Táxis autônomos da Cruise terão motoristas para retomar operação

Empresa de robotáxis, subsidiária da GM Motors, tomou decisão de usar motoristas para supervisionar direção de corridas autônomas

Felipe Freitas
Por
Carro autônomo da Cruise (imagem: divulgação/Cruise)
Cruise quer retomar seus serviços de táxi autônomo com motoristas (imagem: Divulgação/Cruise)

A Cruise, empresa de táxis autônomos e subsidiária da GM Motors, revelou que deseja retomar suas operações usando motoristas humanos. No primeiro passo para essa retomada, os robotaxis da empresa serão testados nas próximas semanas com a supervisão de humanos. Segundo Sara Autio, porta-voz da Cruise, o reinício do serviço contará com motoristas dirigindo — tal qual a Uber e similares.

A Cruise suspendeu por conta própria os serviços de robotáxi no mês de outubro, após ter a sua licença de operação cassada na Califórnia. O motivo da cassação foi uma série de incidentes envolvendo os carros da empresa. Em um dos casos, que aconteceu dias antes da Califórnia proibir o serviço no estado, um robotaxi da Cruise arrastou uma pedestre que foi arremessada em sua direção após ser atropelada por outro carro.

Cruise retomando operação de robotaxi

Carro atolado em concreto fresco
Depois de quase quatro meses parada, Cruise quer se desatolar da suspensão (Imagem: @Name_Is_Nobody/Twitter)

A Cruise afirma que quer retomar as operações do seu serviço de táxi autônomo nas próximas semanas. A empresa não revela quais cidades deve começar a operação, mas provavelmente não será na Califórnia. A relação dos robotaxis com o governo do estado e com a população local não é das melhores.

Na semana passada, um carro da Waymo, empresa do Google e concorrente da Cruise, foi incendiado por uma multidão. Os problemas causados pelos robotaxis que envolvem, por exemplo, engarrafamentos por falta de conexão dos carros e acidentes, são algumas das razões pela qual os californianos e governo são críticos aos serviços.

De acordo com a Reuters, é provável que a Cruise retome sua operação de robotaxi no Texas. Antes de suspender seus serviços em todos os Estados Unidos, a companhia já atuava nas cidades de Houston e Dallas. Antes de voltar com as corridas autônomas, a Cruise realizará testes sem passageiros — e usando os já citados motoristas humanos.

A subsidiária da GM Motors precisa de aprovação dos órgãos de trânsito de Houston e Dallas para realizar os testes de seus robotaxis. Por isso, a Cruise não consegue garantir quando sua operação reiniciará de fato. O plano ideal da empresa é voltar nas próximas semanas, mas o processo de autorização pode levar meses.

Com informações: The Verge, Bloomberg e Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados