Google lança Android Go no Brasil em parceria com Positivo, Alcatel e Multilaser

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 7 meses
Positivo Twist Metal S531
Positivo Twist Metal S531

O Android Go foi anunciado há pouco mais de um ano e, agora, está chegando oficialmente ao Brasil. Nesta quinta-feira (7), o Google anunciou uma parceria com as marcas Alcatel, Multilaser e Positivo para lançar por aqui os primeiros cinco smartphones baseados na iniciativa.

Para quem está por fora do assunto, aqui vai uma rápida explicação: o Android Go é uma versão simplificada do sistema operacional voltada para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM. Talvez você tenha pesadelos só de pensar em um Android com tão pouca memória, mas a versão Go é otimizada para lidar com hardware básico.

A proposta do Android Go é melhorar a experiência do elevado número de pessoas que usam aparelhos básicos ou antigos por razões socioeconômicas ou que, pelos mesmos motivos, não têm celular ou outro meio de acesso à internet.

É por isso que, além de experiência de uso simplificada, aparelhos com Android Go devem ter preço acessível, tanto quanto possível. O primeiro deles é o Positivo Twist Metal S531, que chegará já neste mês e custará R$ 699.

A configuração básica do aparelho da Positivo é a seguinte: tela LCD de 5,2 polegadas com resolução de 854×480 pixels, chip quad-core MediaTek MT6580 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (expansíveis com microSD de até 128 GB), câmeras traseira e frontal com 8 megapixels e bateria de 2.200 mAh.

Nos próximos meses serão lançados os modelos Alcatel 1, Multilaser MS50G e Multilaser MS50X, todos com preços ainda a serem revelados. O Positivo Twist Mini S431 é outro lançamento futuro: o modelo terá tela de 4 polegadas, 512 MB de RAM, 8 GB de armazenamento interno e preço de R$ 399.

Apps - Android Go

Atualmente, o Android Go é baseado no Android Oreo e, de acordo com o Google, consegue iniciar aplicativos até 15% mais rapidamente. Além disso, a plataforma conta com versões otimizadas de apps como Gmail, Maps e YouTube. Todos ocupam menos espaço e consomem menos RAM. Há até uma versão Go do Google Assistente.

A Play Store também foi otimizada para o Android Go. O serviço continua dando acesso a qualquer aplicativo disponível na loja, mas recomenda aqueles que funcionam bem em dispositivos com até 1 GB de RAM.

De acordo com o Google, mais de 100 fabricantes de várias partes do mundo já lançaram ou vão lançar aparelhos com Android Go em 2018.

Relacionados

Autor(a)

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.