Cruise suspende produção de novo robotaxi após acidentes

Empresa de transporte por carros autônomos anunciou nova interrupção em seu serviços; agora a Cruise interrompe a fabricação de sua van autônoma

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/Cruise)
Cruise suspende a fabricação da sua van autônoma Origin (Imagem: Divulgação/Cruise)

A Cruise interrompeu a produção da Origin, sua van totalmente planejada para servir como robotaxi. A decisão da empresa está relacionada com a recente cassação da licença dos serviços de transporte autônomo na California e da suspensão do serviço em todo os Estados Unidos — esta medida adotada pela empresa por conta própria. Anunciada em 2020, a Origin ainda não está autorizada a operar no país norte-americano.

O veículo, ao contrário do Bolt usado no serviço de robotaxi da Cruise, não possui volante e pedais. A Origin foi desenvolvida do zero para ser um carro totalmente autônomo. Essa proposta reflete o seu formato: uma van espaçosa e com portas de correr, permitindo a entrada mais fácil para os passageiros, e rampas para acessibilidade de usuários cadeirantes ou com dificuldades de mobilidade.

Cruise tem centenas de Origins prontos

(Imagem: Divulgação/Cruise)
Cruise possui portas de correr e rampa para acesso à cadeirantes (Imagem: Divulgação/Cruise)

Até o momento, a Cruise conta com “centenas de Origins”, segundo uma fonte ouvida pela TechCrunch. Uma parte é usada para testes de operação autônoma. Em março deste ano, a Cruise começou os testes em vias públicas na cidade de Austin.

A Forbes teve acesso ao áudio da reunião na qual o CEO da Cruise, Kyle Vogt, informou sobre a suspensão da fabricação da Origin. O jornal revelou que Vogt disse na reunião que a Cruise possui uma frota de Origins grande o suficiente para quando o trabalho for retomado.

Como não foi pública o trecho na íntegra, fica difícil entender ao que Vogt estava se referindo. O mais provável é que o CEO da Cruise quis dizer que a frota atual é o bastante para iniciar o serviço de robotaxi com as Origins. A empresa não irá interromper os testes com o veículo.

Suspensão da produção reflete momento da Cruise

A suspensão da fabricação das Origins está ligada ao momento da Cruise. A empresa teve a licença para operar o serviço de robotáxi (com os Bolts da sua proprietária GM) cassada no mês passado. Dias depois, a empresa comunicou a suspensão total dos seus serviços de transporte autônomo.

Receba mais sobre Cruise na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados