Tecnoblog
Razão Social TCL科技集团股份有限公司
Website Oficial www.tcl.com

TCL

A TCL é uma fabricante chinesa de eletrônicos e líder global no segmento de televisores, fundada em 1981. Inicialmente, a empresa se chamava TTK Home Aplliance e comercializava fitas cassete.

O nome passou para TCL, que hoje faz referência ao slogan “The Criative Life” (Vida Criativa) porque já havia outra empresa do ramo com nome parecido: a TDK. Sua fundação foi um pouco diferente, já que ocorreu sob o modelo joint venture, um empreendimento conjunto do governo chinês com vários investidores de Hong Kong.

Em 1985, Li Dongsheng, principal nome na história da empresa, entra em cena como engenheiro da TCL. Logo, a empresa começa a focar em telefones, apenas para o mercado chinês. Mas em 2003, Li assume a gerência e dá início ao seu “Plano Dragão e Tigre”.

Dali pra frente, a TCL passa a atuar mundialmente, fechando diversas parcerias, como a com a Thompson, para venda de aparelhos de DVD e televisores, e a com a Alcatel, para lançar smartfones com a marca até 2024. Além de comprar marcas como a Schneider, especialista em gestão de energia e automação.

Com tantos empreendimentos, a empresa sofreu um baque financeiro que a forçou a vender algumas de suas subsidiárias. Com isso, Li Dongsheng, já CEO, decide apostar nas revoluções do mercado de televisores.

Logo, expansão na área das TVs foi mais longe, com outra parceria, com a Samsung, em 2008. E futuramente com a Semp, em 2018, para entrar no mercado brasileiro como Semp TCL - sobre a qual adquiriu controle de 80% em 2020.

Atualmente, a TCL possui mais 75 mil funcionários em todo o mundo e está presente em mais de 160 países. E para além das TVs, também comercializa aparelhos de ar-condicionado, soundbar, smartphones e headphones.

Continue lendo »

Tudo sobre TCL