão ou não o mundo, a certeza é que a CES 2024 será dominada por essa tecnologia. Das 376 atividades programadas, 81 tem como tema inteligência artificial — uma comparação legal é que metaverso e NFTs serão o assunto de nove palestras.

Mas calma, os anúncios envolvendo IAs podem realmente ter um impacto na sua vida, caso você utilize Windows. A Intel fará algumas palestras no evento e algumas delas, provavelmente no keynote com o CEO Pat Gelsinger no dia 9, a empresa deve divulgar alguma novidade sobre o desempenho de seus processadores em atividades de IA nos computadores domésticos.

É especulado que a Microsoft apresente um novo Windows neste ano. Este sistema operacional é cotado como “SO mais inteligente do mercado”, trazendo uma grande integração entre IA generativa e PCs. Para isso, a Microsoft precisa de CPUs preparadas para isso.

No fim de 2023, um rumor levantou que a big tech lançará novos Surfaces com processadores Intel e Snapdragon que serão os primeiros AI PCs — nome dessa futura geração de computadores altamente integrados com inteligências artificiais.

Segundo algumas fontes, a AMD também está nessa jogada e atuando diretamente com a Microsoft, mas focando nas IAs para data centers e mirando em rivalizar com a Nvidia. O evento da AMD será no dia 8 de janeiro — mesma data do evento da sua rival. Os eventos das três empresas (AMD, Intel e Nvidia) terão transmissão online.

2024 é a estreia do Wi-Fi 7

Wi-Fi 7 está chegando e a CES 2024 é o espaço para mostrar a sua capacidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Wi-Fi 7 está chegando e a CES 2024 é o espaço para mostrar a sua capacidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Wi-Fi 7 deve ter as suas especificações finalizadas pela Wi-Fi Alliance neste ano, em alguma data ainda não revelada. Porém, isso não é motivo para as empresas de tecnologia deixaram a tecnologia de lado na CES 2024. Pelo contrário: a estreia é logo ali e é hora de mostrar o que ela é capaz de fazer, apresentando roteadores, modem e outros produtos compatíveis.

O Wi-Fi 7 deve contar com uma velocidade máxima de transferência de dados de até 46 GB/s — quatro vezes maior que o Wi-Fi 6E. Dois recursos bem interessantes da nova tecnologia são a nova frequência (6 GHz se une a 2,4 GHz e 5 GHz) e a Multi-Link Operation, que permite ao dispositivo se conectar em mais de uma frequência ao mesmo tempo.

Receba mais sobre CES na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados