Carro autônomo do Google é vandalizado por moradores de São Francisco

Carro da Waymo, serviço de robotáxi do Google, foi atacado e incendiado por um grupo de pessoas. Robotáxis são alvos de polêmica na Califórnia

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Reprodução/YouTube)
Carro da Waymo, robotáxi do Google, é destruído após incêndio iniciado com fogos de artifício (Imagem: Reprodução/YouTube)

Um carro da Waymo, serviço de táxi autônomo do Google, foi incendiado por um grupo de moradores de São Francisco, cidade no estado americano da Califórnia. Desde o ano passado, a relação da cidade com os robotáxis da Waymo e da Cruise (empresa da GM Motors) está deteriorando, motivada por casos de acidentes e a ampliação da operação do serviço na cidade.

O caso de vandalismo aconteceu durante os preparativos da celebração do ano novo chinês na cidade. O carro elétrico da Waymo, um Jaguar I-Pace parou em uma rua enquanto uma parte da população instalava os fogos de artifício. De acordo com os relatos, o início do vandalismo veio após um morador se jogar no carro e quebrar o para-brisa.

Uma parte da população presente no local aplaudiu o ato. Pouco depois, outras pessoas “se inspiraram” e seguiram com outras práticas de vandalismo. As pessoas passaram a pichar o carro e quebrar outras partes. Em um dos vídeos, um vândalo usa o skate para quebrar o vidro do passageiro.

Fogos de artifício iniciaram incêndio de carro da Waymo

Segundo o departamento de polícia de São Francisco, o incêndio no veículo começou após os vândalos acenderem fogos de artifício dentro do carro. De acordo com uma testemunha, 30 segundos após ela ver a fumaça saindo de dentro do carro, as chamas aumentaram.

Como visto em um dos vídeos deste tweet, o fogo atingiu a mesma altura que o toldo de uma loja ao lado. O carro ficou completamente destruído e as chamas não se espalharam. As imagens mostram que nenhum veículo próximo foi danificado.

São Francisco contra os robotáxis

A população de São Francisco critica o crescimento dos serviços de robotáxis na cidade. A Comissão de Utilidade Pública da Califórnia aprovou a ampliação do funcionamento dos serviços de transporte autônomo, mas os moradores de São Francisco criticam essa decisão. O motivo é que os robotáxis causam diversos problemas no trânsito, como ficar preso em concreto fresco, filas por problemas de conexão ou acidentes envolvendo atropelamentos.

Com informações: The Verge, The Register, The Autopian e 9to5Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados