Volkswagen vai colocar ChatGPT em seus carros

Assistente virtual Ida terá integração com ChatGPT para responder a todos os tipos de perguntas. Chatbot não terá acesso a dados do veículo.

Giovanni Santa Rosa
Por
Volkswagen ID.7
Volkswagen ID.7 será um dos primeiros a receber ChatGPT (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen anunciou que pretende instalar o ChatGPT em seus carros a partir do segundo trimestre de 2024. O chatbot chega primeiro aos veículos vendidos pela marca no mercado europeu, como Golf, Passat e Tiguan, além dos elétricos.

A Volkswagen já conta com uma assistente de voz em seus carros, chamada Ida. O ChatGPT será integrado à tecnologia atual. A ideia é expandir as habilidades da assistente. Atualmente, ela é capaz de controlar o sistema de infotenimento, o ar-condicionado, a navegação e coisas do tipo. Com o ChatGPT, ela deve conseguir entender melhor o que é dito e responder de maneira mais elaborada, além de responder a todo tipo de pergunta.

Segundo o comunicado de imprensa, o ChatGPT virá nos modelos ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, novo Tiguan, novo Passat e novo Golf. Segundo o TechCrunch, a novidade chega primeiro à Europa, e os planos para os EUA ainda estão sendo avaliados. Por enquanto, não há informações sobre outras regiões.

Painel do Golf GTI com ChatGPT respondendo a uma pergunta
Painel do Golf GTI com ChatGPT (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

ChatGPT da VW não vai precisar de configuração

A conexão foi feita pela companhia de software Cerence, que oferece o Chat Pro, software que “aproveita uma grande variedade de fontes, incluindo o ChatGPT”, segundo o comunicado de imprensa da VW.

O novo recurso não vai demandar nenhuma configuração por parte do motorista, nem a criação de uma nova conta. Basta falar com a Ida normalmente e ela se encarrega de levar os pedidos ao ChatGPT. A Volkswagen destaca que o ChatGPT não tem acesso a nenhum dado do veículo, e as perguntas e respostas são deletadas imediatamente, “para garantir o maior nível possível de proteção de dados”.

A Volkswagen não é a primeira empresa automotiva a entrar na onda da inteligência artificial generativa. Em junho de 2023, a Mercedes integrou o ChatGPT a seu sistema de infotenimento MBUX. Além delas, a TomTom e a Microsoft anunciaram uma parceria para criar um assistente virtual para carros com tecnologia conversacional, que poderá controlar mapas, ar-condicionado, vidros e muito mais.

Com informações: Volkswagen, The Verge, TechCrunch, Reuters

Receba mais sobre Volkswagen na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados