Como instalar o Windows 11 mesmo sem TPM 2.0 no PC

É possível instalar o Windows 11 em computadores sem chip de segurança TPM; confira a seguir dois métodos diferentes para seu PC

Felipe Ventura
Por

Eu tenho um notebook da HP que não é compatível oficialmente com o Windows 11: ele tem um processador Intel Core i5 de 6ª geração que não é exatamente antigo, mas que a Microsoft preferiu deixar no Windows 10 devido à exigência do TPM 2.0. Felizmente, há formas de instalar o novo sistema praticamente em qualquer PC – e no meu computador, ele vem rodando muito bem. Confira a seguir como instalar o Windows 11 em PCs sem TPM 2.0.

Windows 11 com barra de pesquisa no menu Iniciar
Windows 11 com barra de pesquisa no menu Iniciar (Imagem: Divulgação / Microsoft)

1️⃣ Criar pendrive do Windows 11 para PC sem TPM

Tempo necessário: 20 minutos.

A Microsoft dificultou as coisas para quem tem um PC “antigo”, porque o Windows 11 requer o chip de segurança TPM para ser instalado.

O segredo aqui é usar o Rufus, o que vai facilitar imensamente a sua vida! Este programa grátis consegue baixar a imagem ISO mais recente do Windows 11, gravar tudo em um pendrive bootável e mudar configurações para que o sistema possa ser instalado em seu PC incompatível sem TPM.

É assim:

  1. baixe o Rufus, de preferência a versão portátil;

    O Rufus é freeware, ou seja, não custa nada – e tem uma versão portátil que não requer instalação, é só começar a usar.

  2. ative a opção para baixar o Windows 11;

    Abra o Rufus, clique na setinha ao lado do botão escrito SELECIONAR, e escolha a opção BAIXAR.Baixar Windows 11 no Rufus

  3. inicie o processo para baixar o Windows 11;

    Clique no botão BAIXAR. Aguarde um pouco até surgir a janela “Baixar imagem ISO”.Baixar Windows 11 no Rufus

  4. baixe o Windows 11;

    O Windows 11 estará selecionado como a versão a baixar. Vá clicando em Continuar para aparecerem as opções de lançamento, edição, idioma e arquitetura – você não precisa mudar nada aqui, só seguir com os padrões que o Rufus escolheu.

    Então, clique em Baixar. Escolha onde salvar a imagem de disco; por padrão, será na pasta Downloads.Opções para baixar Windows 11 via Rufus

  5. inicie a criação do pendrive bootável;

    Depois que o download terminar, clique em INICIAR na parte inferior da janela. Caso o botão esteja cinza, insira o pendrive no seu PC!
    Criando o pendrive bootável do Windows 11

  6. desative a checagem de TPM;

    Vai surgir uma janela chamada “Windows User Experience”. Certifique-se de que esta opção está selecionada: Remove requirement for 4GB+ RAM, Secure Boot and TPM 2.0. (É possível ignorar as outras opções.) Clique em OK.
    Rufus permite instalar Windows 11 em PC não compatível

  7. aguarde o pendrive bootável ser criado.

    Na janela que aparece, clique em OK – o pendrive será formatado, apagando todos os arquivos dele – e aguarde enquanto o Windows 11 é transferido.
    Criando o pendrive bootável do Windows 11

2️⃣ Fazer instalação limpa ou só atualizar?

O Windows 11 requer pelo menos 64 GB de armazenamento para ser instalado. Você pode fazer uma instalação limpa do novo sistema, ou atualizar a partir do Windows 10 mantendo seus arquivos e programas. A atualização é mais prática, só que eu prefiro uma instalação limpa, porque a chance de bugs no futuro é menor.

A decisão é sua! Veja o que fazer em cada caso:

Se você vai atualizar a partir do Windows 10…

Neste caso, é só pular para o item 3!

Se você vai apagar tudo no PC…

Prefere uma instalação limpa, totalmente do zero? Siga para o item 3 – será possível formatar o disco ao instalar o Windows 11.

Se você vai criar um espaço só para o Windows 11…

Se você quer instalar o Windows 11, mas deixar o Windows 10 em outra partição caso algo dê errado, isso também é possível.

Aqui, é necessário reservar espaço para a instalação limpa do Windows 11. Para isso, recomendo usar o MiniTool Partition Wizard. Faça o seguinte:

  1. no Windows 10, baixe o MiniTool Partition Wizard no site oficial e instale o programa;
  2. selecione a partição na qual está instalada o Windows 10;
  3. na barra lateral, clique em Mover / Redimensionar partição;
    MiniTool Partition Wizard para criar nova partição
  4. na janela que aparece, arraste os controles deslizantes para liberar pelo menos 64 GB de espaço (menos que isso e o Windows 11 não poderá ser instalado);
  5. clique em OK;
    Criando nova partição no MiniTool Partition Wizard
  6. no canto inferior esquerdo, clique em Aplicar;
    Criando partições no MiniTool Partition Wizard
  7. reinicie o PC caso isso seja solicitado.

Durante a instalação, você poderá escolher o espaço livre para instalar o Windows 11.

3️⃣ Permitir que seu PC faça boot a partir do pendrive

Antes de instalar o Windows 11, é necessário checar se seu PC permite fazer boot a partir do pendrive USB. Caso contrário, seu computador vai simplesmente ignorar o pendrive.

O processo é simples, e envolve reiniciar o PC para pressionar o botão que dá acesso à BIOS – pode ser Esc, F11, F12, Delete ou outra tecla. Veja aqui como dar boot no computador pelo pendrive.

4️⃣ Instalar o Windows 11

Faça um backup do seu PC antes de instalar o Windows 11 em seu PC sem TPM, porque os passos a seguir podem causar perda de arquivos.

Se seu PC detectou o pendrive durante o boot, ele vai carregar o instalador do Windows 11 automaticamente. Normalmente, ele exibiria uma mensagem de que seu computador não é compatível – mas, graças ao Rufus, isso não vai acontecer! 🎉

Assim, basta ir seguindo as instruções na tela para fazer a instalação do Windows 11, com atenção redobrada para os pontos a seguir:

  • se você quer atualizar a partir do Windows 10, escolha a opção Atualização: instalar o Windows e manter arquivos, configurações e aplicativos;
    passos para instalacao limpa do windows 11
  • se você quer uma instalação totalmente limpa, escolha a opção Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado) e, na tela seguinte, apague todas as partições do disco;
  • se você vai instalar o Windows 11 em uma partição diferente do Windows 10, escolha a opção Personalizada: instalar apenas o Windows (avançado), depois selecione o espaço livre que você criou antes com o MiniTool Partition Wizard.
    passos para instalacao limpa do windows 11

Agora você pode experimentar os recursos do Windows 11: barra de tarefas, Menu Iniciar e Explorador de Arquivos com visual repaginado; um novo Media Player; modo escuro no Bloco de Notas; Grupos de Ajuste (Snap Groups) nas janelas; entre vários outros.

Opcional: ativar programa Insider no Windows 11

Se você quiser testar os recursos mais novos da Microsoft, será necessário entrar no programa Windows Insider para obter as versões Beta e Dev (antigamente chamados de Slow Ring e Fast Ring). No entanto, ao tentar fazer isso, o sistema dirá que seu PC não é compatível.

E agora? Você precisará usar a ferramenta OfflineInsiderEnroll, que permite inserir qualquer computador com Windows 10 ou 11 no programa Insider – mesmo se você não fez login com uma conta Microsoft.

É assim:

  1. no Windows 11, siga o caminho Configurações > Privacidade e Segurança > Diagnóstico e comentários;
  2. ative a opção Enviar dados de diagnóstico opcionais, que é obrigatória para o Windows Insider;
  3. baixe o OfflineInsiderEnroll no GitHub;
  4. clique com o botão direito no arquivo e selecione Executar como administrador;
    Offline Insider Enroll no Windows 11
  5. no prompt de comando que se abre, digite 1 para entrar no canal Dev, 2 para Beta e 3 para Release, e pressione Enter;
    Offline Insider Enroll no Windows 11
  6. reinicie o computador.

Calma que ainda não acabou… A Microsoft fará outra checagem para saber se seu PC é compatível com o Windows 11; por isso, precisamos burlar a checagem de TPM usando uma ferramenta chamada “bypass11”.

Faça o seguinte:

  1. visite a página do projeto bypass11 no GitHub;
  2. clique na versão mais recente do arquivo Skip_TPM_Check_on_Dynamic_Update.cmd;
  3. no lado direito da página, clique com o botão direito no botão Raw, e clique em Salvar como…;Bypass11 no GitHub para burlar TPM no Windows 11
  4. escolha a pasta e clique em Salvar;
  5. vá até o arquivo Skip_TPM_Check_on_Dynamic_Update.cmd, clique duas vezes nele, e clique em Sim na janela que pede para rodar o Windows PowerShell, até chegar à tela abaixo:
Skip TPM Check no Windows 11
Skip TPM Check no Windows 11 (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

Agora seu PC está liberado para instalar builds do programa Insider: vá em menu Iniciar > Configurações > Windows Update e clique em Verificar atualizações.

O sistema irá procurar a versão beta ou dev mais recente, mas talvez você precise instalar algumas atualizações antes que uma build do programa Insider apareça para você.

Windows Update no Windows 11 baixando versão do programa Insider
Windows 11 pode enfim ser atualizado para versões Dev ou Beta (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

Outro método para instalar Windows 11 sem TPM

Por algum motivo, o pendrive criado via Rufus não conseguiu instalar o Windows 11 em seu PC sem TPM? Ou, quem sabe, você esteja procurando uma forma bem complicada de fazer o que o programa cria de forma simples? 🧐

De um jeito ou se outro, segue abaixo um método alternativo que envolve mexer no Editor de Registro:

  1. crie um pendrive bootável para instalar o Windows 11 usando a ferramenta de criação de mídia da Microsoft;
  2. reinicie o PC;
  3. não clique em Instalar agora – em vez disso, pressione Shift + F10 para abrir o prompt de comando;
  4. digite regedit e pressione Enter;
  5. no Editor de Registro, navegue até o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup;
  6. na pasta Setup, clique com o botão direito e siga o caminho Novo > Chave;
  7. insira o nome LabConfig e clique em OK;
  8. abra a pasta LabConfig e, no painel direito, clique com o botão direito e siga o caminho Novo > Valor DWORD (32 bits);
    Criar valores em chave no registro para poder instalar Windows 11
  9. crie os seguintes valores: BypassTPMCheck, depois BypassRAMCheck, e então BypassSecureBootCheck;
  10. dê um duplo clique em BypassTPMCheck e, no campo Dados do valor, insira o número 1 e clique em OK – isso vai burlar a exigência do TPM 2.0;
  11. repita o processo para BypassRAMCheck e BypassSecureBootCheck – todos devem ter o valor 1;
    Definir valores no registro como 1
  12. feche o Editor de Registro e o prompt de comando;
  13. agora, sim, clique em Instalar agora;
  14. continue seguindo as instruções da Microsoft na tela – confira aqui nosso passo a passo para instalar o Windows 11.
Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados

Relacionados