PCs com Windows ganham tecla especial para inteligência artificial

“Maior mudança em quase 30 anos” inclui botão para Microsoft Copilot em PCs com Windows 11. Primeiros modelos serão revelados na CES 2024, que acontece nos EUA.

Thássius Veloso
Por
Tecla colorida com a marca do Copilot
Design da tecla Copilot num teclado de PC (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Resumo
  • A Microsoft anunciou a adição da tecla do Copilot aos novos PCs com Windows 11.
  • Pressionar a nova tecla abrirá uma interface semelhante ao ChatGPT, permitindo interações por texto ou áudio.
  • A mudança será inicialmente implementada no mercado dos Estados Unidos. Não foram divulgadas informações referentes ao Brasil.
 
 

A Microsoft anunciou uma nova tecla dedicada ao Copilot nos futuros teclados de computadores e notebooks com Windows. Estava na dúvida sobre a aposta da empresa na inteligência artificial? Pois ela acaba na próxima semana, quando os primeiros produtos com novo leiaute começam a chegar ao mercado.

Hoje em dia, os teclados já trazem um botão dedicado ao Windows, que abre o menu Iniciar. A partir da próxima leva de PCs, a nova tecla Copilot irá exibir a interface que lembra ChatGPT e permite interagir por texto ou áudio com o mecanismo inteligente.

O vice-presidente executivo da Microsoft, Yusuf Mehdi, classificou essa mudança como a mais significativa no teclado dos PCs com Windows em quase três décadas. Ele ainda afirmou que 2024 será o ano do computador com IA.

“Neste novo ano, a Microsoft iniciará uma mudança significativa em direção a um futuro de computação mais pessoal e inteligente, onde a IA será integrada de maneira transparente ao Windows, desde o sistema até o hardware.”

Yusuf Mehdi – Vice-presidente executivo da Microsoft

Originalmente, o Tecnoblog noticiou que seria o fim da tecla Windows, com base informações da própria Microsoft, mas a empresa explicou que se trata de um acréscimo.

A adoção da tecla Copilot irá ocorrer de forma gradual, iniciando-se pelo mercado dos Estados Unidos. O anúncio de agora da Microsoft antecipa o que está por vir na CES 2024. A maioria feira de dispositivos eletrônicos do planeta acontece na próxima semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, com cobertura presencial do Tecnoblog. Não foram divulgadas informações referentes ao Brasil.

Não custa lembrar que o Copilot está integrado ao Windows 11, além de ser um programa que pode ser baixado em versões anteriores do sistema (e em celulares Android e iPhones, é bom dizer). Os consumidores que comprarem um teclado com a tecla Copilot, mas não tiverem essa versão do Windows, irão visualizar a caixa de busca do Windows (equivalente a pressionar WinKey + S).

Com informações: Microsoft

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados