LG anuncia antena 5G transparente para instalar em vidros de carros

Empresa sul-coreana divulgou novidade em seu site; mais detalhes do produto, que tem suporte para Wi-Fi e GNSS, serão apresentados na CES 2024

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Paul Hanaoka/Unsplash)
LG mostrará mais detalhes da antena transparente na CES 2024 (Imagem: Paul Hanaoka/Unsplash)

A LG revelou nesta segunda-feira (18) uma antena transparente para instalar em automóveis. A antena possui suporte para rede 5G, Wi-Fi e navegação pelo sistema global de satélites (GNSS na sigla em inglês). O foco deste produto é ser instalado nos vidros dos veículos, como o para-brisa ou até mesmo no teto solar.

Como é transparente, a antena não prejudica a estética dos veículos, ficando mais “camuflada” nos vidros. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a Saint-Gobain Sekurit, empresa francesa do ramo de vidros para automóveis.

A LG apresentará o produto na CES 2024, maior feira de eletrônicos do mundo que começará no dia 9 de janeiro em Las Vegas, quando mais detalhes sobre a antena devem ser revelados. O Tecnoblog cobrirá presencialmente a CES 2024.

Antena transparente da LG para vidros automotivos

Antena transparente da LG terá suporte para conexão 5G, Wi-Fi e navegação por satélite (Imagem: Divulgação/LG)
Antena transparente da LG terá suporte para conexão 5G, Wi-Fi e navegação por satélite (Imagem: Divulgação/LG)

No comunicado à imprensa, a LG explica que a antena transparente pode ser instalada em qualquer tipo de vidro, independente do design do veículo. A fabricante sul-coreana explica ainda que a antena pode ser instalada tanto dentro quanto sobre o vidro.

O equipamento é feito com um material maleável, deixando a antena, de acordo com a LG, como uma espécie de adesivo. Como ainda há fotos oficiais do produto, não é possível saber como será a sua instalação nos vidros. No entanto, deve ter um processo parecido com as antenas usadas por operadoras de pedágio.

No release, a LG explica que as montadoras poderão instalar a antena no processo final de fabricação dos veículos. Isso não interfere no desenvolvimento e produção dos carros, já que não exigirá uma nova etapa na cadeia de montagem, deixando que um funcionário ou um robô instale a antena na parte final. Já a Saint-Gobain Sekurit informa que produzirá um “vidro-inteligente”, que terá o equipamento já integrado.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados