Samsung anuncia smart TVs de 2024 e mostra foco em inteligência artificial

Fabricante adiantou novidades da CES 2024 e revelou nova geração de suas TVs Neo QLED, OLED, Micro LED e Lifestyle; Samsung revela primeiro projetor 8K sem fio

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Novas TVs Neo QLED são destaques do anúncio da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou nesta segunda (8) sua nova linha de televisões para 2024. A fabricante sul-coreana divulgou os novos modelos Neo QLED, OLED, Micro LED e telas da linha Lifestyle. Seguindo a tendência do mercado, as novas smart TVs terão recursos de inteligência artificial.

A fabricante mostrará mais detalhes desse produto durante a CES 2024, maior evento de tecnologia do mundo, em Las Vegas. O Tecnoblog está na cidade americana para a cobertura da CES 2024. Você pode conferir os bastidores do evento no nosso Instagram.

Neo QLED reforça uso de IA para melhoria de imagens

O principal produto do anúncio são as novas televisões Neo QLED. A próxima geração das TVs Neo QLED 8K traz o novo processador NQ8 AI Gen 3. Segundo a Samsung, este chip tem uma unidade de processamento neural (NPU), parte responsável por realizar as tarefas de IA, duas vezes mais rápida que o modelo anterior. A quantidade de redes neurais saltou de 64 para 512.

Nas televisões, a NPU costuma ser usada nos recursos de aprimoramento da imagem, como o upscaling. O NQ8 AI Gen 3 da Samsung possui funções como AI Motion Enhancer Pro, que corrige a distorção das bolas em esportes que utilizam uma e melhoria de campo de profundidade.

Novas TVs OLED, Micro LED, soundbars e projetores

(Imagem: Divulgação/Samsung)
Linha Samsung OLED de 2024 traz nova tecnologia para reduzir reflexo na tela (Imagem: Divulgação/Samsung)

A nova geração das TVs OLEDs da Samsung também destaca as tecnologias de IA. Esses novos televisores utilizam inteligência artificial para entregar cores mais precisas. A Samsung recebeu a certificação da Pantone para as cores exibidas na tela. As TVs, com tamanhos entre 42 polegadas e 83 polegadas, têm a nova tecnologia OLED Glare Free para reduzir os reflexos na tela.

A Samsung também divulgou a nova geração de TVs Micro LED (que só contam com um modelo no Brasil), soundbars (Music Frame, HW-Q990D e HW-S800D) e da linha Lifestyle. O destaque dos produtos Lifestyle está nos projetores. O Premiere 8K é o primeiro projetor com imagem 8K e transmissão sem fio.

No caso das TVs Micro LED, a Samsung trouxe para a CES 2024 o protótipo de uma televisão com essa tecnologia e tela transparente. A LG, uma de suas maiores concorrentes em eletrônicos, já vende uma TV com tela transparente, mas usando a tecnologia OLED.

Por enquanto, eles seguem sem preço e sem previsão de chegar no Brasil. Mais detalhes sobre os produtos devem ser revelados às 18h desta segunda-feira, durante a coletiva de imprensa da Samsung, e no estande da empresa na CES 2024.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados