A chinesa TCL, terceira maior fabricante de TVs do mundo, tenta aos poucos conquistar um espaço no mercado brasileiro. Ela já vende produtos com a marca Semp e Toshiba em faixas de preço mais acessíveis e, em breve, deverá lançar TVs bem caras, a começar por uma QLED de 85 polegadas com resolução 4K.
O QLED é uma tecnologia adotada nas TVs de segmentos mais altos e vem sendo apoiado especialmente pela Samsung (a rival LG aposta no OLED). Ele consiste de nanocristais que geram tons precisos de luz azul, vermelha e verde; em comparação com o LCD comum, o resultado é uma imagem com brilho mais forte e pretos mais profundos.
O TCL XESS X6 tem design peculiar, cheio de adjetivos (a TCL fala em “acabamento cuidadosamente selecionado, repleto de elementos metálicos e texturas que remetem a madeira” no comunicado oficial) e pode ser fixado na parede, colocado em um rack ou posicionado sobre uma espécie de cavalete.
O som é Dolby Atmos de 12 canais (7.1.4), emitido por meio dos “alto-falantes de cúpula de seda” da Harman Kardon com 320 watts de potência. E o painel, que exibe 1,07 bilhão de cores, suporta o Dolby Vision, uma tecnologia proprietária de HDR.
A TV será lançada no mercado brasileiro por aproximadamente R$ 100 mil, ainda no primeiro semestre de 2018.