Porsche e Aston Martin mostram prévia de nova geração do CarPlay

Anunciado na WWDC 2022, novo CarPlay usa várias telas no painel e tem dados do veículo, incluindo velocímetro, conta-giros e muito mais

Giovanni Santa Rosa
Por
CarPlay ganha suporte a múltiplas telas
Apresentação da Apple em 2022 já dava uma ideia de como sistema vai funcionar (Imagem: Reprodução / Apple)

A Porsche e a Aston Martin mostraram as primeiras imagens dos painéis de seus carros equipados com a nova geração do CarPlay. As telas têm elementos de interface similares aos do iPhone e chegam a ocupar todo o espaço, do volante ao passageiro, no caso da Porsche.

A Apple anunciou seu novo CarPlay na WWDC 2022. O sistema passaria a funcionar em múltiplas telas do painel do carro, com vários aplicativos integrados — o Apple Maps poderia aparecer ao lado do velocímetro, a central multimídia seria parecida com a tela Home do iOS, e assim por diante.

Na ocasião, a Apple disse que a lista de carros compatíveis com o novo CarPlay só seria revelada no final de 2023. Agora, as primeiras montadoras começam a mostrar suas ideias para a nova plataforma.

A nova geração do CarPlay precisa de um iPhone para acessar apps, mas o sistema consegue obter do próprio veículo os dados usados na direção. Segundo a Apple, os iPhones conectados não armazenam nem rastreiam informações dos carros.

Porsche e Aston Martin têm painéis diferentes

Cada empresa terá liberdade para usar as telas na disposição que preferir. A Porsche, por exemplo, colocou uma interface com três mostradores circulares e plano de fundo que imita o tecido dos bancos. Nas telas centrais e do lado do passageiro, há uma série de apps e widgets, como atalhos, ligação, rotas, eventos na agenda, música que está tocando e previsão do tempo.

Painel de carro Porsche com telas
CarPlay da Porsche ainda não tem data para estrear (Imagem: Divulgação/Porsche)

Já a Aston Martin aplicou uma tela de informações no centro do painel que fica atrás do volante, entre o velocímetro e o conta-giros. Uma central multimídia é a única tela no restante do espaço, com apps e widgets.

Painel de carro Aston Martin com uma tela no centro
CarPlay chega em 2024 ao Aston Martin DB12 (Imagem: Divulgação/Aston Martin)

A Porsche não diz qual será o primeiro modelo a receber o novo CarPlay, nem quando ele chegará. Já a Aston Martin afirma que o sistema chega em 2024, nos modelos DB12 coupê e conversível.

A indústria de tecnologia está trazendo novidades interessantes para carros. Nesta terça-feira (19), a TomTom e a Microsoft anunciaram um assistente com inteligência artificial, que entende comandos para controlar janelas, ar-condicionado e rádio, além de auxiliar na navegação.

Com informações: The Verge, Car and Driver

Receba mais sobre Porsche na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados