A BlackBerry não faz mais smartphones. Ela licencia sua marca para fabricantes como a TCL, que mantém algumas características clássicas de design — como o teclado físico. É o caso do KeyOne, lançado no ano passado.
Desta vez, temos o BlackBerry Key2, com especificações melhoradas, câmera dupla e teclado físico ligeiramente maior.
A TCL diz que a altura das teclas foi aumentada em 20%, para deixar a digitação mais confortável e ajudar na precisão. O leitor de digitais está integrado na tecla Espaço.
Assim como antes, é possível deslizar o dedo pelo teclado para rolar páginas. O aparelho tenta prever a palavra que você vai digitar; para aceitar uma sugestão, basta deslizar para cima no teclado. E você pode usar cada botão como um atalho — por exemplo, segure “B” para abrir o navegador.
Temos aqui uma tela IPS de 4,5 polegadas com resolução 1620 x 1080 e proporção 3:2. E por dentro, temos o processador Snapdragon 660, 6 GB de RAM, e 64 GB/128 GB de armazenamento com suporte a microSD.
Este é o primeiro BlackBerry com câmera dupla. São dois sensores de 12 megapixels para oferecer um modo retrato e também zoom óptico. Além disso, o Google Lens vem embutido para reconhecer objetos usando inteligência artificial.
Por sua vez, a câmera frontal tem 8 MP e usa a tela para flash. A bateria de 3.500 mAh é recarregada pela porta USB Type-C. São 8,5 mm de espessura e 168 g.
O Key2 roda Android 8.1 Oreo e faz parte do programa Enterprise Recommended. Para tanto, ele obedece a algumas exigências do Google, incluindo receber atualizações de segurança todo mês, e garantir update para a próxima versão do sistema (no caso, o Android P).
O aparelho também inclui apps da BlackBerry, como o DTEK, para avaliar o nível de segurança de cada app; e o Locker, que armazena arquivos e documentos de forma segura.
O BlackBerry Key2 será lançado globalmente ainda em junho, nas cores preto e cinza. Ele custará a partir de US$ 649 nos EUA e € 649 na Europa.
Com informações: BlackBerry, The Next Web.