Microsoft e TomTom criam assistente com IA para carros

TomTom usou tecnologia da OpenAI que também equipa o ChatGPT. Assistente pode indicar caminhos, controlar ar-condicionado e trocar de estação de rádio.

Giovanni Santa Rosa
Por
Tela no painel de um carro mostrando mapa
Assistente da TomTom consegue executar tarefas a partir de pedidos feitos em linguagem natural, sem comandos predefinidos (Imagem: Divulgação/TomTom)

A TomTom e a Microsoft anunciaram a criação de um assistente conversacional para carros. A tecnologia usa inteligência artificial para permitir que a interação por voz aconteça de um modo natural, parecido com o funcionamento do ChatGPT, por exemplo.

Segundo a TomTom, o assistente é capaz de atender a pedidos envolvendo vários aspectos do carro, como sistemas de infotenimento, pesquisa de localizações e sistemas de comando do veículo.

Isso significa que o motorista não precisará decorar comandos de voz. Basta apenas falar naturalmente que quer ir a um determinado lugar, abrir a janela, aumentar a temperatura do ar-condicionado ou mudar de estação de rádio. Segundo a TomTom, dá para fazer tudo isso em uma única interação.

“Aproveitando nossa experiência em navegação e tecnologia, estamos criando uma maneira inovadora de as pessoas interagirem com seus carros”, diz Mike Schoofs, diretor-chefe de receitas da TomTom.

“Com ambas as empresas integrando o que fazem de melhor em uma única solução, estamos transformando a experiência no veículo, permitindo que os motoristas peçam qualquer coisa ao seu carro e confiem que ele atenderá”, completou o executivo.

TomTom e Microsoft são parceiras desde 2016

A tecnologia virá embarcada no TomTom Digital Cockpit — uma plataforma aberta e modular de infotenimento — e poderá ser integrada a outros sistemas automotivos.

Painel de carro com telas da TomTom
Digital Cockpit da TomTom é uma plataforma aberta de infotenimento (Imagem: Divulgação/TomTom)

O assistente foi criado com base no Microsoft Azure OpenAI Service, que dá a desenvolvedores externos acesso a recursos similares aos que a OpenAI usa no ChatGPT, como os modelos de linguagem de larga escala. A parceria entre as duas companhias vem desde 2016, com a TomTom fornecendo dados de localização para os serviços de Azure Maps, Bing e Windows.

Desde julho, a TomTom conta com um plugin para o próprio ChatGPT, que ajuda a planejar viagens e explorar novos lugares com os mapas da empresa.

A demonstração da nova tecnologia será feita na CES 2024, que acontece em janeiro, em Las Vegas (EUA). O Tecnoblog estará cobrindo a exposição.

Com informações: TomTom, Reuters

Receba mais sobre TomTom na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados